Celulites e Estrias na Adolescência

 In Sua Saúde

A adolescência é uma fase que marca a passagem da infância e a idade adulta. Ela também se caracteriza por alterações tanto físicas, psicológicas e sociais.

Nessa fase o corpo passa por algumas mudanças, e aí começam a surgir as primeiras celulites e estrias.

Além das oscilações hormonais e as indesejáveis espinha as meninas acabam sofrendo com outros probleminhas que atormentam.

Celulites e estrias na adolescência

As estrias começam a aparecer no início da puberdade, por volta dos 10 e 12 anos diferente da celulite que surgem em torno dos 15 anos.

As estrias aparecem quando as adolescentes tem o crescimento mais acelerado, quando aumentam o peso na região dos quadris e das mamas. Já nos meninos isso acontece na região das costas.

Isso por que as estrias estão mais relacionadas aos adolescentes e ao estiramento da pele por causa do crescimento rápido ou pelo ganho de peso, e esse processo pode durar até os 24 anos. Com isso até as jovens magras podem sofrer com as estrias.

Já os terríveis furinhos surgem nas áreas onde ocorre o aumento de gordura corporal, tudo influenciada pelos hormônios femininos.

O sedentarismo, flacidez corporal e má alimentação influenciam o quadro.

Por isso que com alguns cuidados é possível prevenir o aparecimento. E uma forma é a pratica regular de exercícios físicos, que vai diminuir a flacidez, controlar o peso e promover o emagrecimento.

As atividades aeróbicas como andar de bicicleta, patins, natação e danças são ótimas nessa fase.

Invista em uma alimentação equilibrada e rica em:

  • Verduras, legumes e pouca gordura
  • Frutas diuréticas que diminuam a retenção hídrica como a melão, melancia, abacaxi e pera
  • Frutas antioxidantes que vão contribuir na renovação celular como lima da pérsia, maçã e frutas vermelhas (morango, amora e framboesa)
  • Fibras como as farinhas integrais e arroz integral
  • Shitake é um anti-inflamatório natural

Agora você deve ficar longe:

  • Refrigerantes, sucos prontos ricos em açúcares
  • Alimentos industrializados
  • Fast foods
  • Gorduras, embutidos, defumados pois são ricos em sódio que retém líquidos
  • Frituras

Além disso é importante passe hidratantes ou óleos corporais diariamente nas mamas e nos quadris. Após o banho é o mais recomendado.

Manter o peso também é importante para se evitar tanto as estrias como a celulites. Cada se perceba que a adolescente está engordando acima do normal, procure um endocrinologista.

Evite usar roupas apertadas que prendam a circulação das pernas. E fique de olho ao uso de anticoncepcional, já que eles aumentam a retenção hídrica.

Celulites

As celulites são alterações nas células da camada de gordura, deixando a camada subcutânea irregular.

Como já falamos anteriormente ela pode ser causada por falta de exercício físico, má alimentação, má circulação, retenção de líquido, uso de hormônios como o de anticoncepcionais.

Tratamentos para celulites

 

  • Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um ótimo tratamento usada para reduzir o inchaço e a retenção de líquidos e esse tratamento pode ser realizados tanto no corpo como no rosto.

A drenagem estimula o sistema linfático a eliminar as toxinas do organismo, o que contribui para uma melhor regeneração da pele. É um tratamento eficaz para reduzir medidas e combater a celulite.

  • Ultrassom

O ultrassom é um tratamento que emite uma frequência que contribui para dissolver as moléculas de gordura e estimular o metabolismo celular.

Auxilia na cicatrização, por isso também pode ser realizado durante o pós-operatório de cirurgias plásticas.

Estrias

As estrias surgem quando as fibras de colágeno e elásticas da pele se rompem. Formando “riscos” que aparecem quando a pele é muito esticada em pouco tempo. E podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres.

Elas aparecem principalmente na fase de crescimento, gravidez e quando há oscilações de peso.

E as áreas mais comuns são as que dobramos e onde existe muita gordura com a barriga, braços, joelhos, bumbum e seios.

Vale lembrar que existem duas formas de estria e cada uma exige um tratamento diferente. Veja:

Estrias brancas: são mais amadurecidas, sem tonalidade. Já que estão no corpo há mais tempo são mais difíceis de tratar.

Estrias vermelhas: são novas e sua cor indica que ainda existe sangue no local o que torna o tratamento mais fácil e eficaz.

 

Tratamentos possíveis para estrias

 

  • Peelings

Os peelings são tratamentos que regeneram e renovam a pele o que é ideal para tratar estrias.

Existem muitos tipos de peeling, e os mais conhecidos e mais utilizados são o peeling de cristal e o peeling de diamante.

A escolha da técnica dependerá muito do problema a ser tratado e do tipo de pele. Já que ambos realizam uma microdermoabrasão, removendo a camada mais superficial da pele.

Já os peelings mais fortes podem ser usados para tratar estrias enquanto elas estão vermelhas.

  • Carboxiterapia

A técnica de carboxiterapia apesar de ser mais conhecida como tratamento corporal ela pode ser realizada tanto no corpo quanto no rosto.

O tratamento é realizado através de aplicações de gás carbônico sob a pele, nas áreas afetadas, quebrando as células de gordura e estimulando a regeneração do tecido.

A carboxiterapia é uma técnica muito conhecida por oferecer bons resultados no tratamento de estrias, gordura localizada e celulites.

É importante ressaltar que as celulites e as estrias não aparecem somente em quem está acima do peso. Os fatores genéticos podem estar ligadas ao surgimento das celulites e estrias, por isso que até pessoas magras estão sujeitas a tê-las.

Quer conhecer outros tratamentos de estética? Entre em contato com Dr. Ronaldo Roesler e agende uma consulta agora mesmo.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search