Cirurgia Plástica e Autoestima: Qual o momento ideal para se fazer?

 In Cuidando do Corpo

O desejo de se submeter a uma cirurgia plástica e fazer um procedimento para alterar a aparência ou o formato do corpo está relacionado à autoestima de uma pessoa.

Podemos dizer que a cirurgia plástica e autoestima são sinônimos para pessoas que acreditam que um procedimento pode ajudar a resolver seus problemas com a autoimagem.

De certa forma podemos concordar com elas. No entanto, a cirurgia plástica é uma operação que possui riscos, porém geram muito mais benefícios tanto estéticos como na autoestima.

E a autoestima é tão vital para a saúde de uma pessoa quanto a uma alimentação saudável e a pratica de exercícios físicos regulares.

Isso porque as pessoas com boa autoestima sentem-se mais motivadas, sofrem menos com a depressão e com outros problemas relacionados com à autoimagem.

Cirurgia Plástica e Autoestima

 

No decorrer de nossa vida encontramos bons motivos pelos quais a cirurgia plástica é uma boa alternativa. Quando observamos que a pele do rosto já não é mais a mesma, aquela gordurinha localizada está incomodando ou quem sabe a colocação de silicone nos seios vão deixá-los mais firmes.

Porém a hora de buscar um cirurgião plástico é quando essas mudanças na aparência incomodam tanto que provocam mudanças no comportamento para evitar a exposição.

Um exemplo é quando uma criança com orelha de abano se recusa a ir à escola e até sair por conta do bullying ou por receio deste. É importante considerar se não é o momento de corrigir o problema com uma otoplastia.

No entanto, antes de realizar uma cirurgia plástica, vários pontos necessitam ser analisados como uma avaliação médica completa. E estar ciente de todo o por vir e se realmente o processo que envolve a cirurgia é ideal para o momento atual de sua vida.

Isso porque a decisão de realizar uma cirurgia plástica não está ligada somente a melhorar a aparência física ou qualquer outro fator estético.

Quando isso se torna uma necessidade e alguma parte do corpo vem prejudicando a qualidade de vida a cirurgia plástica é sim recomendada.

Um outro exemplo de uma necessidade que prejudica a qualidade de vida de uma pessoa é com os seios muito grande, que acabam causando dores e gerando um desequilíbrio na coluna e na musculatura dos ombros. Essas dores com o tempo cronificam, aumentando o risco para artrose, hérnia de disco.

Porém, muitas pessoas sonham em fazer uma harmonização facial, esconder cicatrizes e até mesmo afinar o nariz, conquistando assim uma autoestima forte e positiva.

E é justamente pelo fato da cirurgia plástica trazer alterações importantes e permanentes, que é fundamental que o paciente, já na consulta com o cirurgião tenha uma noção clara de quais são essas alterações e como elas poderão afetá-lo.

Com tudo, avalie se a cirurgia que você deseja tem o objetivo de melhorar a sua saúde ou elevar sua autoestima.

Lembre-se, existem alguns fatores que são mais importantes para a realização ou não de um procedimento cirúrgico estético. Alguns tipos de procedimentos cirúrgicos têm avaliação especifica do médico cirurgião em relação ao momento ideal.

 

– Próteses de silicone

 

Para a colocar a prótese de silicone não existe uma idade mínima desde que haja o desenvolvimento completo das mamas, que ocorre no começo da fase adulta. A indicação da colocação de próteses de silicone pelo médico, levará em consideração também a sustentação da pele da paciente. Em mulheres que tiveram filhos recentemente, o momento ideal para a realização de uma operação é pelo menos seis meses após o nascimento do bebê ou três a seis meses após o fim da amamentação.

 

– Plásticas na região do rosto

 

A partir dos 40 anos ou quando a pele do rosto começar a apresentar flacidez precoce podem ser feitos os procedimentos. Porém, o melhor momento será sempre indicado pelo seu médico cirurgião. Já em cirurgia como o nariz, é recomendado a formação completa da região, por isso, é ideal esperar que a paciente atinja a fase adulta.

 

– Lipoaspiração

 

O procedimento de lipoaspiração não é um procedimento para tratamento da obesidade. Porém ele é indicado para pacientes que desejam definir o contorno corporal, decorrente de um emagrecimento rápido ou envelhecimento.  Há casos em que o cirurgião plástico pode indicar a realização da lipoaspiração em conjunto com outros procedimentos, com a finalidade de melhorar a estética do corpo.

 

– Abdominoplastia

 

Já a abdominoplastia é indicada para pessoas que tiveram uma perda significativa de peso que resultou em flacidez e excesso de pele na região abdominal. Ela também pode ser realizada em conjunto com a lipoaspiração, para eliminar a gordura localizada. Esse procedimento cirúrgico é muito indicado para mulheres que já tiveram seus filhos.

Vale lembrar que existem alguns fatores que podem influenciar no melhor momento para se fazer uma cirurgia plástica. No entanto, somente o seu médico cirurgião pode analisar cada caso e dar o melhor panorama para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.

Se a alguma parte do seu corpo te incomoda, agende uma consulta para analisarmos individualmente e decidirmos qual melhor tratamento para o seu caso. Clique Aqui e agende agora mesmo!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search