Resultado da Lipoaspiração: Descubra em quanto tempo leva para ver os resultados

 In Dúvidas sobre Cirurgias

A lipoaspiração é um procedimento para remodelar o corpo deixando-o mais harmônico e definido. Porém uma dúvida que muitos pacientes tem é quanto tempo preciso esperar para ver o resultado da lipoaspiração?

E essa é uma dúvida compreensível, afinal, quem faz um procedimento de Lipo quer logo ver o corpo remodelado em sem as gordurinhas localizadas indesejadas.

Porém é importante esclarecer que a lipoaspiração não é um procedimento indicado para perda de peso, porém, ela ajuda na diminuição de peso sim. Já os pacientes que estão acima do peso, é indicado perder primeiro peso para depois procurar uma cirurgia de lipoaspiração.

Mas outras dúvidas como é a realização do procedimento? Como é a recuperação da lipoaspiração? É possível associar a lipo com outros procedimentos?  Quando o resultado final da lipoaspiração aparece?

Se essas também são suas dúvidas então continue a leitura. Mas antes de qualquer coisa vamos entender o que é o procedimento de lipoaspiração.

 

O que é a Lipoaspiração?

 

A lipoaspiração é a arte da remodelação. Uma técnica poderosa que mira diretamente na gordura localizada, ela é a escolha perfeita para aqueles que possuem depósitos de gordura persistentes e indesejadas em áreas específicas.

É um procedimento indicado no abdômen, cintura, costas, pernas, culotes, coxas internas, joelhos, tornozelos, braços, axilas e pescoço, podendo se beneficiar dessa técnica tanto homens quanto mulheres.

Como já vimos anteriormente o propósito da lipoaspiração não é combater a obesidade ou promover o emagrecimento.

Por isso se sua meta é a perda de peso substancial, é recomendado explorar alternativas que envolvam uma reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

Porém a lipoaspiração é um tratamento estético, com o intuito de melhorar a autoestima das pessoas através de mudanças positivas no corpo.

É uma abordagem estética que visa proporcionar alterações positivas que favoreçam a autoconfiança.

No entanto é uma excelente ferramenta de transformação estética, focada em proporcionar uma relação mais positiva com sua forma corporal. O que impulsiona a autoestima e confiança, mas requer uma parceria contínua com uma alimentação equilibrada e exercícios regulares para manter os resultados deslumbrantes e duradouros.

Porém a lipoaspiração pode servir como um catalisador para resultados mais ágeis, incentivando uma mudança nos hábitos do paciente, mas ela não deve ser encarada como um tratamento exclusivo e definitivo. Já que sua retirada em excesso pode acarretar em um quadro de anemia devido à perda de volume sanguíneo junto da gordura.

 

Como é realizado o procedimento de lipoaspiração?

 

Para a realização da lipoaspiração o seu médico cirurgião juntamente com o anestesista vão definir qual a melhor anestesia no seu caso. Podendo ser a anestesia local com sedação, bloqueio (raqui ou peridural) ou geral. O que vai definir a escolha será as áreas aspiradas e se terá associação de outros procedimentos.

Apesar de muitos pacientes desejarem saber quantos quilos poderão perder durante o procedimento, esse é um pensamento muito errado, visto que a cirurgia deve ser planejada de acordo com a eliminação do deposito de gordura a ser tratado e com a definição do contorno corporal em cada caso.

No entanto, existe indicações de segurança do procedimento que devem ser respeitadas. Isso quer dizer que o limite a ser retirado deve estar entre 5% e 7% do peso corporal do paciente, não devendo exceder por questões estéticas e de segurança.

Será realizada uma incisão no local a ser aspirado e com uma cânula e a gordura passará por uma sucção. Porém algumas complicações podem ocorrer por se tratar de um procedimento bem complexo.

Isso porque o corpo reage de formas diferentes e, na grande maioria dos pacientes obtém os resultados desejados, porém existe casos em que os resultados não são tão satisfatórios e isso é independente do médico ter experiência, cautela e atenção.

Podemos citar alguns casos mais comuns que podem ocorrer como:

  • Irregularidades na pele (comuns em pele flácida);
  • Necrose de pele por deficiência circulatória (sendo a causa mais comum em pacientes tabagista);
  • Embolia pulmonar gordurosa (casos raros);
  • Perfuração de vísceras (casos raros);
  • Flacidez de pele na região lipoaspirada, comum em pacientes que já possuíam flacidez antes da lipo.

Vale lembrar que qualquer procedimento cirúrgico tem seus riscos, por isso é imprescindível a realização da lipoaspiração por um cirurgião plástico profissional especializado e de confiança para reduz os riscos, sem esquecer dos cuidados no pré e pós-operatório.

O Dr. Ronaldo Roesler é cirurgião plástico em São José dos Campos com 30 anos de experiência, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Você pode agendar sua consulta para entender melhor e tirar todas as dúvidas.

Recuperação da lipoaspiração

 

Após o procedimento da lipoaspiração, a ansiedade para ver o corpo com os resultados definitivos é compreensível, porém, apesar da eliminação da gordura não é possível ver o corpo modelado e magro de imediato.

No entanto, é crucial lembrar que o processo de recuperação do corpo é um caminho gradual, e certos fatores podem retardar a percepção imediata dos resultados. Edemas (inchaços), por exemplo, podem mascarar temporariamente os contornos que você busca tão ansiosamente.

 

Veja como é a jornada dessa evolução!

 

Primeira semana após a lipoaspiração

 

Nas primeiras semanas após a lipoaspiração, a região tratada estará sujeita a inchaços e hematomas. Isso decorre devido a resposta natural do corpo, que produz líquidos como parte do processo de defesa. Esses fluidos protegem os tecidos que foram descolados e traumatizados durante a cirurgia.

É aqui que entra a drenagem linfática, frequentemente recomendada por médicos a partir do sétimo dia após a cirurgia.

Entretanto, é crucial que você busque profissionais qualificados para garantir a técnica adequada e não comprometer o resultado tão sonhado.

 

Terceiro mês após a lipoaspiração

 

À medida que o primeiro mês se desenrola, os inchaços e hematomas darão lugar a uma visão mais promissora da região tratada.

Se você seguir as orientações médicas, manter uma dieta balanceada, permanecer hidratado, usar a cinta compressora e adotar a drenagem linfática, você logo notará melhorias significativas.

Com o passar do tempo, os endurecimentos resultantes da cicatrização interna gradualmente se dissolverão entre o segundo e o terceiro mês.

No terceiro mês, uma parcela considerável dos pacientes já terá atingido cerca de 80% dos resultados desejados. A silhueta desejada estará ganhando forma, mas lembre-se de continuar seguindo as instruções pós-operatórias para garantir uma recuperação otimizada.

 

Quando os resultados da lipoaspiração aparecem?

 

Assim como cada indivíduo é único, o período para que você possa desfrutar plenamente dos resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No entanto, a grande maioria dos pacientes alcança sua forma final em torno de seis meses após o procedimento. Já algumas pessoas podem precisar de um pouco mais de tempo, podendo chegar a 1 ano.

A diferença no ritmo da transformação depende de características pessoais e do cuidados por parte do paciente.

O sucesso da lipoaspiração é fortemente influenciado por suas ações após o procedimento.

O compromisso com uma recuperação cuidadosa seguindo todas as orientações médicas é a chave para o sucesso do seu procedimento.

Lembre-se, o tempo passa rápido, e em um ano você pode estar desfrutando de uma silhueta totalmente nova. A escolha é sua, o que você verá no espelho depende das escolhas que faz hoje.

 

A lipoaspiração associada com outros procedimentos

 

A lipoaspiração é um procedimento que pode ser aliada a outros procedimentos cirúrgicos para melhorar ainda mais seus resultados.

Porém é importante respeitar as recomendações das diretrizes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica , sobre tempo de cirurgia, anestesia e sangramento dos procedimentos.

Essas combinações podem resultar em uma única recuperação pós-operatória e benefícios excepcionais. Imagine agregar a lipoaspiração com outros procedimentos como:

  • Mamoplastia redutora como a de aumento, com tratamento da lateral de mamas largas ou mesmo somente a gordura da axila.
  • Abdominoplastia é a mais comuns de todas as associações com a lipoaspiração, já que permite uma modelagem mais completa da região abdominal, com remoção tanto da gordura quanto do excesso de pele, assim como melhorar o contorno da cintura.
  • Outras cirurgias faciais como a mentoplastia, o lifting facial  e a rinoplastia são bem-vindas também.

Como escolher a clínica de lipoaspiração?

 

Escolher a clínica e o especialista certo para fazer a sua lipoaspiração é uma decisão crucial.

Com riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, a confiança em uma equipe qualificada é primordial.

Certifique-se de que o cirurgião plástico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tenha experiência e referências sólidas.

A chave para o sucesso da realização do seu sonho está em mãos competentes, desde a primeira consulta até o pós-operatório. Um cirurgião especializado é fundamental para minimizar riscos e garantir um tratamento bem-sucedido. Por isso, é crucial fazer a escolha certa!

Se você sonha em modelar seu corpo e deseja realizar uma cirurgia plástica de Lipoaspiração em São José dos Campos ou região, nosso time está pronto para guiá-lo rumo a uma silhueta espetacular e uma autoconfiança renovada.

Clique no link “Agende sua consulta” para tirar todas as suas dúvidas e obter orientações personalizadas sobre o procedimento.

Dr. Ronaldo Roesler Cirurgião Plástico em SJC
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search