Cuidados com a Saúde: 6 Dicas essenciais para mantê-la em dia

 In Sua Saúde

Para quem quer ter mais qualidade de vida precisa tomar os devidos cuidados com a saúde, é isso que ajudará você a viver melhor.

Existem alguns cuidados e hábitos essenciais que nos ajudam a cuidar melhor do corpo como boa alimentação, prática de exercícios e uma boa hidratação.

Você também precisar evitar hábitos nocivos como ingerir álcool em excesso e fumar, além de dormir bem, tudo isso ajuda com sua saúde e para quem deseja ter mais qualidade de vida.

E para te ajudar separei 6 dicas para você ter mais cuidados com a saúde e com isso melhorar sua qualidade de vida.

 

6 Cuidados com a Saúde

 

1 – Boa alimentação

                                                    

De nada adianta cuidar de outros aspectos da sua vida, para ter saúde, se você não cuidar da sua alimentação. É essencial dar mais atenção ao que você anda colocando no seu prato todos os dias.

Busque sempre regular o que come e mantenha uma alimentação mais equilibrada e rica em alimentos como legumes, verduras e frutas todos os dias, quanto mais colorido uma refeição melhor!

Grãos e cereais integrais de qualidade não podem faltar na sua alimentação. Evite também comer gorduras e controlar o quanto come de açúcar, sal e principalmente os refinados e embutidos.

Tenha uma boa alimentação na sua rotina, evite pular refeições durante o dia. Principalmente o café da manhã que é muito importante.

Quando você se alimenta da forma e horários corretos você evita ficar ingerindo calorias extras.

 

2 – Pratica de exercícios

 

Para quem quer ter cuidados com a saúde e mantê-la em dia, uma coisa não pode faltar em sua rotina: exercício físico.

Procure praticar algum tipo de atividade física de três a cinco vezes por semana, isso vai ajudar também a evitar o estresse, vai proporcionar um maior controle do seu peso e reduzir o risco de desenvolver outras doenças.

Mesmo aqueles que tem algumas restrições, podem procurar o seu médico e ver qual o tipo de exercício mais indicado para fazer. Seja um Pilates, caminhada ou outra atividade qualquer, o importante é não ficar parado!

 

3 – Beba água

 

Beber água é muito importante para manter o corpo hidratado e em bom funcionamento. A maioria das pessoas não bebe nem o mínimo recomendado por dia.

E se tem dificuldades em beber muita água, comece tendo sempre um copo com água a sua disposição, e beba um pouco de tempo em tempo.

Mas se mesmo assim você se sentir enjoado com o gosto da água, experimente fazer a água saborizada com frutas frescas inteiras ou cortadas. Você também pode diversificar com a água de coco verde (fruta), sucos naturais sem açúcar, mas sempre lembrando que a água pura deve ser sempre a sua bebida principal para se hidratar.

Evite bebidas como refrigerantes seja light ou diet ou de qualquer tipo. Evite também bebidas com açúcares e conservantes, muitas podem fazer mal ao seu organismo.

Beber água é um ótimo habito e você precisa se acostumar com ele, procure sempre andar com uma garrafa de água para estar pronto para beber quando sentir cede.

 

 4 – Durma bem

 

Par quem quer ter os devidos cuidados com a saúde é essencial cuidar do sono, dormir bem ajuda a manter o sistema imunológico em dia. A quantidade de horas que deve se dormir pode variar de pessoa para pessoa, mas procure manter entre 7 e 9 horas de sono por dia.

Existem alguns itens que ajudam a ter um sono mais revigorante como um bom colchão e travesseiro confortável, nenhuma luminosidade se possível e uma temperatura agradável.

Evite também ficar assistindo TV ou ficar ao celular logo que vai para a cama dormir, e evite bebidas estimulantes como o café.

 

5 – Prevenção é tudo de bom!

 

Qualidade de vida envolve muitas coisas, e uma delas é prevenção.

Para tomar os devidos cuidados com a saúde a melhor forma é prevenir, se posso deixar de comer algo para evitar algum problema, então porque eu como?

Olhar para frente e pensar no futuro ajudará e evitar muitos problemas como gastos com a saúde.

Se eu posso praticar exercícios, me alimentar bem, evitar alimentos nocivos e hábitos ruins, porque não fazer agora para não ter problemas ali na frente.

Muitas pessoas sabem disso, mas poucas praticam. Muitos dos problemas de saúde não aparecem do dia para a noite, eles são resultados de anos e anos de maus hábitos. Mas lembre-se, nunca é tarde para mudar!

 

6 – Elimine hábitos nocivos

 

Para muitas pessoas é difícil eliminar hábitos ruins como consumir bebida alcoólica, fumar, comer alimentos de baixa qualidade ou gordurosos, mas saiba que isso é um esforço necessário se você quer ter qualidade de vida por muito tempo.

O excesso de maus hábitos faz muito mal a sua saúde e você pode não estar percebendo agora.

Por isso é importante abrir mão agora para desfrutar mais lá na frente, comece a analisar seus hábitos e veja quais precisam ser melhorados, e não espere resolver isso do dia para a noite, pode levar um tempo, mas que seja feito.

Se necessário procure por uma ajuda especializada para te ajudar com essa mudança. Uma nutricionista pode ser um bom começo.

 

Cuidados com a saúde

 

Espero que tenha gostado das dicas, hoje em dia quem quer ter qualidade de vida precisa se cuidar, por isso trouxe essas informações para lhe ajudar no dia a dia e você começar a entender o que precisa ser melhorado.

São mudanças simples e você pode aos poucos começar a mudar seus hábitos.

Além disso é muito importante também cuidar do corpo e da sua autoestima, e a cirurgia plástica pode ser uma aliada para estimular você a querer melhorar ainda mais.

Caso você queira saber como melhorar sua autoestima através da cirurgia plástica e assim se manter mais jovem por mais tempo, agende uma consulta, para juntos buscarmos por sua melhor versão.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search