Otoplastia: Corrija a orelha de abano ainda na infância

 In Uncategorized

Otoplastia mais conhecida como “orelhas de abano” é o termo usado para a cirurgia nas orelhas. Além de indicada para pessoas com orelhas proeminentes (de abano), a otoplastia pode melhorar significativamente a autoestima de uma pessoa.

No entanto, poucas pessoas sabem que a orelha de abano é um defeito congênito mais comum dessa parte do corpo humano. Aproximadamente 5% dos bebês caucasianos nascem com esta irregularidade de forma, que é perceptível já nos primeiros dias de vida.

Felizmente a otoplastia é o procedimento cirúrgico indicado para correção da orelha de abano, e pode ser realizada ainda na infância.

Por ser uma deformidade estética ela não afeta a audição e não causa qualquer outro tipo de transtorno físico ou funcional. Porém, pode se tornar motivo de bullying na idade escolar e aumentar o risco da criança ou adolescente desenvolver transtornos psicológicos.

O bullying é um agente de risco para o desenvolvimento depressão, ansiedade e fobia social. Por isso mesmo que a orelha de abano não de ser vista somente como uma questão estética.

O QUE É OTOPLASTIA?

Como já citamos a otoplastia é a cirurgia que tem como objetivo corrigir defeitos estéticos da orelha, que pode variar de tamanho, posição e formato, inclusive em uma mesma pessoa.

A assimetria mais comum é quando as orelhas se mostram proeminentes (afastadas da cabeça) e com falta de definição das curvas cartilaginosas.

Outra deformidade muito comum nas mulheres é a laceração do lóbulo da orelha, geralmente proveniente ao uso de brincos.

Com a cirurgia é possível promover equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face, remodelar a cartilagem, esculpir as curvaturas e aproximar a orelha da cabeça.

A indicação para uma cirurgia, além de outros fatores, como ao grau da condição, o nível de incômodo do paciente com a orelha.

E como esse problema começa a incomodar já na infância, muitas vezes em decorrência do convívio escolar. A cirurgia corretiva pode ser realizada a partir dos 6 anos, idade na qual o desenvolvimento da orelha está completo e a cirurgia não vai interferir nesse aspecto.

Como é feita a otoplastia

Em geral, a cirurgia de otoplastia é indicada após análise clínica do paciente e seguimento das recomendações pré-cirúrgicas e estando tudo certo para a realização do procedimento.

O procedimento normalmente é feita, com anestesia geral ou anestesia local com sedação e em ambiente hospitalar, e a alta hospitalar se dá no mesmo dia.

O procedimento é realizado por uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Através desse corte é feita a cirurgia para remodelação da orelha. Os pontos de fixação são geralmente, internos e absorvíveis pelo organismo. Os pontos têm a função de manter a nova anatomia da orelha e de fechar o corte.

No entanto a otoplastia é um procedimento reparador, que visa reverter um defeito estético, com objetivo de oferecer mais harmonia no formato, no tamanho e ângulo da orelha.

Os cuidados após a cirurgia de otoplastia

Normalmente, o resultado da otoplastia é uma orelha mais harmônica ao rosto e do tamanho desejado pelo paciente.

O resultado já é visto logo nos primeiros dias após a cirurgia, o inchaço reduz 90%, já nas duas semanas após o procedimento e um mês já está bem próximo ao resultado definitivo.

Quando o procedimento é optado ainda na infância há menor incidência de perder os resultados, especialmente no caso de correção da orelha de abano.

O retorno às atividades, como ir à escola, está autorizado uma semana após o procedimento. No entanto, cuidados para evitar qualquer trauma na orelha precisam ser seguidos.

Portanto, se deseja saber mais sobre a cirurgia de otoplastia é importante se informar previamente sobre o que é, como funciona a otoplastia, quais correções podem ser realizadas com o procedimento, e também os cuidados no pré e pós operatórios são fundamentais antes de decidir por qualquer procedimento.

Por isso, busque esclarecer todas suas dúvidas com um cirurgião plástico de confiança e apto para realização da otoplastia.

Buscando por Cirurgia Plástica (otoplastia) em São José dos Campos, basta clicar no link “Agende sua consulta” agora mesmo.

Dr. Ronaldo Roesler Cirurgião Plástico em SJC
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search