Outubro Rosa: a campanha de prevenção do câncer de mama

 In Cuidando do Corpo

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o câncer mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. E para isso, é importante que as mulheres estejam sempre atentas aos seios.

Outubro Rosa

 

Outubro é reconhecido como o mês da prevenção contra o câncer de mama. A campanha do “Outubro Rosa” que tem como objetivo principal alertar tanto mulheres quanto homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, para evitar a doença.

O autoexame é algumas das medidas que você pode tomar para se proteger do câncer de mama.

O exame deve ser feito uma vez por mês, principalmente em mulheres acima de 35 anos. Já que a incidência do câncer de mama em mulheres acima desta idade cresce rápida e progressivamente. Mas como fazer o autoexame?

 

Outubro Rosa e o Autoexame

 

O autoexame deve ser feito pela mulher, pelo menos uma vez por mês, sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês (uma data fixa) para fazê-lo, um exemplo, todo dia 15 de cada mês.

 

Passo-a-passo para fazer o autoexame da mama

 

Para fazer o autoexame da mama corretamente é importante seguir os passos as seguir:
Frente ao espelho

1- Retire toda roupa e posicione-se em frente a um espelho e coloque as mãos na cintura. Durante a observação é importante avaliar a cor das mamas, o tamanho, forma, verifique se as mamas estão simétricas. Observe se há pregas, depressões ou abaulamentos nas mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Não esqueça de incluir a aréola e o mamilo na observação.

2- Agora coloque as mãos para cima, verifique novamente a simetria dos seios, e não esqueça de sempre observar com cuidado se existe diferença no formato das mamas.  E se o sutiã marca mais uma mama que a outra, observe se há inchaço também.

3- Durante o banho, ensaboe bem as mamas e as axilas. Coloque a mão esquerda atrás da nuca e, com a mão direita, massageie delicadamente a mama esquerda, com movimentos circulares, verificando se existem caroços ou regiões mais espessas. Repita o movimento com a mama direita. É importante também você começar o movimento na parte superior da mama, perto da axila.

4- Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se saem secreções ou se existem nódulos. Toque cuidadosamente as aréolas e observe o também.

5- As axilas também devem ser observadas, já que o tecido mamário chega até esta região. Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando se existem nódulos.

 

Sinais de alerta!

O autoexame das mamas ajuda a identificar rapidamente quaisquer alterações que possa indicar o desenvolvimento de câncer.

No entanto, é importante saber que a presença de pequenos nódulos na mama é relativamente comum, e nas mulheres em especial, e isso não indica que é um câncer em desenvolvimento.

Porém, se esse nódulo for aumentando ao longo do tempo ou se causa algum outro sintoma, ele deve ser investigado por um médico.
Por fim, vale lembrar que o autoexame não substitui as consultas periódicas ao médico! E a mamografia ainda é o método mais eficiente para detectar o câncer de mama de maneira precoce. Se você observar qualquer anormalidade nos seus seios, procure um médico logo.

 

Cuidar de si mesmo é a maior prova de amor! Estamos juntos nessa luta!

 

E aí, você já fez o seu autoexame e cuidou da sua saúde para se sentir mais bonita hoje? Nós da Clínica Ronaldo Roesler estamos aqui para te proporcionar sua melhor versão. Marque uma consulta agora mesmo.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search