Desvio de Septo: O que é? Que problemas podem causar? Soluções?
Já ouviu falar de desvio de septo? Muito provavelmente sim, ou já deve ter visto alguém com esse probleminha, que muitas vezes ele pode influenciar muito ou pouco em nossa vida.
Mas o que é desvio de septo?
Para entender isso você precisa saber antes o que é septo nasal, que é a parede que separa uma narina da outra, sua constituição é feita de ossos, cartilagem e mucosas.
Quando essa parede não está alinhada no centro do nariz, esteja ela curvando para um lado ou outro, acaba causando esse distúrbio chamado desvio de septo.
Normalmente espera-se que ela seja centralizada e resulte em duas narinas idênticas, mas isso é raro, e a maior parte da população tem algum grau mesmo que mínimo de desvio.
O que causa o desvio de septo?
Existem diversas coisas que podem causar o desvio de septo, pode se originar de forma congênita, e manifestar durante a infância ou mesmo aparecer durante o desenvolvimento dos ossos da face.
Mas não só isso, o desvio de septo também pode surgir a partir de:
- Traumatismos
- Cirurgias
- Infecções
- Inflamação local
- Entre outros.
Embora grande parte da população tenha algum tipo de desvio de septo, nem sempre requer algum tratamento cirúrgico, isso porque, muitas vezes não afeta a qualidade de vida.
Quando buscar tratamento para desvio de septo?
Como já citado acima, na maior parte das pessoas que possuem desvio de septo ele acaba sendo bem leve e não requer nenhum tratamento já que pouco influenciam na qualidade de vida do paciente, e muitas vezes não gera nenhum incômodo. Provavelmente a maior parte dessas pessoas nem sabem que têm esse distúrbio.
Agora, existem casos também onde o desvio de septo influencia mais na qualidade de vida das pessoas, onde o tratamento cirúrgico acaba sendo mais recomendado.
Isso quando o desvio impede o nariz de executar o que deve de maneira correta e sem interferências.
Outro ponto é quando o desvio afeta na estética do paciente, e acaba sendo mais aparente e isso pode incomodar algumas pessoas.
Lembre-se sempre de consultar um cirurgião plástico especializado para ter seu caso analisado, e assim entender melhor os benefícios do procedimento.
Principais sintomas do desvio de septo
Como desvio de septo o paciente pode ter alguns sintomas como:
- Obstrução nasal
- Retenção de secreção
- Dificuldade para dormir
- Rinosinusite crônica
- Sangramentos
- Respiração pela boca
- Dores de cabeça
- Dores na face
- Apneia do sono
- Ronco
- Entre outros
Mas lembre-se que alguns desses sintomas podem não ser causados pelo desvio de septo e sim ter outras origens.
Cirurgia de desvio de septo
Após a consulta com o cirurgião plástico especializado e analise, a cirurgia de correção nasal pode ser recomendada.
Embora aja a possibilidade de realização com anestesia local, a septoplastia é feita sob anestesia geral.
Na realização do procedimento cirúrgico o profissional faz uma pequena incisão para descolar a cartilagem que forma o septo, retirando parte que forma o desvio e reposicionando a cartilagem de maneira mais reta possível.
Na parte estética
Durante esses procedimentos o paciente pode optar em alterações mais estéticas do nariz, nesses casos o procedimento irá combinar a correção do desvio de septo juntamente com a rinoplastia.
Procure sempre consultar um cirurgião plástico especializado em Rinoplastia para poder analisar seu caso, caso deseje agende uma consulta com o Dr. Ronaldo Roesler para saber mais sobre cirurgia plástica e os procedimentos que podem ser realizados.