Cirurgia Plástica: Alimentos que contribuem para a cicatrização

 In Dicas

As cirurgias plásticas na maioria das vezes são feitas para corrigir um problema estético, que na maioria das vezes não gera resultados prejudiciais à saúde. Mas podem trazer grandes transtornos psicológicos e problemas emocionais.

No entanto, todo procedimento cirúrgico causa uma agressão ao organismo, já que os tecidos serão lesionados ao receberem as incisões. Por isso, a importância de respeitar as orientações médicas e o período de recuperação.

E uma dessas orientações é cuidar da alimentação, já que a escolha de alguns alimentos fornecem substâncias fundamentais para ajudar no processo de cicatrização e outros podem prejudicar o processo de cicatrização.

Alimentos que ajudam na cicatrização

Os alimentos que mais ajudam o organismo no processo de cicatrização são os alimentos ricos em vitaminas, minerais aminoácidos e proteínas.

Com esses nutrientes o corpo consegue recuperar mais rapidamente os tecidos que foram lesionados durante os procedimentos cirúrgicos.

Por isso, é importante investir nesses alimentos se você for fazer uma cirurgia plástica para ajudar na recuperação.

Vitamina C

Vitamina C

As frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico, além de ser um poderoso antioxidante, é responsável pela rigidez do colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele. Por isso, invista principalmente na laranja, na acerola, no limão, na goiaba, no kiwi, no melão, na manga, na lichia, no caju, no morango e no mamão. No brócolis, no aspargos, no repolho, na couve, na rúcula e no agrião.

Vitamina E

Vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os ricos em gordura, como sementes e castanhas. É também conhecida por suas propriedades benéficas a pele. É ainda um ótimo antioxidante que combate a ação dos radicais livres e ainda contribui na formação na formação da nova pele.

Podemos encontrar a vitamina E é encontrada nos amendoim, na soja, na palma, no milho, no cártamo, no girassol, no gérmen de trigo, nas nozes, nos avelãs, nas amêndoas, na castanha do Pará, no espinafre, no brócolis, no aspargo, na acelga, no espinafre, no manjericão e no orégano, na azeitona verde, no damasco seco, na manga, no kiwi, na amora e na framboesa.

Vitamina K

Vitamina K

A vitamina K facilita o processo de cicatrização, pois é essencial na coagulação, evitando o sangramento. E os alimentos que encontramos a vitamina K são na couve-flor, na couve, na couve de Bruxelas, no brócolis, no agrião, na cenoura, no aipo no aspargo, no pepino, na acelga, no repolho verde, na salsa, no quiabo, na rúcula, na alface, no nabo e no espinafre, no manjericão, nos grãos de soja, no óleo de oliva, nas ameixas secas.

Vitamina A

Vitamina A

Além de anti-inflamatório essa vitamina reduz as chances de problemas na cicatrização ela fortalece o sistema imunológico contribui na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.

A vitamina A adora os alimentos com cores vivas para se alojar e pode ser encontrada no mamão papaia, na manga, no damasco, na laranja, no pêssego, na cenoura, na abóbora, no tomate, na beterraba, no espinafre, no brócolis, na batata-doce

Ômega 3

Omega 3

O ômega 3 é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura que atua como um fator anti-inflamatório e favorece a cicatrização. Pode ser encontrado na sardinha, no salmão, no atum e nas sementes de chia, nas sementes de linhaça, nas nozes, no pistache, nas avelãs, nas amêndoas, no óleo de canola e na couve.

Proteínas

Proteinas

A proteína é necessária para formar o novo tecido e as proteínas podem ser de origem animal como a carne magra, no peixe, no frango, no ovo, no leite e seus derivados.

Já as proteínas vegetais são encontradas na ervilha, no feijão, na soja, na quinoa, no trigo sarraceno, no milhete, na lentilha, no tofu e no arroz cozido.

Ferro

Ferro

O ferro é um mineral essencial para o organismo, atua na formação das células sanguíneas e ajuda no transporte e armazenamento do oxigênio e nutrientes pelo sangue. Ele também é responsável por levar essas substâncias no local da incisão.

Você encontra o ferro nas carnes vermelhas, no fígado, nos vegetais como brócolis, na couve, no coentro, na espinafre e no grão-de-bico, na lentilha, na ervilha, no feijão, no tofu (queijo de soja), nas algas (como kombu e wakame), na aveia, na quinoa, na castanha de caju, nas sementes de gergelim, na abóbora, no melaço da cana, no açúcar mascavo, na uva passa e no damasco seco.

Vanila

Vanila

Aminoácido essencial, a vanila não é produzida pelo nosso organismo. A vanila melhora a cicatrização pós-cirurgia por melhorar a construção e regeneração dos tecidos.

Os principais alimentos ricos em vanila são a carne, o peixe, o leite, o iogurte, o queijo, o ovo, a soja, o feijão, a ervilhas, o milho, a castanha de caju, a castanha-do-pará, as amêndoas, o amendoim, o avelã, as nozes, o cacau, o centeio, a cevada, a berinjela, a beterraba, o alho, a cebola roxa.

Como vimos a alimentação é importante no processo de recuperação no pós operatório. Por isso, se você já marcou sua cirurgia é hora de melhorar seu cardápio e incluir os alimentos que vão te ajudar no processo de recuperação.

Ficou com alguma dúvida?

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
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