Abdominoplastia e prótese de mama: posso fazer as duas de uma vez?
Mulheres passam por grandes perdas de peso e até mesmo por uma gestação, acabam muitas vezes ficando com a pele mais flácida e os seios mais caídos e com pouco volume. Com isso, a associação dos procedimentos de Abdominoplastia e Prótese de Mama vem crescendo.
A Abdominoplastia
A Abdominoplastia ou simplesmente de “cirurgia de abdômen”, como é mais conhecida, tem como objetivo retirar a pele abdominal. A pele flácida é retirada e o paciente adquire um novo contorno corporal, sendo possível retirar muitas vezes as estrias que estavam no local.
A cicatriz que vai ficar vai depender muito do volume de pele a ser retirada. Podendo ter o formato de âncora em casos mais severos e na altura do biquíni no casos mais leves, isso tudo é definido antes da cirurgia com o seu cirurgião.
Apesar de ser um procedimento que visa a retirada do excesso de pele do abdômen e não o emagrecimento, quando a cirurgia a uma diminuição significativa de peso.
A colocação de Prótese de Mama
Por ser uma cirurgia muito procurada no Brasil há várias opções como diferentes formatos, tamanhos e posição. Tudo deve ser discutido e acertado com o cirurgião para uma maior satisfação.
As próteses de mamas variam entre:
Formatos
Meia-lua, redonda, anatômica ou natural, em forma de gota.
Tamanhos
Os tamanhos podem variar de 125ml a 500ml, com variações de 25ml ou de 40ml entre uma e outra.
No entanto, vale lembrar que a prótese será “para toda a vida”, sendo assim, você precisa refletir sobre os seguintes fatores:
- Com o passar dos anos ainda irei gostar desse visual?
- O tamanho dos seios que escolhi é compatível com as minhas atividades profissionais?
- Planejo praticar esportes que seriam dificultados pelo tamanho das mamas?
- Ainda desejo ter filhos?
Pois a pele na gravidez tende a se expandir, por isso, quem ainda não teve filhos vale optar por uma prótese menor e substituí-las por próteses mais volumosas no futuro corrigindo assim possíveis flacidez.
Sua colocação
A escolha para a colocação deve ter feito juntamente com seu médico cirurgião. A altura da prótese vai depender do tipo de tórax de cada mulher que pode ser alto, baixo e moderado, e o que a paciente desejar.
A cicatriz pode ser sob o seios, ao redor da aréola e nas axilas e sua colocação acontecerá sob a musculatura peitoral ou sob a glândula mamária.
No entanto, há vários padrões clínicos que devem ser considerados na hora de decidir qual técnica usar.
A cicatriz fica com cerca de 4cm e pode se tornar imperceptível, vai depender do tipo de pele e da facilidade de cicatrização de cada um.
A associação das duas cirurgias
A associação das duas cirurgias podem ser realizadas sim. A paciente passa por uma após a outra sob anestesia geral.
Prós
Uma das principais vantagens da associação das duas cirurgias plásticas é que a paciente passa por apenas um pós-operatório, que pode ser incômodo em algumas vezes.
Outra vantagem é diminuição do tempo na ausência em sua rotina diária, já que muitas pessoas não conseguem ficar tanto tempo ausente do trabalho. E a associação das duas cirurgias vai ajudar nisso.
Contras
Por se tratar de duas cirurgias invasivas o seu pós-operatório será mais difícil e limitante. Será necessário a ajuda de alguém nesse período de recuperação.
Além de todo o preparo para o seu pós-operatório é muito importante que você busque por um cirurgião plástico especializado e de sua confiança integrante da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, e que te dê todo o apoio antes e depois das cirurgias.
Quer saber mais sobre as cirurgias? Entre em contato com o Dr. Ronaldo Roesler e agende agora mesmo sua consulta.