Rugas ao redor dos olhos: descubra como acabar com elas!

 In Sua Saúde

Nosso corpo como um todo envelhece, porém a região dos olhos costuma ser a primeira a apresentar sinais do envelhecimento.

As rugas ao redor dos olhos ou os famosos pés de galinha são as rugas da região periocular, e se desenvolvem a partir da atividade muscular ligada aos movimentos da face, e estão associadas ao processo de envelhecimento e flacidez cutânea.

Apesar de ser um processo natural do corpo existem vários tratamentos indicados para combater as rugas.

E já é possível até acabar com rugas ao redor dos olhos com algumas técnicas.

A região dos olhos apresentam sinais do envelhecimento em decorrência de algumas características dessa região, como a pele dessa região ser muito fina e ter poucas glândulas sebáceas, o que faz com que ela seja naturalmente mais ressecada.

Além disso, as expressões faciais que fazemos, provoca repetidas contrações musculares que repuxam a pele e formam os vincos e com o passar do tempo se tronam mais visíveis.

Rugas ao redor dos olhos e os fatores que aceleram o seu surgimento   

O envelhecimento são fatores inevitáveis na vida de todo ser vivo, e com ela há também uma queda na produção de colágeno, alterações hormonais e danos no material genético da célula o que faz com que ocorra a formação das rugas.

No entanto, existem aspectos que aceleram esse processo e até intensificam o surgimento dos sinais.

Podemos citar esses fatores como a exposição desprotegida ao sol, o tabagismo, o consumo exagerado de álcool e uma dieta não equilibrada.

Como acabar com as rugas ao redor dos olhos

Apesar do surgimento de alguns desses sinais do envelhecimento na região dos olhos, é importante saber que existem alguns tratamentos estéticos capazes de eliminar ou suavizar essas marcas, proporcionando um olhar e uma aparência jovem.

1 – Toxina botulínica

A toxina botulínica, ou o famoso Botox como é mais conhecida, é um dos principais tratamentos para eliminar as rugas ao redor dos olhos.

É muito indicado para tratar as chamadas rugas dinâmicas, que aparecem quando fazemos uma expressão facial.

Os pés de galinha são justamente um caso que a toxina botulínica visa paralisar o músculo responsável pela sua formação. Esse tratamento é realizado no próprio consultório, com anestésico tópico para proporcionar maior conforto do paciente.

Os efeitos podem ser visto cerca de 48 a 72 horas depois da aplicação, atingindo seu ápice em duas semanas.

Para manter os resultados, é necessário repetir a aplicação depois de 4 a 6 meses, pois o efeito é temporário.

2 – Laser fracionado de CO2

O laser fracionado de CO2 é um feixe de luz dividido em várias colunas, lembrando um chuveiro.

Em contato com a pele, esses raios aquecem as moléculas de água da região, promovendo a estimulação da produção de colágeno pelos fibroblastos.

Isso acontece em função de microlesões (microqueimaduras) causadas pelas colunas de luz, que se alternam com pontos intactos da pele.

As áreas que são atingidas pelo laser, essas microlesões dão início ao processo de cicatrização, regenerando assim as células danificadas.

Com o aumento da produção do colágeno, a região da pele tratada fica mais firme e menos sujeita aos vincos. Esse tratamento ajuda a eliminar as rugas ao redor dos olhos, principalmente os sulcos mais finos.

Esse tratamento a laser pode ser aplicado tanto em peles claras e morenas. É um procedimento bem tolerado pela maioria dos pacientes, mas caso necessário é possível aplicar um anestésico tópico para evitar desconfortos.

3 – Peeling

O tratamento com peeling promove a descamação da pele danificada por meio da aplicação de uma substância ácida, com o objetivo de estimular a regeneração do tecido.

Com esse procedimento é possível suavizar rugas finas e linhas de expressão ao redor dos olhos.

Para ter melhor resultados com as rugas recomenda-se fazer o peeling médio ou o profundo, já que o peeling superficial é mais indicado para renovar peles maltratadas deixando-as mais brilhosa e com viço.

Contudo alguns cuidados devem ser tomados com esse tratamento já que com a descamação dos peelings mais profundos é bastante intensa e envolve a formação de crostas escuras, é necessário se afastar de suas atividades por algum tempo como por exemplo de 5 a 7 dias para o peeling médio e 7 a 10 dias para o peeling profundo.

Quanto mais profundo é o peeling, mais ele tratar sinais do envelhecimento como manchas, melasmas, cicatrizes e rugas.

4 – Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento com objetivo principalmente de combater à flacidez.

Com o aumento da firmeza da pele, ela também fica menos sujeita às rugas e adquire uma aparência mais lisa e jovem.

Esse procedimento é realizado por um aparelho que emite ondas eletromagnéticas e produzem calor na pele por meio da agitação das moléculas de água.

O calor é transmitido para as camadas mais profundas do tecido, estimulando assim a contração das fibras de colágeno.

Com a aplicação de uma temperatura de 41 graus na epiderme, a derme chega a temperaturas de até 2 graus superiores, o que faz com que aumente a atividade das células que produzem o colágeno (fibroblastos).

Dessa forma a pele fica mais firme, com efeito de lifting, em cerca de dois dias. Porém, os principais resultados aparecem mais ou menos dois meses depois. Já que é necessário esse tempo para que o colágeno seja produzido e amadureça.

Com uma maior quantidade de colágeno a pele fica mais tonificada e menos sujeita à formação das rugas ao redor dos olhos.

Quer saber mais como deixar seu olhar mais jovem?  Agende agora mesmo uma avaliação com o Dr. Ronaldo Roesler e sinta mais linda por mais tempo.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

15 + sixteen =

Start typing and press Enter to search