Abdominoplastia: Diga adeus à barriga flácida
A perda de muito peso ou até mesmo uma gravidez provocam a flacidez no abdômen. A abdominoplastia pode ser a solução para você se livrar da flacidez indesejada.
Os exercícios frequentes e a escolha de um estilo de vida mais saudável podem ajudar e muito, mais muitas vezes isso não basta!
Qual é a causa do abdômen flácido?
Nas mulheres a gravidez é uma das principais causas da flacidez abdominal, já que a região se expande durante toda a gestação.
Mas não é só isso, a obesidade, a alimentação desregrada e falta de exercícios físicos regulares, também pode causar flacidez. Pacientes que perderam drasticamente peso, devido a uma cirurgia bariátrica, ficam com o abdômen flácido.
E a flacidez costuma se agravar com o envelhecimento, devido à redução da elasticidade da pele e da produção de colágeno.
Mesmo que você tenha peso corporal e proporções dentro dos padrões ainda assim podem desenvolver um abdômen flácido.
Nestes casos, a abdominoplastia pode ajudar a melhorar a flacidez e eliminar o excesso de pele e proporcionar uma aparência mais definida.
Uma solução para a flacidez
A cirurgia de abdominoplastia retira o excesso de gordura e de pele da região abdominal, e repara os músculos distendidos do local.
É um procedimento realizado em ambiente hospitalar, com anestesia geral ou peridural. É feita uma incisão horizontal, pelo cirurgião plástico, no abdômen, acima da linha dos pelos púbicos.
O cirurgião começa reparando os músculos da parede abdominal, através de suturas.
Depois é retirar o excesso de depósitos de gorduras e pele, e firmar a pele restante. A pele que não foi retirada é esticada na direção do púbis, o umbigo refeito.
A abdominoplastia é a única cirurgia adequada para tratar a flacidez de pele na região do abdômen.
O que não pode fazer?
Abdominoplastia não é um tratamento para emagrecimento, mesmo que depois do procedimento você perca alguns quilinhos pela retirada do excesso de gordura e pele.
No entanto a abdominoplastia não é substituta para a perda de peso ou um programa de exercícios. Apesar de seus resultados serem permanentes, uma gravidez ou um aumento de peso podem afetar negativamente seus resultados.
A abdominoplastia não corrige as estrias. No entanto, é possível melhorar sua aparência se elas estiverem localizadas nas áreas de pele que serão removidas.
Abdominoplastia e seus resultados
Os resultados de uma abdominoplastia tendem a ser duradoras. Os músculos abdominais continuarão mais firmes e a pele em excesso não retornará desde que as recomendações do médico cirurgião no pós-operatório sejam seguidas à risca.
Além disso, é importante comparecer às consultas agendadas para que o médico verifique o andamento da sua recuperação.
Já para as mulheres que pretender ter filhos e pacientes que ainda estão na jornada de emagrecimento pós bariátrica é aconselhado aguardar até que tenham alcançado seus objetivos antes de fazer o procedimento.
A abdominoplastia realizada por um cirurgião plástico qualificado pode possibilitar um aumento significativo na qualidade de vida, de uma pessoa.
E para esses resultados sejam duradouros é importante a adoção de um estilo de vida mais saudável, com exercícios diários, hábitos alimentares mais saudáveis e como recompensa você terá mais vitalidade e autoconfiança e bem estar.
Quer tirar suas dúvidas sobre a abdominoplastia? Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Ronaldo Roesler.