5 dicas de como envelhecer bem e com saúde

 In Dicas

Envelhecer bem e com saúde é possível sim! E para que você chegue a essa fase “de ouro” da vida com qualidade e saúde é preciso alguns cuidados desde já.

Pra muitos jovens essa realidade pode parecer muito distante. Porém, para quem já passou dos 60 anos essa é uma realidade.

Apesar de muitos chegarem com vitalidade e energia de sobra é preciso envelhecer com sabedoria para conseguir usufruir da melhor idade.

Pois esse é o tempo em que a aposentadoria chega e, com ela mais tempo para si, já que os filhos e netos estão crescidos.

Porém, para conseguir tirar o melhor dessa fase, que é um presente, é preciso sabedoria, mais qualidade de vida, saúde.

Nessa fase é a hora de aproveitar a vida, viajar, aprender coisas novas, passear com os amigos e fazer atividades.

E para aprender como envelhecer bem e com saúde separei algumas dicas que vão te ajudar a tornar essa fase a melhor de todas!

1# Cuide da alimentação

cuide-alimentacao

Nada melhor que começar com a alimentação. Pois, nessa fase é muito importante primar por qualidade e não por quantidade, não que isso não seja importante em qualquer idade.

Mas para as pessoas mais velhas a boa alimentação é muito importante.

Nessa fase evite a ingestão de alimentos pesados, como gorduras, já que elas faz com que a digestão demore mais e por consequência consuma uma maior energia para metabolizar o que foi ingerido.

Inclua também mais legumes, verduras cruas e frutas em sua dieta. Procure não comer muito em uma única refeição e diversifique bem os grupos dos alimentos.

O ideal é se alimentar com frutas, cereais no café da manhã e no almoço diversificar com legumes, grãos e verduras e no jantar fazer um lanche leve e saudável.

É muito importante que nosso organismo tenha um tempo para fazer a digestão e ainda descansar. Por isso, coma bem e poucas vezes.

Não durma logo depois de uma refeição, pois o estômago cheio pode vai deixa-lo indisposto além de causar desconforto e não conseguir ter um sono relaxante e reparador.

Outra dica é ingerir de 8 a 10 copos de água ao longo dia para sentir-se bem e rejuvenescer. A água é um recurso natural e deve ser usado em abundância.

2# Aprenda algo novo

aprenda-algo-novo

Não é por que você se aposentou que é para você ficar sem fazer nada, só vendo a tempo passar!

Agora é a oportunidade de você descobrir coisas novas e incríveis e fazer o que você sempre gostou e não tinha tempo.

Quem sabe fazer aquele curso de línguas que nunca teve tempo, aprender um instrumento musical. Ou quem sabe investir em aulas de pintura, costura, tricotar, marcenaria, aprenda a cozinhar.

As oportunidades são imensas agora é encontrar atividades que possam preencher a sua rotina.

Dessa forma você vai se manter sempre jovem e ativo e te fazer uma pessoa bem melhor.

3# Viaje e conheça novos lugares

viage-conheca-lugares-novos

Conhecer lugares novos, pessoas e costumes é muito bom e nós faz sentir vivos.

Viajar para cidades e países novos é uma ótima oportunidade de abrir a mente e conhecer outras culturas.

Se você não está costumado a viajar comece aos poucos indo para cidades vizinhas que você sempre quis conhecer.

Se você não tem uma companhia para viajar, isso não é desculpas para conhecer lugares novos. É muito fácil de encontrar grupos de pessoas que se organizam para conhecer outros lugares.

As próprias agências de viagem organizam esses passeios. Então não tem desculpas, hein!

Há quem diga que um das melhores maneiras de se sentir vivo é sair de casa e conhecer novos lugares.

Agora se você gosta de viajar mesmo que sozinho então é só arrumar as malas e partir para uma nova aventura

4# Cuide da sua aparência

cuide-sua-aparencia

Não é porque a terceira idade chegou que você vai se descuidar. Ter um pouco de vaidade e cuidado não faz mal a ninguém, muito pelo contrário!

Com a chegada da idade temos que continuar nos cuidado sempre, principalmente da nossa pele que vai se tornando mais delicada.

Por isso, é primordial usar sabonetes e produtos de limpeza adequados para o seu tipo de pele e procurar o médico dermatologista sempre que necessário.

Se você gosta de se cuidar é quer envelhecer da melhor forma alguns procedimentos estéticos pode ser necessário para ajudar no seu bem estar. Por isso, procure um profissional especializado e agende uma consulta.

No entanto, é importante redobrar a atenção ao sair no sol nos horários de maior intensidade, nesses horários passe o protetor solar.

Não deixe de tomar banhos de sol antes das 10 da manhã e depois das 16. Quinze minutos de sol é fundamental para a manutenção da vida.

Os cuidados e a vaidade com a pele e o corpo não devem ir embora.

5# Pratique exercícios físicos

pratique-exercicios

A prática de exercícios é fundamental na terceira idade. É de extremamente importante manter uma rotina de atividades físicas moderadas regular.

Para que se mantenha a circulação do sangue, a flexibilidade das articulações e a capacidade cardiorrespiratória em pleno funcionamento.

É ideal caminhadas e passeios a pé ao ar livre, essas atividades devem estar presentes na rotina diária.

Ter uma vida ativa faz bem para qualquer e devemos evitar comportamentos sedentários como ficar a maior parte do dia no sofá diante da TV.

Tire mais tempo para ler livros interessantes e instrutivos e deixe o sofá e a TV para os dias de chuva ou para alguns momentos de lazer.

Não se esqueça de procure um médico regularmente para garantir a saúde e para se certificar que a sua saúde está em dia para a prática esportiva.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

fourteen + sixteen =

Start typing and press Enter to search