Exposição ao sol: Cuidados em todas as estações

 In Cuidados com a pele, Uncategorized

Vivemos em um país tropical e com altas temperaturas, em algumas regiões, durante o ano todo o que faz com que os cuidados com a pele sejam redobrados.

Aliás em qualquer época, a proteção da pele é extremamente importante, visto que a radiação solar é responsável por queimaduras, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, manchas e outros problemas de saúde.

Apesar do sol trazer muitos benefícios para a saúde do ser humana como a vitamina D e evitar algumas doenças ósseas que atingem as mulheres ela também funciona na prevenção contra a depressão. O seu excesso devem ser evitados.

É preciso evitar exposições prolongadas e repetidas, especialmente no período entre 10h e 16h, visto que nesse momento é de grande incidência de raios UVB, principais responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.

Cuidados com a exposição ao sol

O sol é importante para a manutenção da vida, porém alguns cuidados devem ser adotados para aproveitar o que a natureza nós dá sem causar danos a nossa saúde.

Roupas e acessórios

Todas as atividades ao ar livre devem ser seguidas de proteção contra as radiações ultravioletas (UV) como o uso de bonés, chapéus e roupas de algodão que retêm cerca de 90% das radiações.
As roupas com tecidos sintéticos, como o nylon devem ser evitadas visto que retêm apenas 30% da radiação e podem provocar irritações cutâneas, já que impedem a pele de respirar.

Ao ir na praia prefira as barracas feitas de algodão ou lona. Esses materiais conseguem absorver 50% da radiação UV. Use óculos de sol para prevenir catarata e lesões na córnea.

Após realizar procedimentos como depilação ou peeling, é importante usar roupas que protejam a área tratada, a fim de evitar possíveis irritações e pigmentações.

Filtro solar

O filtro solar deve ser aplicado diariamente e não apenas em momentos de exposição ao sol e nos meses mais quentes.

Para atividades do dia a dia use produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de ao menos 15 ou 20. Para exposição mais longas à luz solar como na praia, piscina entre outras atividades prefira produtos com proteção de proteção superior a 30.

Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele consiga absorver o produto. E as regiões incluindo mãos, orelhas, nuca, pés e, no caso dos calvos, a cabeça devem sem protegidas.

Sua reaplicação deve ser feita a cada duas horas podendo esse tempo diminuir se houver transpiração excessiva ou contato com a água.

O filtro solar é necessário também em dias nublados, já que 80% da radiação UV atravessa as nuvens e chega até nós.

Os lábios devem receber cuidados com o uso de protetores labiais com o uso de bonés, viseiras ou chapéus para auxiliar na proteção da face.

As crianças, a partir dos seis meses de idade, também devem usar um protetor solar adequado para a pele sensível. Pessoas com pele oleosa podem optar por filtros em forma de loção ou gel.

Pessoas de pele negra, mesmo com maior quantidade de melanina produzida naturalmente, devem ter o mesmo cuidado com a radiação solar, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e outros problemas.

As cicatrizes também devem ser cuidadas, principalmente se forem recentes, elas devem ser protegidas com micropore, adesivos ou esparadrapos para o sol pode deixá-las escuras.

Os cabelos também ficam danificados pelo sol, principalmente os tingidos. Para protegê-los, use fluidos siliconados nas pontas, shampoos e cremes com filtro solar.

Alimentação e hidratação

A hidratação do corpo é imprescindível em todas as estações e a ingestão de água, no mínimo, dois litros por dia é imprescindível para manter o corpo hidratado, principalmente nos meses mais frios.

Sucos de frutas e água de coco também são um bom hidratante e ajudam a manter a pele hidratada.

Uma dieta balanceada e com alguns alimentos, principalmente frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, podem ajudar a prevenir os danos causados pelo sol à pele.

A cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, por exemplo, contêm carotenoides, substância que retém a radiação UV e ajuda na proteção da pele.

Em dias com altas temperaturas dê preferência a alimentos com baixo teor de carboidratos e maior proporção de fibras e aumentando na hidratação e prevenção dos sinais do envelhecimento.

Os cuidados com a pele em todas as estações é essencial para manter a pele jovem e saudável por mais tempo.

Quer saber como manter sua pele ainda mais jovem e por mais tempo? Agende uma consulta e venha fazer uma visita

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search