Cirurgia Plástica em idosos: e aproveite o melhor da terceira idade

 In Cuidando do Corpo

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, fez com que aumentasse também a buscar por qualidade de vida e autoestima.

Dessa forma as pessoas poderiam viver mais e com mais disposição e mais experiências para viajar, passear, namorar, dançar e outras.

Por isso, que cada vez mais encontramos pessoas na terceira idade que estão ativas e que buscam não só por atividades que contribuam para a saúde, mas que prezem pelo bem-estar, qualidade de vida e jovialidade.

Com isso, é comum encontrar pessoas, especialmente as mulheres que buscam por fazer cirurgia plástica na terceira idade e que se deparam com um descompasso entre a sua aparência e seu estado de espírito.

Mesmo com todos os cuidados de uma dieta balanceada e da prática regular de exercícios, são inevitáveis os sinais do envelhecimento com o passar dos tempos.

Nesse sentido, a cirurgia plástica pode ser um forte aliada para as pessoas trazerem harmonia entre a parte física e mental.

Existe limite de idade para a cirurgia plástica?

 

Há uma dúvida muito frequente de várias pessoas se depois de 50, 60, 70 pode ser feito uma cirurgia.

É importante deixar bem claro, que se o paciente estiver saudável e a cirurgia for compatível as condições clínicas, é possível fazer a cirurgia.

E tudo é avaliado através dos exames pré-operatórios mais criteriosos do idoso, solicitado além dos exames padrão, mas também outros como o Holter e o teste ergométrico.

Com esses resultados é possível saber se o paciente está apto a passar por um procedimento cirúrgico com fins estéticos ou não.

Cuidados especiais

 

Apesar do paciente da terceira idade estar apto para o procedimento alguns cuidados diferenciados devem ser tomados. A associação de dois ou mais procedimentos em uma única cirurgia não é recomendada por exemplo.

O paciente da terceira idade conta com certas particularidades devido ao envelhecimento do organismo, como por exemplo a circulação sanguínea que apresenta mais dificuldade com a idade.

O cirurgião plástico não pode fazer grandes retalhos ou deslocamentos de pele, já que pode comprometer a recuperação desses tecidos após a cirurgia.

Outra questão é com o tempo dos procedimentos, eles não podem ser muito longos, para que o paciente não fique muito tempo sob o efeito da anestesia.

Na recuperação o pós-cirúrgico vai depender muito da saúde do paciente idoso e pode variar de acordo com cada caso.

A cicatrização em um paciente da terceira idade é mais lenta o que faz com que o resultado final demore mais para aparecer, diferente em um paciente mais jovem. No entanto, a cicatriz fica mais fina, já que a pele é mais fina, o que esteticamente fica uma cicatriz mais bonita.

Procedimentos permitidos na terceira idade

 

Com os procedimentos cirúrgicos é possível recuperar a autoestima dos pacientes da terceira idade, e a busca por melhorar a aparência nessa faixa etária tem crescido e segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica os procedimentos mais buscados são:

  • Rejuvenesce ao redor dos olhos
  • Elevar os supercílios pelas pálpebras ou couro cabeludo
  • Remover o excesso de pele do abdômen
  • Remoção do excesso de tecido glandular, ou seja, as mamas ficam menores

Apesar da maioria dos pacientes na terceira idade que buscam pela cirurgia plástica serem as mulheres, as cirurgias como a de pálpebras que repara a visão e a mamoplastia redutora também são buscadas pelos homens.

A abdominoplastia também é um procedimento que é muito buscado, já que o excesso de pele pode gerar assaduras, feridas e outros desconfortos.

Como vimos acima a cirurgia plástica em idosos traz muitos benefícios tanto na melhora da aparência quanto na aumento da autoestima dos pacientes, fazendo com que eles vivam de uma forma mais plena e feliz.

Quer saber mais sobre a cirurgia para a terceira idade? Então agende uma consulta e venha me fazer uma visita!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search