Nariz caído: é possível subir a ponta?
Uma queixa comum dos pacientes que possuem o nariz romano ou adunco é a ponta do nariz caído. Já que esse formato de nariz traz um semblante cansado, envelhecido e triste aos pacientes.
Como o formato do nariz colabora de forma significativa para a harmonia facial. E já que o destaque desse órgão no rosto é tão importante e perceptível que pequenas mudanças podem destacar ou atrapalhar essa harmonia que pode acabar impactando inclusive na autoestima.
Visto que o nosso nariz é um ponto de grande destaque no rosto a insatisfação estética com a própria imagem pode trazer diversos traumas, mas que podem ser resolvidos através de procedimento cirúrgico: a Rinoplastia.
Com a rinoplastia é possível proporcionar mudanças incríveis para quem tem esse formato de nariz realçando assim a beleza do rosto com a harmonia dos traços e aumentando a autoestima.
Leia também: RINOPLASTIA: COMO OBTER UM RESULTADO NATURAL COM ESSE PROCEDIMENTO
Nariz Caído o que é?
Na maioria das vezes, a ponta do nariz é caída por falta de sustentação das cartilagens alares inferiores ou da conexão do septo com a columela.
Normalmente esse tipo de formato de nariz é evidenciado quando o paciente sorri e o músculo depressor da ponta do nariz acaba abaixando e dando ao nariz a aparência de um “bico de falcão”.
Porém em alguns casos, mesmo com os músculos relaxados o nariz é ligeiramente projetado para baixo. E fica mais evidente ao sorrir.
E dependendo do grau de angulação da queda da ponta, em alguns pacientes esta característica pode influenciar na função nasal, dificultando a entrada do ar.
Quais as causas de um nariz caído?
O nariz caído pode ter várias causas, porém existem três causas principais, sendo elas:
- Decorrentes de traumas: traumatismos, batidas e colisões que podem ocorrer tanto com adultos como com crianças e afetar sua forma e em alguns casos deixando o nariz caído.
- Constitucionais: a predisposição genética, pode simplesmente ser uma predisposição familiar com incidência hereditária e em alguns casos com marcadores étnicos.
- Idade: a passagem do tempo e a idade podem influenciar essa característica, uma vez que a estrutura cartilaginosa também sofre desgaste e alterações ao longo da vida, favorecendo assim a queda da ponta nasal.
Os traumas podemos evitar, e quando ocorrem são acidentes. Já as causas constitucionais e o avanço da idade são processos naturais da vida.
Se o nariz caído muda a harmonia do seu rosto e isso te preocupa, agende uma consulta com o Dr. Roesler para entender melhor essas causas e como tornar seu rosto novamente harmônico.
Como posso corrigir um nariz caído?
A correção do nariz caído é realizado através do procedimento cirúrgico de Rinoplastia que visa o fortalecimento da estrutura da ponta nasal por meio de enxertos e suturas, reajustando a angulação, preservando a naturalidade dos traços.
Na maioria dos casos, a ruptura da ligação existente entre o lábio e superior e a ponta nasal é necessária, melhorando também a aparência do sorriso gengival.
No entanto, é necessário avaliar cada caso, já que uma rinoplastia pode ir além da correção da ponta nasal, considerando também a outras necessidades da região nasal como a funcionalidade do nariz.
A cirurgia de Rinoplastia pode corrigir o nariz caído, como também uma série de imperfeições estéticas, como o dorso nasal, assimetrias, formatos mal definidos, alterando cartilagem e também o osso para tratar de forma bem completa a estrutura e moldar o novo nariz.
A cirurgia de Rinoplastia para correção do nariz caído também pode ser combinada com outros procedimentos visando rejuvenescimento e harmonia facial. Ela pode ser associada por exemplo com outras cirurgias plásticas, como Blefaroplastia , Lifting Facial e outras.
Nossa Clínica de Cirurgia Plástica fica em São José dos Campos, agende uma consulta para saber mais sobre como deixar sua face mais bonita e jovem ainda hoje!
Leia também: MITOS E VERDADES SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA RINOPLASTIA
Riscos e contraindicações da Rinoplastia
Como todo procedimento cirúrgico, a rinoplastia apresenta alguns riscos como sangramento, dificuldades respiratórias, resultados insatisfatórios e riscos de infecções. Esses riscos são minimizados quando o procedimento é feito por médicos qualificados e seguindo todas orientações médicas à risca.
Por fim se você está inseguro quanto à cirurgia plástica marque uma consulta para uma conversa franca com seu médico essa é a sua melhor opção para se decidir.
Para mais informações sobre esse ou outro procedimento realizadas por nossa clínica, entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!