Diabéticos podem fazer cirurgia plástica?

 In Sua Saúde

A busca por estar bem consigo mesmo entre as pessoas é uma coisa natural e não deve ser julgado por ninguém. Visto que o bem estar para alguns está na busca através do estético, para outros através do intelectual e para outros entre outras formas.

Porém algumas pessoas podem se deparar com alguns obstáculos maiores a serem superados ou até barreiras que impeçam que alguns caminhos sejam escolhidos.

Isso não é diferente nas cirurgias, já que algumas doenças pré-existentes podem exigir cuidados especiais, e entre ela podemos destacar a diabetes.

 

O que é Diabetes?

 

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia, ou seja, o aumento da glicose no sangue. Que pode ser causada pela falta de insulina ou falha na ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que é responsável pelo controle do nível de glicose em nosso sangue.

E ela está dividida em tipo 1 e 2, e cada um tem suas características específicas, como vamos ver a seguir:

 

-Tipo 1 (DM 1)

 

Ela se caracteriza pela ação imunológica do corpo contra as células beta pancreáticas, ou seja, o corpo irá produzir anticorpos contra as próprias células beta, levando a um quadro de deficiência de insulina.

Podendo ser detectada através de um exame de sangue, que irá identificar os anticorpos (ICA, IAAs, GAD e IA-2), presentes na grande maioria dos casos de tipo 1.

O Diabetes Mellitus Tipo 1 costuma ter um início rápido de alguns poucos meses seguido pelos sintomas:

 

  • Sede
  • Diurese
  • Fome excessiva
  • Emagrecimento importante
  • Cansaço
  • Fraqueza

 

A falta de tratamento adequado pode desencadear um quadro mais severo e sintomas como:

  • Desidratação severa
  • Sonolência
  • Vômitos
  • Problemas respiratórios
  • Coma

Também chamado de Cetoacidose Diabética e irá necessitar de internação para tratamento.

 

-Tipo 2 (DM 2)

 

Já a Diabetes Mellitus tipo 2 é mais predominante, e é responsável por cerca de 90% dos diagnósticos de diabetes no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

No tipo 2, a hiperglicemia ocorre devido à dificuldade da ação da insulina causada por um quadro de resistência insulínica, que produz um aumento da produção de insulina para manter os níveis de glicose normais. E quando ele não é mais possível, surge a diabetes.

Ao contrário da DM1, a progressão da DM2 é mais lenta e acompanhada dos seguintes sintomas como:

 

  • Sede
  • Diurese aumentada
  • Dores nas pernas
  • Alterações visuais
  • Outros sintomas variados

Apesar de evoluir mais lentamente, a falta de tratamento pode causar quadros graves de desidratação e coma.

 

Diabéticos podem fazer cirurgia plástica?

 

E como nosso tema central é se diabéticos podem fazer cirurgia plástica, a resposta para ela é em geral sim, porém alguns pontos devem ser rigorosamente observados.

No entanto, o paciente deve estar com a diabetes sob controle, isso quer dizer, com os níveis de glicemia absolutamente controlados. Do contrário, o médico cirurgião pode cancelar a cirurgia, visto que o paciente corre riscos bem maiores.

Um segundo ponto a ser observado é que o médico endocrinologista deve estar a par do seu desejo de se submeter a uma cirurgia plástica e pedir todos os exames necessários para confirmar seu quadro. E o médico cirurgião plástico também deverá avaliar os exames.

Outro ponto importante que deve ser levado em conta e planejado muito bem é quanto a recuperação, já que ela tende a ser mais lenta e a cicatrização mais demorada. O ideal e se organizar e optar para fazer a cirurgia no período das férias.

Vale lembrar que todo procedimento envolve riscos e condições pré-existentes podem influenciar na segurança, portanto, é fundamental manter informados tanto seu médico pessoal quanto o seu cirurgião, sobre as suas condições.

Se você é diabético e deseja fazer uma cirurgia plástica, marque uma consulta preliminar com um cirurgião plástico de sua confiança e esclareça todas as dúvidas a respeito do seu caso em específico.

Agende uma consulta aqui e saiba mais!

 

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search