Cirurgia de Rejuvenescimento Facial (Lifting Facial)

O Lifting Facial é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço.

INFORMAÇÕES GENÉRICAS:

É uma das técnicas cirúrgicas mais procuradas e que permite resultados satisfatórios, mas cujas possibilidades deverão ser detalhadamente analisadas e discutidas previamente entre cirurgião e paciente, já que cada caso tem suas características próprias. Raramente traz complicações sérias, entretanto, como todo ato cirúrgico, tem seu risco natural, bem como podem ocorrer imprevistos na evolução do pós-operatório, relacionados à fisiologia própria de cada indivíduo.

Por tal razão, todas as cirurgias plásticas comportam retoques, o que faz parte da conduta do cirurgião, permitindo assim, obter o resultado almejado (que nem sempre pode se dar numa única intervenção). Todavia, não existe qualquer tipo de obrigatoriedade do cirurgião em intervir posteriormente com retoques, correções ou complementações se a sequela ocorrida não estiver relacionada ao ato por ele executado ou se, mesmo relacionada, não se deu por imperícia do profissional.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

1. Corte dos Cabelos: antes da cirurgia os cabelos receberão um discreto corte que se localizará apenas nas áreas onde ficarão as cicatrizes. No pós-operatório imediato esse inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado pelo uso de um penteado adequado.

2. Fotografias: deverão ser tiradas fotos sob idênticas condições técnicas tanto no pré, como no pós-operatório, pois se constituem na única maneira de avaliação do resultado obtido.

3. Tempo de Internação: quando a anestesia é local, basta meio período. Quando se tratar de geral, internação de 24 a 48 horas.

4. Tipo de Anestesia: é usada tanto a anestesia geral quanto a local ou, ainda, a associada. Cada caso é analisado especificamente, restando a escolha determinada pela conveniência do(a) paciente. O resultado final será o mesmo.

5. Tempo de cirurgia: é variável de paciente para paciente, mas em média demanda em torno de 4 horas para a face/fronte, mais 1 hora para as pálpebras e 6 horas para a face/pescoço, fronte e pálpebras.

Área onde o cirurgião vai atuar. As linhas pontilhadas demonstram os locais das incisões

As setas representam o levantamento do músculos faciais

6. Curativos: são usados curativos com compressas úmidas. O grande curativo (tipo bandagem) é retirado nas primeiras 24 horas de pós-operatório, podendo ainda permanecerem curativos leves sobre as cicatrizes residuais, caso sejam necessários.

7. Oclusão Ocular: em geral não há necessidade de curativos oclusivos; o que se recomenda é a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria filtrada ou soro fisiológico, várias vezes ao dia, o que dá uma sensação de conforto e diminui o edema das pálpebras, que é plenamente normal no pós-operatório.

8. Dor: a evolução desse tipo de cirurgia estética é geralmente indolor. Todavia, como a sensibilidade varia de pessoa a pessoa, alguns casos poderão apresentar uma discreta sensação dolorosa, o que será perfeitamente sanada com uso de analgésicos comuns.

9. Evolução Pós-operatória: diversos elementos caracterizam esse período, entre eles: edemas (inchaço), manchas roxas (infiltrado sanguíneo), hipersensibilidade em algumas áreas e insensibilidade em outras. Esses mesmos elementos podem variar de paciente a paciente, para mais ou para menos, mas fazem parte da evolução normal de um quadro de pós-operatório. Portanto, tenha paciência e lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética de face deverá ser avaliado antes de decorridos 3 meses da intervenção. Além disso, alguns pacientes costumam apresentar um curto período de “depressão emocional”, o que é devido à ansiedade de ver o resultado final. Lembre-se que o seu organismo trabalha de forma ordenada e dentro de um tempo certo.

10. Retirada dos Pontos: os pontos das pálpebras são removidos 2 a 5 dias após o ato cirúrgico. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 8 e 15 dias.

11. Cuidado com os Cabelos: entre o 2º e o 7º dia de pós-operatório seus cabelos já poderão ser lavados e penteados, todavia esses atos devem ser desempenhados com cautela e delicadeza. Para secá-los, faça uso de secador manual com ar discretamente aquecido (nunca quente). Caso use tinturas, essas estarão liberadas apenas após a 3ª semana de pós.

12. Uso de Maquiagem: nas pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno de 10 dias. Como este prazo pode variar de acordo com a sua recuperação, peça sugestões ao seu cirurgião.

13. Cicatrizes: a presença de cicatrizes é um demonstrativo de uma troca efetuada: trocou-se um aspecto flácido, as rugas e os sulcos por um rosto mais jovem. Elas são permanentes, contudo, com o passar do tempo se tornam cada vez menos visíveis. Enquanto isso não ocorre, os recursos cosméticos e o uso de penteados adequados disfarçam a contento o que se quer esconder. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade fazem parte de um processo cicatricial normal, sendo, porém passageiros. Lembre-se que cada organismo tem seu processo de cicatrização de maneira individualizada, alguns cicatrizando rapidamente, até quase o desaparecimento, e outros de forma mais demorada, deixando uma marca mais visível. Essa diversidade de reação está ligada à sua genética e sobre esse campo seu médico não tem poderes.

14. Duração do Resultado da Cirurgia: é variável para cada pessoa. Sabe-se que a cirurgia de face, pescoço e pálpebras rejuvenesce sensivelmente o indivíduo, todavia, não interrompe o processo evolutivo do organismo, apenas o retarda, portanto, não faz milagres. É comum que depois de algum tempo se faça necessário um retoque da pele na pálpebra inferior, que costuma ficar frouxa; ou então, alguns casos de rugas de pescoço e mento – que sejam muito acentuadas – podem vir a demandar uma pequena cirurgia com a finalidade de complementar o resultado obtido na primeira intervenção. Entretanto, conforme informado, a variável é bastante grande de paciente para paciente, podendo o resultado manter-se satisfatório por até 10 anos, ou mais.

15. Objetivo da Cirurgia: ao contrário do que algumas pessoas pensam, o objetivo da cirurgia em comento, não é deixar as pessoas mais bonitas e sim rejuvenescê-las, o que é diferente. Por tal razão, cada caso é analisado especifica e individualmente por ocasião da 1ª consulta, e se o médico se decide a operar o(a) paciente é porque concluiu que o resultado seria compensador, caso contrário, ele será o primeiro a se recusar a operá-lo(a).

Direção do levantamento da pele e região da sutura (linha pontilhada)

Resultado final da cirurgia e região de localização das cicatrizes

CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:

1. Compareça ao consultório na véspera da cirurgia para a preparação do cabelo. Confirme seu horário com a enfermeira;

2. Lave os cabelos na véspera da operação usando xampu antisséptico;

3. Não use maquiagem no dia da internação;

4. Comunique qualquer anormalidade que eventualmente ocorra com seu estado geral;

5. Observe e obedeça às instruções para internação;

6. Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da cirurgia, venha em jejum (em caso e anestesia geral), ou tome apenas um pequena xícara de café com leite, acompanhada de uma bolacha ou similar (em caso de anestesia local);

7. Venha acompanhado(a) de alguém no momento da internação.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

1. Evite molhar o curativo do couro cabeludo por 24 horas;

2. Aplique compressas de algodão embebido em água fria filtrada ou soro fisiológico sobre os olhos várias vezes ao dia, renovando-as a cada 30 minutos, durante os primeiros 5 dias;

3. Alimente-se normalmente;

4. Evite sol, vento e friagem por 30 dias;

5. Use óculos escuros e lenço nos cabelos;

6. Obedeça à prescrição médica;

7. Volte ao consultório para os curativos nos dias estipulados;

8. Consulte o folheto de instruções quantas vezes forem necessárias.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS:

1. Formação de hematomas por elevação da pressão arterial (podendo levar à necrose da pele por distensão);

2. Necrose de pele em pacientes fumantes, pela ação da nicotina nas paredes dos vasos sanguíneos;

3. Lesão de nervo da musculatura da face (podendo causar paralisia temporária ou definitiva).

LIFTING PROFUNDO

Na cirurgia de Rejuvenescimento Facial, quando é realizado o levantamento da musculatura da região central da face, é comum e normal que o edema se prolongue por mais tempo, em razão de o descolamento daquele musculatura ter se dado em um plano mais profundo.

O Lifting Profundo Periostal apresenta a grande vantagem de reposicionar a musculatura da face, elevando as “maçãs” do rosto e proporcionando, com isto, uma maior jovialidade ao (à) paciente.

A desvantagem é representada pela persistência do edema facial, que pode chegar até a 6 meses. Em contrapartida, o resultado de rejuvenescimento é mais duradouro.

Agende uma consulta

Solicite já mais informações sobre cirurgia plástica

Dr. Ronaldo Roesler – Cirurgia Plástica

Rua Teopompo de Vasconcelos, 433 – Vila Adyana, Policlin 9 de julho – São José dos Campos/SP
12 3942-6298
12 99790-3823​ Whatsapp

ManhãTardeNoite

Start typing and press Enter to search