Barriga flácida pós-gravidez

 In Cuidando do Corpo

Na vida de uma mulher ser mãe é um momento singular e mágico. Mas a barriga flácida pós gravidez é um pesadelo!

Isso porque no período de 9 meses o corpo da mulher passará por muitas mudanças e é nesse tempo também em que a nova mamãe deve focar na gestação, preparativos para a chegada do bebê, o parto e amamentação, entre outras coisas.

Durante este período é importante também que a mãe cuide de sua mente e do seu corpo. Mantendo hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e a pratica de exercícios regulares.

Após o nascimento e conforme a criança cresce a mãe pode desejar recuperar o corpo de antes da gravidez. O que pode não ser uma tarefa fácil, isso porque diversas mudanças vão ocorrer no seu corpo para acomodar o bebê, principalmente o surgimento da barriga flácida pós-gravidez.

E como essas alterações nem sempre desaparecem logo após o nascimento do bebê, e muitos exigem um trabalho físico extenso e, em alguns casos, é necessária uma intervenção cirúrgica.

 

Por que a barriga fica flácida depois da gravidez?

Como já mencionamos a cima a gestação causa alterações grandes no corpo da mulher. E essa primeira grande alteração é com a barriga.

Isso porque conforme o bebê vai se desenvolvendo, a barriga da mulher, sofre dilatação, os músculos e a pele se esticam para que o bebê tenha espaço na barriga para se desenvolver.

Esse alongamento que ocorre com os músculos faz com que enfraqueçam e muito toda a força abdominal, causando assim a flacidez e as estrias.

Após o parto, a mulher ainda passa pelo período de amamentação. E apenas quando a criança ganha certa independência é quando a mulher poderá, retornar à normalidade de suas atividades, já que antes seu tempo é dedicado a maior parte para o cuidado do bebê.

E nem sempre só esse tempo consegue fazer com que seu corpo volte ao que era antes.

 

Leia também: ABDOMINOPLASTIA: DIGA ADEUS À BARRIGA FLÁCIDA

 

Como acabar com a barriga flácida pós gravidez?

 

É natural que o corpo busque voltar ao que era antes. Porém alguns efeitos da gravidez como o ganho de peso, o aumento da barriga e uma avalanche hormonal que ocorrem nesse período vão exigir uma rotina de atividades físicas e uma dieta equilibrada para surtir o efeito.

As principais armas para combater a barriga flácida no pós-parto são sem dúvidas ALIMENTAÇÃO e EXERCÍCIOS FÍSICOS. Isso porque ter um estilo de vida saudável é essencial para voltar ao corpo anterior mais rápido.

Mesmo assim, ainda existem casos em que após a gestação a flacidez e o excesso de pele na barriga tende a persistir, e nos casos em que os exercícios e a dieta não foram eficientes, a solução pode estar em tratar com a abdominoplastia.

 

A abdominoplastia corrige a barriga flácida pós-gravidez?

 

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover os excessos de gordura e pele e devolver firmeza à musculatura abdominal.

Porém o procedimento não tem o propósito de tratar a obesidade, que pode ser adquirida durante a gravidez.

Isso porque para a realização da abdominoplastia, a paciente deve estar em boas condições de saúde e já ter realizado um trabalho para a perda do excesso de peso anteriormente.

 

Quanto tempo depois de uma cesárea pode fazer uma abdominoplastia?

 

Antes de qualquer decisão em relação a modificar seu corpo após uma cesárea, é necessário um tempo suficiente para que o seu organismo se recupere de todas as transformações da gestação.

Durante a gestação ocorre o acúmulo de peso e gordura, aumento do volume da barriga e dos seios e mudanças hormonais. Além de ocorrer uma compressão constante e progressiva em órgãos como rins, bexiga, fígado e o coração e que levam por volta de dois meses até voltar à posição normal.

Sem falar no tempo que nos primeiros meses do bebê que exigem bastante da mãe tanto emocionalmente como fisicamente.

Levando tudo isso em conta, e já que a maior parte do cuidado do bebê fique com a mãe, o tempo ideal para se fazer qualquer cirurgia plástica deve ser contada a partir de quando a mulher para de amamentar.

Porém o ideal é aguardar entre um a dois anos, visto que nessa época a criança já está andando, o que vai diminuir a necessidade de pegá-la no colo.

Além disso não podemos deixar de considerar a questão emocional tanto da mãe como a do bebê, e a cirurgia feita precocemente pode atrapalhar no processo do relacionamento entre ambos.

 

Abdominoplastia associada com lipoaspiração e mastopexia

 

Como já vimos a abdominoplastia vai reposicionar os músculos, retirar o excesso de pele e dá um novo contorno ao corpo.

Já em alguns casos em que a mulher apresente acúmulo de gordura no abdômen pode ser necessário realizar uma lipoabdominoplastia (lipoaspiração no abdômen) para remover esse excesso de gordura e alcançar um resultado mais harmônico. A cintura e os flancos também podem ser aspirados.

Aliás é muito comum a associação da abdominoplastia e a lipoaspiração com a mastopexia , que tem a finalidade de levantar os seios que tendem a ficar flácidos depois da gestação e da amamentação.

 

Recuperação da abdominoplastia após a gravidez

 

Os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia são:

 

  • Evitar esforço por duas a quatro semanas
  • Não erguer nenhum peso por 30 dias
  • Fazer uso da cinta compressora por pelo menos um mês.

Os cuidados são os mesmos de quem teve bebê recentemente. No entanto, os cuidados podem ser mais complicados por ter uma criança pequena e que precise de colo. Por isso é importante se planejar para ter uma rede de apoio nesse período e não comprometer os resultados.

É importante lembrar que após o procedimento a paciente sairá do hospital com um dreno e com pontos do umbigo que costumam ser retirados depois de 15 dias, os demais pontos não precisam ser retirados.

 

Leia também: ABDOMINOPLASTIA: COMO MANTER OS RESULTADOS APÓS A CIRURGIA 

 

A abdominoplastia não impede a mulher de ter mais filhos

 

A abdominoplastia não impede a mulher de engravidar, porém uma nova gestação e amamentação podem prejudicar os resultados da cirurgia.

Para diminuir esse efeito a saída é controlar o ganho de peso em uma nova gestação. No entanto, o ideal é aguardar ter todos os filhos desejados antes de sonhar fazer uma abdominoplastia.

Já pensou em fazer uma cirurgia para recuperar aquela antiga silhueta? Quer saber mais sobre abdominoplastia após-gravidez? Então agende uma consulta que vou ter o maior prazer em lhe ajudar!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search