Rinoplastia: Como obter um resultado natural com esse procedimento

 In Sua Saúde

A rinoplastia mais conhecida como a plástica no nariz, é um procedimento cirúrgico realizado para melhorar a aparência do nariz, alterar o seu tamanho, remodela e corrigi imperfeições.

Existem pessoas que buscam a rinoplastia para corrigir imperfeições mais simples, como a diminuição do dorso, e há quem procure pela cirurgia para melhorar os aspectos funcionais ou para alterar algumas características étnicas de forma sutil, entre outros motivos.

Os procedimentos no rosto sempre são muito delicadas já que é importante respeitar as proporções da face. Com pequenas mudanças é possível perceber uma mudança em toda a face, não somente no nariz.

Por isso, que todo o procedimento cirúrgico deve ser feito buscando resultados discretos e que respeitem as proporções do rosto de cada indivíduo.

Resultado natural com a rinoplastia

Com a rinoplastia é possível melhorar imperfeições estéticas, remodelar o nariz e mudar sua curvatura. Com esse procedimento é possível corrigir o septo nasal nos casos de dificuldades respiratórias.

Seja por estética ou reparação, o paciente deve saber algumas coisas importantes antes de se submeter a cirurgia.

O primeiro passo é buscar por um cirurgião plástico capacitado que irá estudar minuciosamente cada caso para encontrar a melhor solução para cada caso. Além de ser a melhor pessoa para tirar todas suas dúvidas.

Outro ponto importante é saber que não é possível escolher o formato desejado, já que para se ter um resultado natural, as mudanças devem ser discretas para manter a face em harmonia.

Caso o procedimento seja para a correção de problemas respiratórios, o paciente ainda poderá sentir alguma dificuldade nos primeiros dias por conta do edema. O que tende a desaparecer com o passar do tempo.

O procedimento cirúrgico de rinoplastia tem duração em média 2 horas, e a anestesia fica a critério do médico, porém, a anestesia geral é a mais utilizada.

Raramente o paciente apresenta dor, após a cirurgia, entretanto pode apresentar algum desconforto devido ao tamponamento realizado. Em alguns casos, o curativo pode ser mantido por até 72 horas.

Cuidados para se ter o melhor resultado na rinoplastia

Como já mencionei acima, a busca por um profissional especializado é a primeira forma de garantir sucesso nos resultados em sua cirurgia.

A rinoplastia estruturada é uma técnica utilizadas por alguns cirurgiões para corrigir as deformidades e remodelando as cartilagens sem retiradas em excesso e visa corrigir alterações específicas que cada paciente apresenta. Apesar de ser mais trabalhosa, ela é capaz de prevenir problemas futuros e resultados artificiais.

Pré-operatório

Para um bom resultado na cirurgia é importante ter uma boa preparação antes da cirurgia. Como investir em uma alimentação mais balanceada e saudável. Para os fumantes, é importante que evite-os, já que o cigarro pode prejudicar a recuperação e causar alguns problemas.

Outra coisa muito importante no período do pré-operatório é que o paciente se organize para ter um pós-cirúrgico de qualidade e com tranquilidade.  Por isso, organize a casa, realize as tarefas e compromissos antes da cirurgia, para que durante a recuperação seja voltada só para a recuperação.

Pós-operatório

É muito importante que após a cirurgia o paciente faça repouso e tenha alguns cuidados especiais como evitar grandes esforços para que não ocorra nenhum rompimento de pontos ou hemorragias, e prejudique a cicatrização.

Atividades físicas e exposição direta ao sol devem ser evitados nesse período. O cigarro como já citei anteriormente o cigarro deve ser evitado também no pós-operatório já que ele diminui o oxigênio no sangue e pode causar trombose e até mesmo necrose na área operada.

Com tudo é muito importante observar todos os cuidados do pré e pós-operatório e como eles estão ligados ao sucesso do procedimento.

A rinoplastia além de ajudar na estética facial, aumenta a autoestima, melhora os problemas respiratórios, e proporciona o bem-estar do paciente. Por isso, a importância de realizar esse procedimento com um profissional especializado e seguir todas as orientações é possível obter um resultado natural.

Quer saber mais sobre a rinoplastia ou outro procedimento, entre em contato conosco e agende uma consulta agora mesmo!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

12 + 17 =

Start typing and press Enter to search