Cirurgia Plástica da Orelha (Otoplastia Estética)

A orelha, ainda que fique menos à mostra que outros elementos do rosto, tem também sua importância estética, o que é de fácil comprovação quando ela foge aos ditames da normalidade, em especial, a conhecida orelha de abano, que costuma trazer constrangimentos ao seu portador, em razão dos comentários ou dos olhares alheios.

INFORMAÇÕES GENÉRICAS:

A orelha, ainda que fique menos à mostra que outros elementos do rosto, tem também sua importância estética, o que é de fácil comprovação quando ela foge aos ditames da normalidade, em especial, a conhecida orelha de abano, que costuma trazer constrangimentos ao seu portador, em razão dos comentários ou dos olhares alheios.

A idade ideal para a correção desse tipo de anomalia é aquela denominada pré-escolar, ou seja, dos 5 aos 7 anos, e isto por várias razões: primeiro, porque a orelha já está totalmente formada, atingindo quase o tamanho da de um adulto; segundo, porque evita que na escola a criança venha a sofrer problemas de ordem psicológica, em função de comentários ou zombarias por parte dos colegas. Todavia, nada impede que tal correção se faça em outras fases da vida.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

  1. Tipo de Anestesia: em crianças, anestesia geral. Em adultos, local com sedação assistida, ou outra, a critério do cirurgião.
  2. Tempo de Duração da Cirurgia: quando bilateral, em média 60 minutos. Sendo unilateral 30 minutos.
  3. Período de Internação: com anestesia geral, 24 horas. Com local, 3 a 6 horas.
  4. Cicatrizes: a cicatriz desse tipo de cirurgia é imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase inaparente.

Representação pré-cirúrgica

  1. Dor no Pós-operatório: geralmente não há a ocorrência de dor; em havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns.
  2. Curativos: a proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, nos primeiros dias, com uma espécie de touca (principalmente em crianças), o que previne traumatismos.
  3. Retirada dos Pontos: os pontos são retirados, geralmente, por volta do 10º dia de pós-operatório.
  4. Resultado Definitivo: é variável, de pessoa para pessoa, no entanto, após 12 semanas, já se pode fazer uma avaliação definitiva. Lembrar sempre que um lado do corpo nunca é igual ao outro, assim, uma pequena assimetria é possível de ser observada mesmo após a cirurgia, o que também ocorre com as pessoas que têm orelhas normais, já que não existe simetria absoluta na natureza.

Procedimento cirúrgico

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

  1. Comunicar até a véspera da cirurgia alguma ocorrência como gripe, infecção ou algo semelhante.
  2. Obedecer ao horário estabelecido para a internação.
  3. Em caso de anestesia local, permite-se uma refeição leve até 2 horas antes da cirurgia. Em se tratando de geral, manter jejum por um período de 8 a 12 horas antes da cirurgia.
  4. Lavar os cabelos na véspera da intervenção; caso tenha cabelos compridos e decida cortá-los, deixe isso para um período posterior à cirurgia, pois eles ajudarão a disfarçar a área operada.

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:

  1. Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 20 dias.
  2. Dieta livre.
  3. Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias e horários indicados.
  4. Poderá retomar as atividades escolares ou profissionais 7 dias após a cirurgia.
  5. Obedecer à prescrição médica.

Resultado final

Lembrete importante: toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar retoques.

Agende uma consulta

Solicite já mais informações sobre cirurgia plástica

Dr. Ronaldo Roesler – Cirurgia Plástica

Rua Teopompo de Vasconcelos, 433 – Vila Adyana, Policlin 9 de julho – São José dos Campos/SP
12 3942-6298
12 99790-3823​ Whatsapp

ManhãTardeNoite

Start typing and press Enter to search