Câncer de pele: saiba como se prevenir
Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia vem realizando ações no último mês do ano, dezembro, para alertar através de palestras, mutirões de exames e o contato com a população em locais públicos como parques e praças.
Todo esse cuidado é para lembrar a população sobre as medidas de prevenção a esse tipo de câncer que assombra o mundo todo.
E não à toa, pois aqui no Brasil são somados mais de 175 mil novos casos de câncer de pele todo ano segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer.
Pessoas com mais de 40 anos e que tenham pele clara têm que estar sempre atentas, já que em indivíduos mais jovens e pessoas com pele moreno-escura e negra esse tipo de câncer é mais raro.
Uma doença silenciosa!
Como a campanha Outubro Rosa, visa alertar sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, que alerta o câncer de próstata. Dezembro ganhou a cor laranja para conscientizar sobre o câncer de pele.
Apesar de ser uma doença comum no Brasil ela atinge o mundo todo e que mais preocupa é que ela é bem silenciosa. O que faz com que seu sintomas muitas vezes passem despercebidos nos estágios iniciais.
E quando a doença é descoberta já em um estado bem avançado, dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.
Entretanto a maior parte dos cânceres de pele pode ser prevenida com a pratica de medidas simples em nosso dia a dia e que são muito importantes.
Com a adoção de praticas simples em seu cotidiano você pode reduzir os riscos de sofrer com esse mal.
1 – Usar protetor solar todos os dias
Para evitar o câncer de pele é preciso utilizar o protetor solar com FPS 30 no mínimo todos os dias, mesmo estando frio, nublado ou chuvoso. Pois a radiação nociva consegue atravessar as nuvens e as janelas.
É claro que no verão, se expor ao sol sem proteção vai ter consequências imediatas com as queimaduras. No entanto, com o passar dos anos o acúmulo da radiação que tomamos também pode levar ao câncer de pele.
A reaplicação do protetor também é muito importante. No dia a dia é importante usar antes de sair para o trabalho e antes de sair para o almoço.
Já em dias de atividades ao ar livre, é necessário reaplicá-lo de duas em duas horas.
2 – Evitar o sol em horários impróprios
Mesmo com protetor solar é importante evitar se expor ao sol nos horários de maior incidência de radiação, que vai entre as 10 e 16 horas.
A exposição solar desprotegido agride a pele, causando alteração celular que podem levar ao câncer.
Uma pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol também corre mais risco.
Pessoas com doenças de pele anteriores têm muito mais chances de sofrer com o tumor, por isso, cuide no máximo de sua pele.
3 – Utilize barreiras físicas
É importante quando for à praia ou na piscina ficar na sombra e dê preferência a guarda sol ou barracas feitas com algodão ou lona, já que elas absorvem 50% da radiação ultravioleta. Mas mesmo assim, é importante utilizar o filtro solar.
Evite guarda sol ou barracas feitas de nylon, pois 95% dos raios ultravioletas conseguem atravessar esse material. Mesmo na sombra, você estará sujeito aos prejuízos do sol se não usar a proteção adequada.
Leve também acessórios como chapéus, camisetas, batas e óculos escuros. Já pra quem trabalha exposto ao sol utilize calças compridas, camisa de manga comprida, boné e chapéu que proteja a nuca.
4 – Fique de olho em pintas e manchas
É importante detectar um câncer de pele nos estágios iniciais, pois isso, aumenta muito as chances de cura.
Aqueles que têm muitos nevos (pintas) espalhados pelo corpo também devem ficar atentos a qualquer mudança, como aparecimento de novas pintas ou alterações na cor e formato daquelas que já existem. Pintas ou manchas de tamanhos grandes também devem ficar atentas.
Tenha atenção a lesões que sangram facilmente, que parecem nunca cicatrizar ou até que aumente de tamanho. Coceira e formação de crostas nas pintas e manchas também devem ser investigadas por um médio especialista.
5 – Consulte um dermatologista
Apesar de ser muito importante você mesma observar sua pele, é também muito importante procurar um dermatologista periodicamente.
Uma avaliação de sua pele, é necessária, principalmente se você tem pele clara. Somente um médico será capaz de identificar qualquer mudança.
Aproveite as férias e agende uma consulta preventiva este ano, entre em contato Clínica de Cirurgia Plástica em São José dos Campos e agende uma consulta.