Como perder gordura corporal

 In Cuidando do Corpo

Como perder gordura corporal é um dos assuntos mais comuns entre as pessoas interessadas em cirurgia plástica.

E quem não gostaria de perder aquela gordurinha aqui ou ali, não é mesmo!? E principalmente se você não tem uma genética incrivelmente privilegiada em relação à queima de gordura.

Dietas e exercícios físicos nem sempre consegue eliminar aquela gordurinha saliente. E como solução para esse problema que muitos vão a clínicas especializadas em busca de alternativas.

Se você se identificou, e deseja saber como perder gordura corporal continue lendo e confira mais detalhes a seguir.

 

Função da gordura corporal

 

Antes de qualquer coisa é importante entender para que serve a gordura corporal, como nosso corpo a utiliza e como ocorre a queima.

Já que as gorduras possuem diversas funções importantes em nosso organismo, como:

  • Estoque de energia
  • Material para construção celular
  • Regula a temperatura corporal
  • Protege os órgãos
  • Transporta vitaminas e composição de enzimas, hormônios e substâncias auxiliares do sistema imunológico.

Então podemos dizer que a gordura não é um vilão, afinal de contas! Porém ela é um componente vital e necessário para a sobrevivência. Já a porcentagem mínima necessária para que o corpo possa sobreviver, fica em torno de 3% da massa corporal, o que é quase impossível descer abaixo desse valor.

O percentual de gordura corporal considerado normal é de 16 a 19% para homens e de 20 a 24% para mulheres. Porém, atletas podem chegar a valores de 9 a 15% e podem ser mantidos sem preocupações.

 

O que é e qual a causa da gordura localizada?

 

Essas gordurinhas localizadas são aquelas que ficam em regiões especificas do corpo como quadris, flancos, barriga, coxas, abdômen, braços, papada, entre outras áreas que são consideradas mais flácidas no corpo.

A gordura localizada é uma reserva energética do nosso organismo, que são utilizadas somente quando outras fontes de energia se esgotaram.

Por isso que quando essa reserva de energia não é utilizada com atividades físicas ou do dia a dia, o tecido adiposo fica acumulado no corpo.

O desenvolvimento da gordura localizada varia de pessoa para pessoa e pode ser:

  • Genética
  • Sedentarismo
  • Alterações hormonais
  • Maus hábitos alimentares

E a gordura localizada é mais difícil de eliminar. E mesmo que você perca peso, muitas vezes vai continuar lutando para perder o tecido adiposo. Mas como perder gordura corporal então?

Nesse caso a solução é a Lipoaspiração é a que apresenta excelentes resultados na eliminação.

 

Como eliminar gordura corporal com Lipoaspiração?

 

A Lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo eliminar a gordura corporal localizada. Porém é importante ressaltar que o procedimento não visa o emagrecimento, mas a retirada do tecido adiposo em excesso.

No procedimento são feitos pequenos furos para demarcar a região da cirurgia. Nesses furos é inserida uma cânula simples e a gordura é quebrada com força mecânica (o cirurgião faz movimentos de vai e vem) antes da aspiração.

Dependendo da variedade de locais, e da quantidade de gordura retirada a Lipoaspiração pode variar também como pequena, média e grande.

Porém o procedimento é dividido em três etapas:

 

  • Anestesia – medicamentos serão aplicados para conforto e segurança do paciente, podendo ser feita sedação intravenosa ou anestesia geral
  • Incisão – uma solução líquida estéril é infundida para evitar sangramento e reduzir traumas. Em seguida, as cânulas são inseridas e irão soltar e aspirar a gordura
  • Resultados – depois que o inchaço e a retenção de líquidos diminuírem.

 

É importante ressaltar que a Lipoaspiração é um tratamento mais indicado para pessoas em boa forma física e que não conseguem atingir determinados lugares com exercícios e uma dieta equilibrada.

Porém outros perfis podem ter indicação, segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) para a cirurgia de Lipoaspiração como os:

  • Não fumantes
  • Adultos, que estejam com peso ideal ou próximo dele, que têm pele firme e bom tônus muscular
  • Pessoas saudáveis, sem condições médicas que apresentem risco de vida ou comprometimento da cicatrização
  • Pessoas com atitude positiva e expectativas realísticas
  • E pessoas determinadas a seguir as recomendações médicas.

É importante entender que a melhor pessoa para te indicar o melhor procedimento no seu caso é o cirurgião plástico.

O Dr. Ronaldo Roesler é um médico cirurgião plástico, especializado em cirurgia de Lipoaspiração, possui ampla experiência em lipoaspiração para eliminar a gordura corporal. Se você pretender realizar uma cirurgia plástica em São José dos Campos  ou ainda tem algumas dúvidas, agende uma consulta!

Quer saber como eliminar a gordura corporal? Marque uma consulta

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search