Como recuperar a boa forma depois da gravidez
A gravidez é um momento especial para a mãe, para o bebê e para todas as pessoas próximas. São momentos que provocam muitas mudanças tanto físicas quanto emocionais e influenciam e alteram o dia a dia da futura mamãe.
Porém existem momentos maravilhosos da gestação que ficam gravados na mente para sempre. Apesar de tantas mudanças sofridas, nada supera a alegria de dar à luz.
Todas a mudanças ocorridas pelo corpo são devido à enxurrada de hormônios e sentimentos que a mamãe sofre nesse período. E olha que não são poucos!
Como recuperar a boa forma depois da gravidez
Durante a gravidez, o corpo sofre diferentes transformações como o aumento das mamas, dos quadris e da barriga, o rosto, as pernas e os pés incham e cabelos e pele ficam mais oleosos.
Todas essas mudanças provocam também problemas estéticos como ganho de peso, estrias, varizes, manchas na pele, celulite, entre outras alterações.
Porém, é normal essas alterações e é possível se prevenir ou até amenizar essas alterações, como recuperar a boa forma depois da gravidez e de forma mais rápida.
Assim como em outras fases da vida alguns cuidados devem ser tomados e devem ser associados a uma boa alimentação + exercícios físicos.
Alimentação
Uma das dicas mais importantes em como recuperar a boa forma depois da gravidez é não ganhar muito peso. Para isso, é importante investir em alimentos como arroz, feijão, vegetais, frutas, castanhas, sementes. Seu prato deve ter muita variedade e muitas cores. E dê preferência aos orgânicos, naturais e integrais.
Nesse período nada de fazer dietas restritivas, pois o seu corpo precisa de muita energia para se recuperar da gestação, do parto e manter a produção de leite adequada (se você estiver amamentando).
Não esqueça de manter uma boa hidratação, já que ela também é fundamental em todas as fases da vida.
Exercícios Físicos
As atividades físicas devem continuar mesmo com a gravidez, já que elas são recomendadas para evitar excesso de peso e manter em dia as funções endócrinas, cardiovasculares e posturais.
Mas vale lembrar que antes de retornar as atividades no puerpério, é necessária a liberação médica.
Agora se você não tem o hábitos de se exercitar mais deseja começar as atividades mais indicadas são as caminhadas, natação e hidroginástica.
Claro, que tudo deve ser feito com acompanhamento profissional e respeitando as características individuais e o tempo de cada gestação.
Estética
Uma forma de amenizar os problemas estéticos durante a gravidez são os procedimentos como a drenagem linfática para reduzir o inchaço causado pela retenção de líquido, aplicação de cremes hidratantes na região da barriga e das nádegas. O peeling também é bem-vindo já que ajuda a diminuir as manchas e a oleosidade da pele.
No caso de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas podem ser realizadas após três meses do fim da amamentação ou seis meses depois do parto, caso não esteja amamentando. Esse é o tempo necessário para o organismo se recuperar e desinchar.
Um ponto muito importante e que deve ser levado em conta antes de se optar por fazer um cirurgia plástica pós-parto é se vai haver uma outra gravidez.
Os procedimentos mais procurados pelas mamães no pós-parto são:
Respeite seus limites
Respeitar seus limites e tirar um momento para si, como relaxar e se dedicar à sua saúde é muito importante para um pós-parto com equilíbrio.
Não entre na loucura de sacrificar uma alimentação equilibrada e excessos de exercícios, para voltar ao corpo logo.
Com paciência e naturalmente o seu corpo vai voltando a ser o que você reconhece de antes da gestação. O importante é curtir o momento com o bebê, e se preocupe em ter uma qualidade de vida melhor dentro do que é possível no momento.
Neste post falei um pouquinho de como recuperar a boa forma depois da gravidez. Mas se você deseja saber como retornar a boa forma após parto, agende uma consulta para analisarmos individualmente e decidirmos qual o melhor tratamento para o seu caso. Clique Aqui e agende uma consulta agora mesmo!