Como afinar o nariz com rinoplastia?

 In Cuidando do Corpo

O “nariz de batata” ou “nariz achatado” é um problema que incomoda as pessoas que procuram a cirurgia plástica para afinar o nariz.

A cirurgia que corrige essa alteração estética que é caracterizada pelo aumento da cartilagens e da espessura da pele da ponta do nariz, é a “rinoplastia”.

Esse procedimento é muito procurado por pessoas que sentem incomodadas e que sente algum complexo. Já que a cirurgia para afinar o nariz tem como objetivo ter um rosto mais harmônico e esteticamente mais agradável ao se olhar no espelho.
Leia também: Rinoplastia: harmonização perfeita do seu rosto 

 

Como afinar o nariz de batata cirurgia?

 

A rinoplastia é um procedimentos estético que está entre as cirurgias mais realizadas no Brasil.

Alguns tipos de ponta nasal como mal-definida, “bolinha” ou bífida, interferem na harmonização da fase e isso faz com que uma pessoa procure deixar a ponta do nariz mais bonita e afinada e também atender as demandas funcionais, como corrigir o desvio de septo que possa existir. Porém aqui no Brasil os tipos de nariz mais comuns são:

  • Nariz fino e arrebitado – apresenta ponte (área entre os olhos) e narinas estreitas, com a ponta levemente para cima e o dorso ligeiramente côncavo.
  • Nariz curto ou asiático – caracterizado pela ponte pouco pronunciada, sem elevação do dorso, narinas largas e ponta mais arredondada.
  • Nariz romano – caracterizado pela giba nasal, uma curva localizada no dorso, mas visível quando a pessoa está de lado ou perfil.
  • Nariz adunco – parecido com o nariz romano, mas tem a ponta projetada para baixo, principalmente quando a pessoa sorri.
  • Nariz negroide – comum em negros, com o dorso curto, asas da base ainda mais alargadas, assim como narinas maiores e ponta arredondada.

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento seguro e seus resultados são duradouros. É uma técnica que permite resultados extremamente satisfatório.

E através da cirurgia de rinoplastia é possível afinar o nariz e deixar o rosto mais harmonioso, porém é preciso sempre avaliar se essa estética é harmônica com o restante da face.

É um procedimento cirúrgico indicado para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a aparência do nariz, já que é o procedimento mais indicado para melhorar a estética nasal.

 

Aspectos do nariz que são considerados na avaliação

 

Além de considerar diversos aspectos individuais como o tipo de nariz na avaliação da rinoplastia, outros elementos são considerados também como:

  • Espessura da pele: maleabilidade da estrutura nasal
  • Estrutura nasal: aspectos funcionais

 

Como é realizada a cirurgia para afinar o nariz?

 

Existem duas técnicas para a realização da rinoplastia: a técnica aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal).

Na técnica aberta o médico cirurgião faz uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Para erguer a pele do nariz, e esculpi-lo com uma maior liberdade e visibilidade.

Já na técnica fechada, as incisões serão dentro das narinas. Nessa técnica não é erguida a pele do nariz. O que exige muita experiência e boa formação do profissional, já que o médico modelará o nariz com instrumentos bem delicados.

Apesar de cada técnica apresentar suas vantagens e desvantagens a escolha da melhor técnica para cada caso, é definida durante a avaliação feita pelo cirurgião plástico no consultório. E para saber mais agende sua consulta com cirurgião. https://ronaldoroesler.com.br/site/contato/

 

Qual a duração da cirurgia para afinar o nariz?

 

O tempo de duração pode variar de acordo com o tipo de técnica escolhida pelo médico cirurgião. Na rinoplastia aberta, geralmente o procedimento cirúrgico dura entre duas a quatro horas, e a anestesia pode ser local ou geral.

Já a técnica de rinoplastia fechada, geralmente dura cerca de uma a duas horas, e sua anestesia poderá ser local ou geral.

As cicatrizes resultantes do procedimento são praticamente imperceptíveis, já que as incisões são pequenas, feitas nos sulcos do nariz ou dentro dele. O que favorece nos dois casos já que a cicatriz fica “escondida”.

Dependendo do horário da cirurgia e da recuperação a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia.

 

Recuperação

 

A rinoplastia para afinar a ponta do nariz não é uma cirurgia dolorosa. Sendo prescritos apenas analgésicos em caso de dor, repouso relativo e dormir com travesseiros altos nos primeiros dias.

Uma discreta obstrução respiratória pode ocorrer, o que se deve ao inchaço interno dos tecidos. Já os pontos são tirados com 5-7 dias.

Os cuidados e recomendações do período do pós-operatório devem ser seguidos rigorosamente, para o sucesso da cirurgia.

 

Resultado de uma cirurgia para afinar a ponta do nariz

 

Se você deseja afinar o nariz e se a rinoplastia for somente na ponta nasal, você já poderá notar a ponta do nariz mais fina dois meses após o procedimento. Já o resultado definitivo só será visível um ano após o procedimento.

 

É possível afinar o nariz?

 

A resposta para essa pergunta é sim! E se você deseja afinar o nariz de uma forma definitiva o melhor procedimento é a cirurgia plástica de rinoplastia. Já que com essa técnica é possível melhorar a estética de forma mais natural valorizando ainda mais seu rosto.

Se você realmente tem vontade de refinar as formas nasais, agende uma consulta que vou ter o maior prazer em analisar o seu caso e indicar o tipo de rinoplastia mais adequada para você!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search