Mamoplastia: os que devo saber antes de fazer a cirurgia?

 In Cuidando do Corpo

A mamoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo alterar o volume ou a forma das mamas. Aumentando com a aplicação de silicone e diminuindo através da retirada de tecido mamário.

A cirurgia de mamoplastia de aumento é o procedimento estético mais realizado no Brasil.

Com a cirurgia as mamas têm seu volume aumentado, podendo ter melhora na sua consistência e forma. Além de possibilitar a escolha do novo volume, lembrando que esta escolha deve ser harmônica com suas características físicas.

Essas e outras questões serão definidas durante a consulta com o médico cirurgião de sua confiança.

Esse procedimento é realizado com anestesia geral, e o paciente geralmente tem alta após 12 horas do procedimento. E sua duração é em média de 2 a 3 horas dependendo de cada caso.

É fundamental ao decidir fazer uma mamoplastia, procurar um profissional cirurgião plástico para uma avaliação prévia.

Além disso é fundamental entender alguns aspectos importantes que envolve essa mudança, então vamos conferir!

 

Qual a idade para fazer mamoplastia

Não há idade certa para realizar uma mamoplastia, porém seria ideal esperar o desenvolvimento completo das mamas, que pode variar de paciente para paciente. Algumas mulheres atingem o desenvolvimento completo com 15 anos, outras com 18 anos.

Por isso, é importante procurar um profissional especializado para fazer uma análise detalhada de cada caso e definir se a paciente está apta para realizar a cirurgia.

Com as adolescentes, os pais precisam autorizar o procedimento já que é importante estarem cientes dos cuidados do pós operatório e de algumas limitações.

Em relação a idade máxima para a realização da mamoplastia, não existe, porém o que deve ser observado são as limitações de acordo com o estado de saúde.

 

Preparos para o procedimento

Para realizar existe uma série de exames que são solicitados antes da cirurgia para avaliar a saúde da paciente, como por exemplo os exames de sangue, eletrocardiograma e alguns exames de imagem da região também poderão ser solicitados.

É importante não ingerir medicamentos sem o conhecimento do seu médico no dia anterior, especialmente os anti-inflamatórios, aspirina e antibióticos. Os fumantes também devem abandonar o cigarro por completo 15 dias antes do procedimento.

 

É necessário fazer manutenção das próteses de silicone

 

É fundamental ter um acompanhamento com seu cirurgião depois do procedimento de mamoplastia, já que as propriedades das próteses ao passar dos anos vão se tornando mais frágeis.

E somente com acompanhamento profissional para saber a hora certa de fazer a troca, lembrando que o procedimento não é definitivo.

A troca pode ocorrer de cada 10 anos, alguns de 15 ou até 20 anos, tudo vai depender da avaliação do seu cirurgião.

 

Os cuidados do pós-operatórios

 

Os cuidados no pós-operatório são fundamentais no resultado final e os primeiros 7 dias depois do procedimento é indicado ter uma dieta balanceada e com alimentos leves, e seguir à risca as recomendações do seu cirurgião.

 

Outros cuidados são importantes como:

Uso do sutiã especial – É necessário usar o sutiã o tempo todo, apenas retirar para o banho, respeitar o tempo de uso indicado pelo seu médico. Além de respeitar as orientações a respeito ao tamanho, marca e modelo. Pois tudo é indicado de acordo com o seu biotipo físico.

Sessões de massagem – Em alguns casos é indicado a drenagem linfática, essa técnica ajuda a reduzir o inchaço do pós-operatório.

Atividades físicas – Somente 60 dias após a cirurgia podem ser retomadas as atividades e para as atividades que envolvem movimentos com os braços e atividades com um alto impacto somente depois de 3 meses.

Dormir de barriga para cima – Para evitar deslocamento da prótese e sangramentos é importante evitar outras posições dentro do período de 60 dias.

Evitar a exposição do sol – Durante o período de 30 dias não pode pegar sol.

Evite carregar peso acima de 5 kg pelo período de 30 dias

Não pode dirigir por 2 semanas

Os cuidados são muitos e devem ser seguidos à risca para não comprometer o resultado final.

 

Possíveis riscos

 

No entanto, é importante saber que todo procedimento cirúrgico envolve riscos, no caso da mamoplastia os principais riscos podem ser:

  • Hematomas
  • Vermelhidão no local
  • Dores no peito
  • Mama dura
  • Sensação de peso
  • Sensibilidade da mama
  • Endurecimento ao redor da prótese
  • Em casos mais graves, embora raros, pode ocorrer a rejeição da prótese

Por isso, que é muito importante tirar todas as suas dúvidas com um cirurgião plástico de sua confiança. Dessa forma, as chances de sucesso do procedimento são bem maiores, e o paciente fica ciente de todas suas responsabilidades, já que o resultado também dependem muito do paciente.

Quer saber mais sobre a mamoplastia? Então agende uma consulta com Dr. Ronaldo Roesler e fique mais perto do seu sonho!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search