Cicatriz: aprenda como lidar com a sua

 In Cuidados com a pele

Quem não sonha em ficar linda depois de uma cirurgia plástica, não é o mesmo? Além de esperar ótimos resultados, ainda não queremos encontrar uma cicatrização.

Ao contrário do que pensa, não se forma um procedimento cirúrgico após um procedimento cirúrgico. Ela também pode aparecer quando a pele sofre algum tipo de lesão, como machucado, queimaduras, acne grave e acidentes.

Isso é por que cada corpo funciona de um jeito. Por isso, que cicatriz pode formar sua irmã e não formar em você.

Por isso, cada caso é um caso e não temos que comparar com ninguém.

Mas, se você tiver uma cicatriz que tenha recebido bastante, nesse post, veja algumas dicas para amenizá-la para você voltar a sentir-se confiante e com ótima autoestima.

 

Cicatriz

 

Queloide x Cicatriz hipertrófica

 

Apesar de achar que trata a mesma coisa que queloide, tanto na cicatrização hipertrófica quanto em dois tipos de cicatrização que sofrem essas particularidades, elas ocorrem quando a pele não cicatriza de forma correta.

E para determinar o tratamento certo, é necessário identificar qual é o tratamento.

Um queloide é mais grave, e é caracterizado quando há um crescimento excessivo de tecido não ferido, ultrapassando seu espaço inicial, possui uma coloração média e pode evoluir conforme o tempo.

Infelizmente, não há como evitar, pois ela vem de uma predisposição genética.

Agora a cicatriz hipertrófica geralmente se forma exatamente onde ocorreu o corte, podendo quase desaparecer com os cuidados corretos e também com o tempo. Ela também apresenta coloração avermelhada, e pode ser confundida com a queloide.

Contratura

 

Esse tipo de cicatriz geralmente forma-se quando há alguma queimadura no tecido. Em alguns casos, dependendo da gravidade, pode lesionar o movimento cutâneo, afetando músculos e nervos.

Cicatrizes de infância

 

Esses tipos de cicatrizes normalmente são mais difíceis de serem removidas, por serem cicatrizes antigas normalmente não doem, também não apresentam coloração avermelhada e têm aspecto de mais “resistentes”.

Como lidar com a cicatriz

 

As cicatrizes se formam para proteger sua pele de infecções e bactérias, e elas são a prova de que nosso organismo está saudável.

E para evitar cicatrizes aparentes alguns cuidados devem ser tomados.

 

  1. Cuidados no pós-operatório

Para evitar cicatrizes pós-operatório você deve seguir à risca todas as instruções do seu médico. Utilize as pomadas que ele te recomendou e isso já fará uma grande diferença nos resultados.

Além das pomadas alguns outros cuidados devem ser tomados, como evitar exposição direta ao sol por 30 dias. Após esse período, converse com seu médico para saber se você já está liberada e jamais se esqueça de usar o protetor solar de FPS 30 (Fator de Proteção Solar) e nunca abaixo.

A má cicatrização pode ocorrer em alguns casos como se o paciente for mais velho, fumar, não ter uma alimentação correta ou se tiver alguma infecção no pós operatório.

  1. A massagem pode melhorar seu aspecto

As massagens são excelentes, além de relaxar os músculos, ajudar na retenção de líquidos, remover células mortas, estimula a circulação. Ela uma ótima forma de melhorar o aspecto de cicatrizes antigas.

E você pode fazer em casa mesmo usando um óleo de sua preferência (opte por aqueles mais espessos, para a pele não absorver tão rápido). Aplique o óleo com movimentos circulares, de baixo para cima e quanto maior for a cicatriz, mais tempo você deverá se dedicar a ela.

  1. Alternativa naturais

Quanto mais cedo você começar a tratar a cicatriz melhor ela vai responder ao tratamento, principalmente se elas forem alternativas naturais.

Aloe vera – é excelente para desinflamar e devolver a elasticidade natural da pele.

Manteiga de cacau – além de natural ela tem as mesma propriedades que a aloe vera.

Azeite de oliva – limpa a pele e elimina as células mortas.

Bicarbonato de sódio – é ótimo para clarear uma cicatriz. Para usá-lo diluída em um pouco água até obter uma pastinha, aplique-o no local desejado e deixe agir por alguns minutos e retire-o com bastante água. É recomendado utilizar até duas vezes por semana.

Vale lembrar! Escolha um dos tratamentos e faça-o durante um período, já que misturar vários tratamento de uma só vez pode causar irritação e causar efeito contrário e acabar piorando o aspecto da cicatriz.

  1. Tatuagem

Existem pessoas que preferem optar por fazer tatuagem para disfarçar a cicatriz. É uma forma de deixar algo bonito e passar a mensagem de superação.

Principalmente se elas foram por cirurgias mais sérias, como a mastectomia. Se você se sente muito incomodada com a cicatriz, vale pensar nessa opção!

  1. Tratamentos estéticos

Existem no mercado alguns tratamentos estéticos como o laser que ajuda e muito a melhorar o aspecto da cicatriz, principalmente se há bastante vermelhidão e inchaço.

Mas existem outras alternativas, como peelings e microagulhamento que podem ajudar. Vale lembrar que esses tratamentos, são mais eficazes em cicatrizes recentes, já que o colágeno é mais maleável.

Vale ressaltar que o microagulhamento não é indicado no caso de queloides e vitiligo, já que pode ter o risco de piorar a aparência das cicatrizes.

Importante! Antes de fazer qualquer procedimento é importante procurar profissionais capacitados.

  1. Cirurgia plástica também é opção

Agora se a cicatriz te incomoda muito, ela é profunda e espessa, e mesmo com todos esses tratamentos não desaparece, é interessante investir em uma cirurgia plástica.

Esse procedimento será feito por um profissional onde fará um corte na cicatrização, removendo como fibras aderentes, de modo que fique com um aspecto melhor.

Nesse caso, uma sutura é feita por debaixo da pele, com fios cirúrgicos absorvíveis ou de nylon.

Se você sofre com alguma cicatrização e quer saber como posso ajudar. Então entre em contato e agende agora mesmo uma consulta!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search