Diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
A busca por estar bem consigo mesmo entre as pessoas é uma coisa natural e não deve ser julgado por ninguém. Visto que o bem estar para alguns está na busca através do estético, para outros através do intelectual e para outros entre outras formas.
Porém algumas pessoas podem se deparar com alguns obstáculos maiores a serem superados ou até barreiras que impeçam que alguns caminhos sejam escolhidos.
Isso não é diferente nas cirurgias, já que algumas doenças pré-existentes podem exigir cuidados especiais, e entre ela podemos destacar a diabetes.
Pensando em fazer uma cirurgia plástica em São José dos Campos, o Dr Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico com mais de 30 anos de experiência e que pode tirar todas suas dúvidas sobre a cirurgia plástica no inverno. Agende uma consulta!
O que é Diabetes?
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia, ou seja, o aumento da glicose no sangue. Que pode ser causada pela falta de insulina ou falha na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que é responsável pelo controle do nível de glicose em nosso sangue.
E ela está dividida em tipo 1 e 2, e cada um tem suas características específicas, como vamos ver a seguir:
-Tipo 1 (DM 1)
Ela se caracteriza pela ação imunológica do corpo contra as células beta pancreáticas, ou seja, o corpo irá produzir anticorpos contra as próprias células beta, levando a um quadro de deficiência de insulina.
Podendo ser detectada através de um exame de sangue, que irá identificar os anticorpos (ICA, IAAs, GAD e IA-2), presentes na grande maioria dos casos de tipo 1.
O Diabetes Mellitus Tipo 1 costuma ter um início rápido de alguns poucos meses seguido pelos sintomas:
- Sede
- Diurese
- Fome excessiva
- Emagrecimento importante
- Cansaço
- Fraqueza
A falta de tratamento adequado pode desencadear um quadro mais severo e sintomas como:
- Desidratação severa
- Sonolência
- Vômitos
- Problemas respiratórios
- Coma
Também chamado de Cetoacidose Diabética e irá necessitar de internação para tratamento.
-Tipo 2 (DM 2)
Já a Diabetes Mellitus tipo 2 é mais predominante, e é responsável por cerca de 90% dos diagnósticos de diabetes no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
No tipo 2, a hiperglicemia ocorre devido à dificuldade da ação da insulina causada por um quadro de resistência insulínica, que produz um aumento da produção de insulina para manter os níveis de glicose normais. E quando ele não é mais possível, surge a diabetes.
Ao contrário da DM1, a progressão da DM2 é mais lenta e acompanhada dos seguintes sintomas como:
- Sede
- Diurese aumentada
- Dores nas pernas
- Alterações visuais
- Outros sintomas variados
Apesar de evoluir mais lentamente, a falta de tratamento pode causar quadros graves de desidratação e coma.
Diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
E como nosso tema central é se diabéticos podem fazer cirurgia plástica, a resposta para ela é em geral sim, porém alguns pontos devem ser rigorosamente observados.
No entanto, o paciente deve estar com a diabetes sob controle, isso quer dizer, com os níveis de glicemia absolutamente controlados. Do contrário, o médico cirurgião pode cancelar a cirurgia, visto que o paciente corre riscos bem maiores.
Um segundo ponto a ser observado é que o médico endocrinologista deve estar a par do seu desejo de se submeter a uma cirurgia plástica e pedir todos os exames necessários para confirmar seu quadro. E o médico cirurgião plástico também deverá avaliar os exames.
Outro ponto importante que deve ser levado em conta e planejado muito bem é quanto a recuperação, já que ela tende a ser mais lenta e a cicatrização mais demorada. O ideal e se organizar e optar para fazer a cirurgia no período das férias.
Vale lembrar que todo procedimento envolve riscos e condições pré-existentes podem influenciar na segurança, portanto, é fundamental manter informados tanto seu médico pessoal quanto o seu cirurgião, sobre as suas condições.
Se você é diabético e deseja fazer uma cirurgia plástica, marque uma consulta preliminar com um cirurgião plástico de sua confiança e esclareça todas as dúvidas a respeito do seu caso em específico.
Agende uma consulta aqui e saiba mais!