7 Dicas de limpeza facial e saiba qual é a hora de procurar um profissional

 In Dicas

Para ter uma pele bonita e saudável requer alguns cuidados especiais, mas isso não quer dizer necessariamente que a pessoa tenha que gastar rios de dinheiro.

A limpeza caseira é importante, no entanto a limpeza em uma clínica além de oferecer outros benefícios os seus resultados são bem mais poderosos.

Limpeza de pele

Para ter a pele bonita a limpeza facial de imprescindível, além de remover as impurezas como a poluição e os resíduos de produtos ela controla a produção de óleo.

É recomendado fazer uma higiene no rosto duas vezes ao dia, uma pela manhã ao acordar e outra ao fim do dia e uma limpeza mais profunda com uma profissional, em média uma vez por mês. Mas, o ideal é consultar o seu dermatologista para que ele indique a frequência ideal para seu tipo de pele.

Limpeza de pele profissional

A limpeza de pele profissional tem ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de comedões e acnes, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele, além de promover a estimulação do tecido e a obtenção de uma pele mais macia, tonificada, com toque aveludado.

Para uma limpeza caseira da pele que você pode fazer uma limpeza, esfoliação e tonificação do tecido, tudo feito com produtos apropriados para o uso caseiro, com ação suave e que não vão prejudicar a sua pele.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você saber como limpar sua pele corretamente e também para descobrir quando e por que procurar uma limpeza profissional.

Confira o passo a passo para fazer uma limpeza de pele completa em casa:

1# Limpeza

Para fazer a limpeza da pele use água morna e um sabonete neutro ou um sabonete especifico para sua pele. Se você retirou cravos e espinhas, utilize um produto com propriedades antissépticas para evitar infecções.

A seguir, aplique um demaquilante para retirar os resíduos mais persistentes de maquiagem e poluição. No dia a dia, finalize aplicando um hidratante, o tônico ou creme antienvelhecimento e o filtro solar.

Para uma limpeza mais profunda, siga os passos a seguir.

2# Esfoliação

A esfoliação deve ser feita com um esfoliante suave, especialmente no rosto. Evite produtos com grânulos muito grossos e não faça força ao aplicar e massagear o produto.

Um esfoliante natural como aveia e mel são ótimo para eliminar as células morta do rosto e ainda hidratam profundamente a pele.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aveia

1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

Misture o mel e a aveia e aplique em toda região do rosto com movimentos circulares. Retire o produto com água fria em abundância e depois hidrate a pele com um bom hidratante.

Não exagere na esfoliação, pois ao contrário, ela pode agredir as peles mais sensíveis ou provocar um efeito contrário em peles oleosas, aumentando a produção de sebo para compensar a remoção da película lipídica.

3# Tonificação

Para manter sua pele hidratada e que se recupere da ação da limpeza e esfoliação, é essencial fazer a aplicação de um hidratante com substâncias calmantes (camomila, aquaporine e alfabisabolol, por exemplo) ou uma água termal para ajudar peles avermelhadas e sensíveis a se recuperar depois da limpeza. Mesmo as peles oleosas devem ter esse cuidado, porém com produtos específicos para esse tipo de pele.

4# Proteção

O protetor solar é necessário todos os dias, principalmente após a limpar sua pele, pois sua pele estará mais sensível aos danos causados pela radiação UV devido à remoção da camada de óleo e à esfoliação.

Depois tanto da limpeza diária ou da limpeza mais profunda você deve aplicar um protetor solar com no mínimo FPS 30, mesmo que você fique em casa ou o dia esteja nublado.

Todos os cuidados é para evitar o envelhecimento cutâneo, as manchas e a destruição das fibras de colágeno facilitando assim o surgimento de rugas e a flacidez.

A exposição desprotegido da pele ao sol é a principal causa do câncer de pele.

5# Aplique vapor para remover impurezas

Se você sofre com cravos e espinhas, uma dica é fazer uso do vapor para dilatar os poros e facilitar a remoção dessas impurezas.

Use 1 litro de chá de camomila não muito quente (use o chá morno) e tenha cuidado para não se queimar, coloque em um recipiente e aproxime o rosto do vapor por alguns minutos.

6# Extraia cravos e espinhas com segurança

Espremer cravos e espinhas pode machucar a pele e causar manchas e cicatrizes permanentes, por isso é preciso ter muito cuidado para extrair essas impurezas. Por isso, lave muito bem as mãos e sempre cubra os dedos com uma gaze esterilizada para não causar uma infecção.

É possível apertar delicadamente os cravos e as espinhas mais superficiais (que têm a ponta esbranquiçada, indicando que o pus está quase saindo). Porém, se eles não saírem com uma leve compressão, não insista – é melhor procurar um profissional.

7# Não aperte espinhas avermelhadas

Mesmo com o auxílio do vapor e uma gaze, você não deve espremer espinhas avermelhadas, se ela não tenham a pontinha branca bem visível.

As espinhas avermelhadas significam que a inflamação está localizada mais profundamente na pele, e ao apertá-la você pode fazer com que o pus se espalhe, piorando o quadro.

Nesse caso se você tem muitas espinhas ou sofre com acne deve procurar estar fazendo um tratamento dermatológico e fazer a limpeza profissional.

Quando procurar um profissional para fazer a limpeza de pele

A limpeza facial diária é um cuidado essencial que todos nós temos que ter para manter a pele saudável e bonita.

No entanto a limpeza de pele profissional oferece benefícios que vão além e é a opção mais adequada para quem tem a pele sensível ou sofre com acne.

Já nos casos de pessoas que sofrem com acnes mais severas é mais indicado fazer um tratamento com o dermatologista e só depois fazer a limpeza de pele, já que o procedimento pode agravar o quadro.

Além da limpeza em uma clínica ser com maior segurança as técnicas aplicadas são para não machucar a pele, podem ser utilizados aparelhos para oferecer outros benefícios como o ultrassom, que facilita a extração de cravos e espinhas, e o aparelho de alta frequência favorece a cicatrização e evita inflamações e infecções da pele.

Você já experimentou fazer uma limpeza de pele profissional?

Compartilhe com a gente nos comentários a sua experiência e aproveite também para conhecer as opções em São José dos Campos de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos do Dr. Ronaldo Roesler.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

sixteen + eight =

Start typing and press Enter to search