Cuidados com a pele em todas as estações

 In Cuidados com a pele

Como vivemos em um país de clima tropical e o Brasil tem ocorrência de altas temperaturas (em algumas regiões, durante o ano todo), porém os cuidados com a pele e com exposição ao sol devem ser redobrados em qualquer época do ano.

Isto porque em qualquer época do ano, a proteção da pele é extremamente necessária. A radiação solar é responsável por queimaduras, descamação, perda da elasticidade, envelhecimento cutâneo, câncer de pele, manchas e outros problemas de saúde.

Em contra partida o sol traz diversos benefícios para o corpo humano como a produção da vitamina D, melhora o sono, evita algumas doenças ósseas, que ocorrem principalmente em mulheres, além de contribuir na prevenção contra a depressão.

Porém não exagere! A exposição prolongada e repetidas devem ser evitadas, especialmente no período entre 10h e 16h, momento em que há uma grande incidência de raios ultravioleta B, que são muito prejudiciais, podendo ter complicações severas se não nos protegermos adequadamente.

 

Cuidados com a pele: Orientações e cuidados na exposição ao sol

 

Por ser o maior órgão do corpo humano e o responsável pela sua proteção, a pele requer muitos cuidados principalmente contra agentes externos como os raios solares e outros agentes.

 

Diferenças entre os raios UVA e UVB

 

O fator de proteção solar (FPS) é outro ponto importante para evitar os efeitos do sol na pele, já que indica o nível de proteção contra os raios UVA e UVB.​

 

  • UVA – sua intensidade varia pouco durante o dia, porém penetra profundamente na pele, sendo o principal responsável pelo envelhecimento precoce e câncer de pele.
  • UVB – mais intenso entre as 10h e 16h, e é o principal responsável por queimaduras e vermelhidão da pele.

Apesar dos perigos da exposição ao sol, ele também é essencial para a manutenção da vida. É recomendado a exposição ao sol de 15 a 20 minutos, diariamente, para obter a vitamina D.

 

Roupas e acessórios

 

Um ponto importante para quem realiza atividades ao ar livre. Os bonés, chapéus e roupas com proteção ultravioleta (UV) são ótimos aliados na proteção contra os raios nocivos, já que as nuvens não protegem da radiação solar.

Evite roupas com tecidos sintéticos, como o nylon, que podem provocar irritações cutâneas, pois impedem a pele de respirar.

Nas praias opte por barracas feitas de algodão ou lona, já que esse material absorve 50% da radiação UV. E use óculos de sol para prevenir a catarata e lesões na córnea.

Após procedimentos como depilação ou peeling, use roupas que protejam a área, a fim de evitar possíveis irritações e pigmentações. O ideal é fazer a depilação 48 horas antes de se expor ao sol.

 

Leia também: DICAS DE CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO PARA FICAR SEMPRE BONITA E SAUDÁVEL

 

Filtro solar

O uso do protetor solar deve ser feito diariamente e não apenas em momentos de lazer ou exposição ao sol. Filtro solares com Fator de Proteção Solar (FPS) de 15 ou 20 podem ser utilizados no dia a dia, e com FPS igual ou superior a 30, para exposições mais longas à luz solar como na praia, piscina, jogos ao ar livre, caminhadas, pescaria, entre outros.

Para promover a proteção contra os raios UVA e UVB, o filtro solar deve ser aplicado em todas as partes do corpo, isso inclui mãos, orelhas, nuca, pés e, no caso dos calvos, a cabeça 30 minutos antes da exposição solar, para que comece a agir.

Já a reaplicação deve ser feita a cada duas horas, se houver transpiração excessiva ou contato com água esse tempo diminui.

Mesmo em dias nublados, o filtro solar se faz necessário, isso porque 80% da radiação UV atravessa as nuvens e chega até nós.

O filtro solar pode ser utilizado a partir dos seis meses de idade, claro que sempre buscando por um produto adequado para a pele sensível da criança.

Pessoas com pele negra, devem ter o mesmo cuidado, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Já as pessoas com pele oleosa podem optar por filtros em forma de loção ou gel.

Porém os cuidados não param por aí, as cicatrizes devem ser protegidas, principalmente as que ficam expostas devem ser cobertas por adesivos ou esparadrapos, principalmente se forem recentes, isso porque o sol pode escurecê-las.

 

Cuide da pele do rosto

 

Os cuidados com a pele do rosto devem ser redobrados já que a pele da região pode ser considerada mais sensível. Isto por ela estar mais exposta do que outras áreas do corpo que estão protegidas pela roupa.

Mas não se engane pois a recuperação da pele do rosto para um mesmo tempo de exposição, é melhor do que no resto do corpo. Isso porque a pele da face tem muito mais anexos, como as glândulas sebáceas e sudoríparas, o que faz com que o processo de cicatrização seja mais rápido.  Porém aposte em protetores solares específicos para o rosto e seu tipo de pele.

Os lábios devem receber cuidados também, por isso aposte em protetores labiais e o uso de bonés, viseiras ou chapéus que vai auxiliar ainda mais na proteção de toda a face.

 

Alimentação e hidratação

 

Em todas as época é importante manter a ingestão de água (no mínimo, 8 copos por dia), suco de frutas (sem açúcar é melhor!) e água de coco são ótimos também para manter o corpo hidratado.

Porém não só nosso corpo precisa estar hidratado internamente, como também nossa pele precisa de um bom hidratante que pode ajudar a manter a quantidade de água na pele entre 10% e 30%.

Alguns alimentos, também podem ajudar a prevenir os danos causados pelo sol à pele. Aposte em frutas e legumes de cor alaranja ou vermelha, como por exemplo a cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois possuem carotenoides, substância que retém a radiação UV e ajuda a prevenir os danos causados pelo sol à pele.

Em dias com altas temperaturas evite comer alimentos mais gordurosos, isso porque em dias muito quentes a temperatura do corpo tende a aumentar e o organismo tem dificuldade de ingerir alimentos assim. Porém, invista em alimentos com baixo teor de carboidratos e maior proporção de fibras, já que vai ajudar na hidratação e prevenir os sinais do envelhecimento.

Gostou das dicas de cuidados com a pele em todas as estações do ano? Pois vale lembrar que os cuidados devem ser tomados para se manter a pele linda e jovem por mais tempo.

Está pensando em melhorar a flacidez do rosto e ficar com aparência mais jovem e descansada? Marque uma consulta em nossa clínica em São José dos Campos, que terei o maior prazer em te ajudar a conquistar a sua melhor versão. Estou te esperando!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search