Otoplastia: Corrija a orelha de abano ainda na infância

 In Uncategorized

Otoplastia mais conhecida como “orelhas de abano” é o termo usado para a cirurgia nas orelhas. Além de indicada para pessoas com orelhas proeminentes (de abano), a otoplastia pode melhorar significativamente a autoestima de uma pessoa.

No entanto, poucas pessoas sabem que a orelha de abano é um defeito congênito mais comum dessa parte do corpo humano. Aproximadamente 5% dos bebês caucasianos nascem com esta irregularidade de forma, que é perceptível já nos primeiros dias de vida.

Felizmente a otoplastia é o procedimento cirúrgico indicado para correção da orelha de abano, e pode ser realizada ainda na infância.

Por ser uma deformidade estética ela não afeta a audição e não causa qualquer outro tipo de transtorno físico ou funcional. Porém, pode se tornar motivo de bullying na idade escolar e aumentar o risco da criança ou adolescente desenvolver transtornos psicológicos.

O bullying é um agente de risco para o desenvolvimento depressão, ansiedade e fobia social. Por isso mesmo que a orelha de abano não de ser vista somente como uma questão estética.

O QUE É OTOPLASTIA?

Como já citamos a otoplastia é a cirurgia que tem como objetivo corrigir defeitos estéticos da orelha, que pode variar de tamanho, posição e formato, inclusive em uma mesma pessoa.

A assimetria mais comum é quando as orelhas se mostram proeminentes (afastadas da cabeça) e com falta de definição das curvas cartilaginosas.

Outra deformidade muito comum nas mulheres é a laceração do lóbulo da orelha, geralmente proveniente ao uso de brincos.

Com a cirurgia é possível promover equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face, remodelar a cartilagem, esculpir as curvaturas e aproximar a orelha da cabeça.

A indicação para uma cirurgia, além de outros fatores, como ao grau da condição, o nível de incômodo do paciente com a orelha.

E como esse problema começa a incomodar já na infância, muitas vezes em decorrência do convívio escolar. A cirurgia corretiva pode ser realizada a partir dos 6 anos, idade na qual o desenvolvimento da orelha está completo e a cirurgia não vai interferir nesse aspecto.

Como é feita a otoplastia

Em geral, a cirurgia de otoplastia é indicada após análise clínica do paciente e seguimento das recomendações pré-cirúrgicas e estando tudo certo para a realização do procedimento.

O procedimento normalmente é feita, com anestesia geral ou anestesia local com sedação e em ambiente hospitalar, e a alta hospitalar se dá no mesmo dia.

O procedimento é realizado por uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Através desse corte é feita a cirurgia para remodelação da orelha. Os pontos de fixação são geralmente, internos e absorvíveis pelo organismo. Os pontos têm a função de manter a nova anatomia da orelha e de fechar o corte.

No entanto a otoplastia é um procedimento reparador, que visa reverter um defeito estético, com objetivo de oferecer mais harmonia no formato, no tamanho e ângulo da orelha.

Os cuidados após a cirurgia de otoplastia

Normalmente, o resultado da otoplastia é uma orelha mais harmônica ao rosto e do tamanho desejado pelo paciente.

O resultado já é visto logo nos primeiros dias após a cirurgia, o inchaço reduz 90%, já nas duas semanas após o procedimento e um mês já está bem próximo ao resultado definitivo.

Quando o procedimento é optado ainda na infância há menor incidência de perder os resultados, especialmente no caso de correção da orelha de abano.

O retorno às atividades, como ir à escola, está autorizado uma semana após o procedimento. No entanto, cuidados para evitar qualquer trauma na orelha precisam ser seguidos.

Portanto, se deseja saber mais sobre a cirurgia de otoplastia é importante se informar previamente sobre o que é, como funciona a otoplastia, quais correções podem ser realizadas com o procedimento, e também os cuidados no pré e pós operatórios são fundamentais antes de decidir por qualquer procedimento.

Por isso, busque esclarecer todas suas dúvidas com um cirurgião plástico de confiança e apto para realização da otoplastia.

Buscando por Cirurgia Plástica (otoplastia) em São José dos Campos, basta clicar no link “Agende sua consulta” agora mesmo.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search