Cirurgia Pós Gastroplastia (Bariátrica)

A pós-gastroplastia é um cirurgia plástica reparadora, necessária na maioria dos casos após a realização da cirurgia bariátrica de redução do estômago, também conhecida como gastroplastia. O procedimento deve ser realizado após a perda de peso já estar estabilizada.

A problemática da obesidade tem cada vez mais chamado a atenção da sociedade e ganhado destaque na mídia. O fato é que a taxa de obesos cresce rapidamente em quase todas as populações ocidentais. Como consequência disso, aumentam os casos de infarto do miocárdio, hipertensão, diabetes, aterosclerose e outras patologias associadas, elevando em muito o custo da medicina pública. Essa preocupação, entretanto, não é o que mais contribuiu para a divulgação da problemática do obeso.

Hoje em dia, cada vez mais, dá-se importância à qualidade de vida. Todos querem não só viver mais, mas viver bem! E é nesse contexto que o desenvolvimento da cirurgia bariátrica trouxe grande avanço. Ela permite uma perda ponderal gradual, progressiva e permanente, de forma que o paciente passe a lograr os louros da redução dos riscos da saúde, assim como da melhora da qualidade de vida, permitindo o retorno de atividades simples que antes não eram mais possíveis, como subir escadas, fazer caminhadas, etc.

Entretanto, outro ponto fundamental da qualidade de vida é o retorno da autoestima e do bem estar social. Após os grandes emagrecimentos, proporcionados pela cirurgia bariátrica, o paciente passa inexoravelmente a apresentar grandes excessos de pele na forma de flacidez localizada principalmente no abdômen, braço, pernas e mamas. Isso se deve à grande distensão da pele pela gordura durante longo período, levando à perda da elasticidade, comprometendo a retração adequada após a redução do peso. Após praticamente dois anos decorridos da cirurgia bariátrica, o paciente entra em um platô de estabilidade ponderal. Já não mais apresenta muito dos riscos à saúde de antes, assim como sente sua qualidade de vida melhorada. Porém a autoestima e o bem estar social ainda se encontram comprometidos pela flacidez da pele, o que pode levar à sensação de êxito parcial do tratamento.

É justamente nessa fase que a cirurgia plástica tem muito a oferecer. A correção das deformidades geradas pelo grande emagrecimento, através de ressecção de pele e remodelamento corporal, tem como objetivo não só a estética, mas também a elevação da autoestima, aceitação social, completando a qualidade de vida tão almejada.

Vista frontal do “avental” de pele formado após a cirurgia bariátrica

Em média, após a bariátrica, estes pacientes passam por 4 ou 5 cirurgias plásticas. Casos mais extremos exigem 7 ou 8 intervenções e os mais simples podem ser resolvidos apenas com 2. Os cirurgiões procuram dividir esta cirurgia em etapas para não colocar o paciente em risco. A primeira e mais recorrente queixa dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica é a da formação de um avental de pele sobre o abdômen, provocado pela flacidez que tomou conta do tecido cutâneo; Depois, aparecem outras necessidades, como cirurgias plásticas de mama, coxa, braço e tórax que, de certa forma, complementam a cirurgia de abdômen.

Vista lateral do “avental” de pele formado após a cirurgia bariátrica

Geralmente, o avental vai até a região pubiana e em casos mais acentuados poderá chegar até meio da coxa, além do tratamento cutâneo há o tratamento da parte muscular. Pode ter como resultado final apenas uma cicatriz ao redor do umbigo e outra na dobra inferior do abdome ou uma cicatriz em forma de âncora, ou seja, somando-se uma cicatriz vertical passando pelo umbigo Na cirurgia para a retirada do avental, a técnica em âncora é a mais empregada. Como essa região pode cair totalmente, é preciso suspendê-la e estabilizar a linha inferior para depois retirar a pele excedente no sentido longitudinal. Na verdade, essa é a única técnica que possibilita fazer a linha de cintura novamente. Ainda se eventualmente apresentar hérnia poderá ser corrigido no mesmo momento da plástica abdominal, que terá sua indicação em âncora ou não durante avaliação pré-operatória, considerando-se critérios como grau de emagrecimento, condição da musculatura abdominal, presença de cicatrizes e desejo da paciente. Este excesso de pele provoca um desequilíbrio no corpo, que é compensado pelo desenvolvimento da musculatura e pelo reposicionamento da coluna. Quando se retira esse excesso de pele que está abaixo da linha da cintura, o paciente perde a noção de equilíbrio, porque muda o seu centro de gravidade e ele leva alguns dias para adaptar-se à nova posição.

Vista frontal do resultado pós-cirúrgico. As linhas representam as cicatrizes do procedimento

Em média, uma cirurgia plástica para a retirada do avental do abdômen dura em torno de três ou quatro horas. O paciente fica hospitalizado por um ou dois dias e é fundamental fazer repouso pelo menos nos primeiros trinta dias depois da cirurgia. Sempre recomendo que o paciente não faça esforço algum na primeira semana após a operação, nem pratique esporte no primeiro mês. Nesse período, a movimentação excessiva pode provocar a formação de seroma, líquido não hemorrágico que pode ser drenado ambulatorialmente. Após um mês, o paciente já poderá fazer caminhadas, dirigir e levar uma vida quase normal. A preocupação maior é impedir que as cicatrizes alarguem, o que demanda orientação do cirurgião e cuidados do paciente. O primeiro de todos é o repouso. Depois, são importantes os curativos feitos com micropore, um esparadrapo especial trançado de modo a anular a força de tensão exercida sobre a área operada, precaução que poderá levar a uma cicatrização mais estética.

Em relação à exposição solar, a orientação é que o paciente só tome sol depois que a cicatriz clarear. Isso coincide com o terceiro ou quarto mês depois da cirurgia.

Vista lateral do resultado pós-cirúrgico. As linhas representam as cicatrizes do procedimento

Saiba mais sobre estes procedimentos:

  • Lifting de Braço / Coxas
  • Redução de Mamas

Agende uma consulta

Solicite já mais informações sobre cirurgia plástica

<strong>Dr. Ronaldo Roesler – Cirurgia Plástica</strong>

Rua Teopompo de Vasconcelos, 433 – Vila Adyana, Policlin 9 de julho – São José dos Campos/SP
12 3942-6298
12 99790-3823​ Whatsapp

ManhãTardeNoite

Start typing and press Enter to search