Explante de Silicone: Entenda a cirurgia de retirada de silicone
A colocação de prótese de silicone é a cirurgia mais realizada, aqui no Brasil é o segundo país que mais realiza esse tipo de cirurgia, só ficado atrás dos Estados Unidos. Contudo e em contra mão a essa tendência, encontramos pessoas que buscam por ficar mais naturais.
E para as pacientes que colocaram a prótese de silicone existe o procedimento cirúrgico de “explante de silicone mamário” que consiste na remoção da prótese de silicone, seja por questões de saúde, ou por questões estéticas.
O que é explante de Silicone?
O explante da prótese de silicone é a retirada do implante em pacientes com mamoplastia de aumento prévia.
Porque Retirar os Implantes?
A decisão por uma mulher optar pela retirada do implante pode ser diversos. Uma delas é a passagem do tempo, e acabam desejando mamas menos pesadas e mais naturais. Alterações no peso com alteração no tamanho da mama, também podem contribuir para a retirada do implante.
Porém, existem algumas doenças relacionadas ao implante de silicone como:
- Contratura capsular: trata-se de uma reação do organismo que cria uma cápsula mais espessa para isolar o material sintético identificado pelas células, formando uma membrana fibrosa e rígida ao redor do implante.
- Ruptura da prótese: nesse caso o explante é obrigatório e deve ser substituída por outra prótese. A ruptura pode ser tanto assintomática quanto sintomática (quando diagnostico é tardio). Quando sintomática pode ocorrer dor, surgimento de nódulos nos seios, mudança da consistência e a alteração no formato ou tamanho deles.
Como é realizada o explante?
O explante é realizado com anestesia local e sedação, anestesia condutiva ou anestesia geral. Pode ser utilizada a mesma cicatriz feita para a colocação da prótese de silicone. Porém, em algumas vezes é necessária uma nova cicatriz para facilitar o acesso da cirurgia.
O procedimento pode ser somente a remoção da prótese ou a remoção da prótese e a remoção da cápsula ou ainda o explante em bloco que é a remoção do implante ainda dentro da sua própria cápsula (cicatriz que o corpo forma ao seu redor), sem a abertura dela. Algumas vezes pode ser necessário o uso de dreno.
No caso do explante consiste na retirada do implante, caso não haja a substituição por outro, pode deixar algum grau de flacidez nas mamas.
Como minhas mamas ficarão após a cirurgia? Como obter um resultado mais satisfatório?
Como já mencionamos anteriormente após a cirurgia, pode ocorrer algum nível de flacidez nas mamas. Isto vai depender com relação ao tamanho do implante com o volume de tecido mamário e pele existentes, e o grau de ptose (caimento) das mamas.
Caso não haja intenção em colocar nova prótese, existem técnicas que podem ajudar a corrigir a flacidez e o excesso de pele como:
- Enxertia de Gordura ou (lipofilling) – procedimento que usa a sua própria gordura corporal, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas.
- Mastopexia: procedimento para levantamento da mama.
- Mamoplastia Redutora: procedimento para redução e levantamento da mama.
Todos estes procedimentos podem ser realizados no mesmo momento do explante de silicone.
O pós-operatório de um explante de silicone vai depender muito dos procedimentos que forem adotados pelo médio cirurgião. E todas as recomendações devem ser seguidas rigorosamente pelo paciente.
Quer saber mais sobre o explante de silicone? Entre em contato com o Dr. Ronaldo Roesler 12 3942-6298 / 12 3921-8450 ou agende já uma consulta!