Flacidez pós gestação: 9 super dicas para você se prevenir

 In Dicas

Ter um filho é o sonho de milhares de mulheres em todo mundo, mas a flacidez que acompanha a gestação para a maioria das pessoas é um drama. Continue lendo este artigo que você vai aprender como evitar esse problema!

Flacidez pós gestação

Uma das preocupações mais comuns das futuras mamães são as mudanças que ocorrem em seu corpo durante essa fase, e principalmente a flacidez que acompanha a pós gestação.

Durante a gestação com o crescimento do bebê, as fibras da pele se rompem e é comum desenvolver a flacidez.

Apesar de todas as mudanças que o corpo da mulher sofre com uma gestação, há como preveni-las ou minimiza-la. Veja como:

# Controle o ganho de peso

Esse é o principal ponto para evitar a flacidez pós gestação. É recomendado em média que a mulher ganhe de 10 a 15 quilos durante a gravidez. No entanto, esse valor pode variar de pessoa para e nisso seu obstetra pode te ajudar.

Quanto maior é o ganho de peso nesse período, mais a pele precisa se esticar para acomodar o aumento de volume.

Dessa forma, as fibras de colágeno e elastina se rompem, de forma que a pele da barriga, quadril e seios não conseguem mais voltar a forma de antes.

# Esteja no peso certo ao engravidar

Se você está planejando engravidar, o ideal é estar um uma faixa de peso saudável antes da gestação.

Dessa forma os quilos a mais durante a gravidez não vão representar uma perigo para sua pele.

Isso não quer dizer que você deve ter uma alimentação restritiva, mas você deve adotar uma alimentação equilibrada e saudável seguida de um programa de exercícios físicos, tudo orientado pelo seu médico.

# Consuma alimentos corretos

O consumo de alimentos corretos é muito importante tanto para sua saúde quando para a saúde do bebê. Evite açúcares, frituras, embutidos e alimentos ricos em sódio.

No entanto, inclua em sua dieta os alimentos que ajudam a manter a elasticidade e evitar a flacidez como os alimentos ricos em:

  • Vitamina C: antioxidante e auxiliar na produção do colágeno. Encontrada em frutas cítricas e vegetais de folhas verdes.
  • Vitamina E: protege a membrana das células da pele. Encontrada em nozes, sementes, óleos vegetais, ovos e cereais integrais.
  • Proteínas: fornecem os aminoácidos para a formação do colágeno. São encontradas no grão-de-bico, ervilha, carnes, frango, ovos e leite.

# Hidrate seu corpo para evitar a flacidez pós gestação

Manter o corpo hidratado em qualquer fase da vida é muito importante, mas durante a gravidez é essencial.

O consumo de no mínimo de 2 litros de água diariamente é fundamental para evitar as estrias no abdômen e a flacidez pós gestação.

# Escolha roupas íntimas apropriadas

Com o aumento do volume dos seios e da barriga causa uma pressão adicional na pele, isso favorece o rompimento das fibras, fazendo com que surja à flacidez.

Por isso, é importante utilizar sutiãs e calcinhas especiais para a gestação, para dar mais sustentação para os seios e barriga. As cintas também podem ajudar a evitar a flacidez pós gestação, mas devem ser usadas com orientação médica.

# Utilize cremes e óleos hidratantes

Uma pele hidratada faz com que a pele fique mais resistente ao estiramento causado pelo desenvolvimento do bebê, dessa forma as fibras de colágeno e elastina serão mais preservadas.

Por isso que além de se hidratar com muita água, é essencial aplicar cremes e óleos hidrantes duas vezes ao dia.

Utilize produtos que contenham vitamina E, lactato de amônia, ureia, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva. Apenas evite aplicá-los sobre os mamilos, pois a pele dessa região fica mais sujeita a rachaduras durante a amamentação.

# Faça exercícios

É muito importante manter uma rotina de exercícios também durante a gravidez, já que assim você vai evitar o ganho de peso excessivo e ainda fortalecer a musculatura pélvica e abdominal, e facilita o parto e ainda evita a flacidez pós gestação.

Todos os exercícios devem ser recomendados pelo médico obstetra, para que tragam benefícios para você e para o bebê. Após o parto, retome as atividades físicas aos pouco e conforme a liberação médica.

# Os tratamentos estéticos

Mesmo com todos os cuidados com a gestação, é difícil uma pele não apresentar algum grau de flacidez. E se for seu caso, hoje há diversos tratamentos estéticos para tratar esse problema, como por exemplo:

  • Radiofrequência: nesse procedimento é utilizado um aparelho que emite ondas eletromagnéticas que estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme.
  • Carboxiterapia: esse procedimento consiste na injeção de CO2 abaixo da pele com objetivo de aumentar a circulação local e o aporte de oxigênio para os tecidos. Como resultado a um aumento de produção de colágeno e elastina.
  • Ultra Accent XL: é um procedimento que combina a radiofrequência com o ultrassom seletivo para provocar a agitação das moléculas de água e a contração das fibras da derme, estimulando assim a produção de colágeno e a eliminação da gordura localizada.
  • Laser fracionado de CO2: esse procedimento age por meio do aquecimento das moléculas de água na pele e da eliminação das células atingidas, estimulando a renovação do tecido e a produção do colágeno.

Caso você ainda esteja amamentando, pode ser necessário aguardar esse período para realizar os tratamentos.

# Considere fazer uma cirurgia plástica

Agora se o grau de flacidez é muito alto, pode ser indicado fazer uma cirurgia plástica para corrigir esse problema. Já que as áreas mais afetadas costumam ser as mamas e o abdômen, os procedimentos cirúrgicos mais comuns são a mastopexia e a abdominoplastia.

A mastopexia consiste em um lifting das mamas para reposicioná-las de uma forma que a deixe mais levantada e com aparência mais jovem. Se necessário, a cirurgia pode incluir a colocação de próteses de silicone. Saiba mais sobre a mastopexia.

Já o procedimento de abdominoplastia consiste na correção da flacidez da pele e dos músculos do abdômen, melhorando a aparência de estrias e cicatrizes, melhorando a aparência da região.

Ficou interessada nesses tratamentos e cirurgias plásticas?

Agende seu horário com o cirurgião plástico Dr. Ronaldo Roesler em São José dos Campospara saber mais sobre eles e conhecer outras técnicas para ficar ainda mais linda!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search