Lipoaspiração / Lipoescultura
Lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que consiste em retirar o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas. Entretanto, a lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões. Ambas são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados com outras intervenções.
INFORMAÇÕES GENÉRICAS:
Conceito: lipoaspiração é o nome dado a uma técnica que consiste em retirar o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas. Por sua vez, a lipoescultura consiste em utilizar a própria gordura retirada para modelar partes do corpo ou preencher depressões. Ambas são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados com outras intervenções, tais como as plásticas totais ou parciais de abdome ou de face.
Resultados negativos: cada organismo reage de maneira diferente. Assim, na totalidade de pacientes há aqueles que atingem um resultado ideal, enquanto outros podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela.
Entre esses resultados negativos que, felizmente, são raros, o paciente pode apresentar:
1. irregularidades na superfície lipoaspirada
2. necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)
3. embolia pulmonar gordurosa (raríssima)
4. perfuração de vísceras (raríssima)
5. flacidez de pele na região lipoaspirada
Representação da técnica de lipoaspiração
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:
1. Período de Recuperação: é variável de pessoa para pessoa, mas em média, no caso de uma grande lipo, gira em torno de 10 dias. A partir daí o(a) paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.
2. Alimentação: a alimentação adequada é importantíssima para prover o restabelecimento do organismo e, para que isso se dê da melhor maneira, ele vai precisar de calorias, sais minerais e proteínas. Portanto, nessa fase, esqueça os regimes.
3. Edemas e Equimoses: até o 20º dia de pós-operatório, o edema e as equimoses (manchas roxas) estarão presentes e fazem parte de um quadro normal de lipo. Este prazo, porém pode ser maior ou até menor, variando de pessoa para pessoa.
4. Uso de Cinta: o uso da cinta, em caso de lipos abdominais, é ininterrupto, já que tem como função moldar o corpo recém esculpido. Por favorecer a aderência da pele, nos primeiros 05 dias ela não deve ser retirada. A cinta é composta por uma camada de algodão que tem por finalidade acolchoar a pele dolorida enquanto realiza leve compressão sobre a pele descolada.
Áreas de aplicação da lipoaspiração nas regiões frontal e lateral
Áreas de aplicação da lipoaspiração na região dorsal
5. Cuidado Especial: as regiões que receberam enxerto de gordura merecem um cuidado especial, não devendo haver pressão nesses locais para evitar a reabsorção da gordura enxertada. Via de regra, esses enxertos se fazem na face lateral dos glúteos, razão pela qual o(a) paciente não poderá deitar-se de lado, evitando, assim, a compressão prejudicial nas regiões enxertadas.
6. Dor: a lipoaspiração é considerada uma das mais dolorosas cirurgias plásticas e isso se deve ao fato de ser manipulada uma grande área do corpo; todavia, a sensação dolorosa que existe quando o paciente se movimenta, costuma não ocorrer quando ele está em repouso. Seu controle se faz através do uso de analgésicos.
7. Resultado Final: o resultado final de uma lipo costuma se fazer visível após o 90º dia, podendo este espaço temporal variar de paciente para paciente.
8. Retoque: toda cirurgia plástica traz em si a oportunidade do retoque, pois o cirurgião previdente nunca retira (ou coloca) nada em excesso, já que é preferível fazer um retoque do que ter que fazer um enxerto. Na lipo, a possibilidade de um retoque é frequente, devido ao fato de ser a cirurgia realizada com o(a) paciente deitado(a) e, no momento que se põe de pé, a região lipoaspirada pode apresentar mudanças.
Áreas de aplicação da lipoaspiração na face
RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:
1. Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, como gripe, indisposição, período menstrual, etc.
2. Internar-se no hospital, obedecendo o horário indicado.
3. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, AAS, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).
4. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.
5. Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximado de 2 semanas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
1. Evitar esforço físico por de 30 dias.
2. Levantar-se tantas vezes quantas lhe foi recomendado, por ocasião da alta hospitalar, obedecendo os períodos de permanecer sentada, bem como evitar ao máximo subir ou descer escadas longas.
3. Não se expor ao sol, durante um período mínimo de 60 dias.
4. Obedecer rigorosamente à prescrição médica.
5. Voltar ao consultório para a troca de curativos, nos dias e horário marcados.
6. Alimentação normal (salvo em casos especiais que receberão orientação específica).
7. Aguarde para fazer ou continuar sua “dieta ou regime de emagrecimento” após a liberação médica. A antecipação dessa conduta, por conta própria, pode desencadear resultados indesejáveis e prejudiciais.
8. Em alguns casos é comum que ocorra a eliminação de líquido amarelado em um ou mais pontos da cicatriz, o que costuma acontecer entre o 5º e o 8º dia pós-cirurgia, todavia, este tempo pode variar de paciente para paciente. É a lipólise (destruição da gordura).
9. Manchas roxas (equimoses) e inchaço (edema), são comuns no pós-operatório.
10. Consultar este folheto informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar o cirurgião.
Representação do corpo antes do procedimento
Representação do resultado final
Lembrete Importante: toda cirurgia envolve risco e toda intervenção com finalidades tanto estéticas, quanto reparadoras, pode necessitar retoques.
Agende uma consulta
Solicite já mais informações sobre cirurgia plástica
Dr. Ronaldo Roesler – Cirurgia Plástica
Rua Teopompo de Vasconcelos, 433 – Vila Adyana, Policlin 9 de julho – São José dos Campos/SP
12 3942-6298
12 99790-3823 Whatsapp