Envelhecimento da face: como funciona esse processo no organismo?

 In Dicas

É impossível parar o tempo, mas saber como ele age em nosso corpo vai ajudar a reduzir os efeitos da sua passagem.

Entender esse processo natural é o vai te ajudar a manter a pele jovem, bonita e saudável por muita mais tempo.

No entanto, além de uma vida saudável, ter uma boa alimentação, praticando exercícios físicos regulares, hidratação e protegendo a pele do sol vai ajudar a manter a pele jovem.

Hoje temos ao nosso alcance procedimentos cirúrgicos que atenuam os sinais do tempo, proporcionando assim resultados naturais e satisfatórios e, aumentando assim a autoestima.

Quando olhamos no espelho e notamos alguns vincos a mais no canto dos olhos e ao redor da boca. Ou algumas manchinhas já estão aparecendo, e a pele já não parece mais tão firme quanto antes. Estes são sinais do envelhecimento da face.

Embora seja um processo natural do nosso organismo quem é que fica feliz com essas mudanças que indicam a passagem do tempo. Por isso, é importante compreender como elas acontecem e como preveni-las.

Envelhecimento da face: como acontece

Conforme vão passando o tempo, as células do nosso corpo não são capazes de se renovar, já que a capacidade de substituir as células que morrem ficam cada vez menor.

Isso acontece tanto nas células epiteliais quanto nos fibroblastos, as células que produzem colágeno, e a proteína que dá sustentação à pele. Por isso, que a pele fica sujeita ao aparecimento de manchas, rugas e flacidez.

Fatores do envelhecimento

O envelhecimento facial ocorre por:

  • Formação das rugas de expressão ou rugas dinâmicas: são superficiais e aparecem devido à contração frequente dos músculos, como sorrir, chorar bastante e franzir a testa
  • Surgimento de rugas estáticas: aquelas mais profundas e surgem após os 30 anos, e ficam mais evidentes depois dos 50 anos
  • Perda de gordura da pele e abaixo dela (coxim adiposo), fazendo com que a pele da face perca volume em algumas áreas como as “maçãs do rosto”
  • A diminuição gradativa da estrutura óssea, que tem como efeito a falta de sustentação da pele
  • Perda de colágeno e elastina que são responsáveis pela elasticidade e tonicidade da pele, o que resulta em mais flacidez

Todos estes fatores acima deixam uma aparência do rosto cansada e envelhecida.

Como adiar o envelhecimento da pele

Apesar de ser impossível impedir a passagem do tempo, o envelhecimento da face pode acontecer de forma mais lenta com a adoção diária de alguns cuidados.

Para te ajudar a prevenir separamos os principais cuidados para prevenir a influência dos fatores externos.

# Use o protetor solar diariamente

Use o protetor solar diariamente, e mesmo em dias chuvosos, dentro de casa e até no escritório, pois as luzes artificiais ressecam e mancham a pele. O protetor deve ter FPS 30 ou superior.

# Hidrate o rosto

Use cremes específicos para o rosto e para reforçar a camada de proteção da pele e reduzir a perda de água.

# Beba muita água

É muito importante se manter hidratado diariamente, é preciso tomar pelo menos 2 litros de água para hidratar o corpo e ajudar a eliminar as toxinas

# Mantenha a pele limpa

Manter a pele limpa e livre de impurezas, resíduos de suor, oleosidade e poluição. Faça a limpeza do rosto com água e sabonete neutro de manhã e à noite.

# Faça a reposição de colágeno

Faça a reposição do colágeno a partir dos 35 anos.

# Adote um estilo de vida saudável

Adote uma alimentação balanceada, consuma com moderação bebidas alcoólicas ou elimine-as de vez, não fuma, durma bem e evite estresse.

Tratamentos para o envelhecimento facial

Mesmo que não seja possível interromper o processo de envelhecimento da face, existem diversos tratamentos que ajudam a combatê-lo, estimulam a produção de colágeno e promovem uma aparência mais jovem. Conheça os principais tratamentos:

  • Peeling Químico

Peeling químico consiste na descamação da pele com a aplicação de substâncias ácidas para estimular a renovação celular e suavizar manchas. Rugas e flacidez.

  • Peeling de Cristal

No Peeling de Cristal a descamação é feita através de um processo de microdermoabrasão para tratar manchas, rugas e cravos.

  • Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica também conhecida como Botox, é utilizada para paralisar os músculos responsáveis pelas rugas que aparecem quando fazemos uma expressão facial.

  • Preenchimento

O Preenchimento utiliza o ácido hialurônico para preencher sulcos e olheiras profundas e para repor o volume perdido de áreas como lábios e maçãs do rosto.

  • Lifting com fios

O tratamento de Lifting com fios, como o próprio nome diz utiliza fios de sustentação para levantar a pele do rosto e do pescoço.

  • Laser de CO2

O Laser de CO2 é a aplicação do laser fracionado para tratar rugas, flacidez, poros abertos e cicatrizes de acne e para uniformizar a cor da pele.

  • Microagulhamento

O tratamento por Microagulhamento utiliza um roller com microagulhas para estimular a regeneração da pele e a produção de colágeno, tratando rugas, cicatrizes, melasmas, poros abertos e flacidez.

  • Sculptra

O tratamento por Sculptra consiste na aplicação de uma substância que estimula o funcionamento dos fibroblastos e aumenta a produção de colágeno, combatendo a flacidez.

É importante lembrar que a escolha do melhor tratamento vai depender muito das características da pele de cada pessoas.

Quer saber mais sobre Cirurgia Plástica?

Se você ficou interessada em melhorar a aparência, então agende uma avaliação presencial com o cirurgião plástico Dr. Ronaldo Roesler em São José dos Campos para saber mais sobre procedimentos estéticos e cirurgias plásticas rejuvenescedoras.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

eleven + 4 =

Start typing and press Enter to search