Depressão pós-cirurgia plástica

 In Sua Saúde

O sonho de fazer uma cirurgia plástica, nem sempre termina em celebração. Para algumas pessoas o tão sonhado corpo perfeito na verdade se torna um pesadelo após um quadro intenso de depressão.

Apesar de ser um assunto pouco falado, ele é real, e muitas pessoas vivem a mesma situação da DEPRESSÃO PÓS-CIRURGIA PLÁSTICA.

Depressão pós-cirurgia plástica

Sempre que um paciente submete-se a uma cirurgia ela tem uma imagem inconsciente de como quer ficar no pós-operatório.

No entanto, nos esquecemos que o pós-operatório é um processo orgânico que passa por edemas (inchaço), manchas roxas (equimoses), cortes (incisões), assimetrias temporárias.

Lembramos que nosso corpo não é simétrico, e com edemas pós-operatório o corpo se torna menos assimétrico ainda.

E quando um paciente se depara com esta situação acaba entrando em choque, que parece ser desencadeado por fenômenos físicos, psíquicos e biológico, fazendo com que reduza a quantidade de serotonina e então ocorre a melancolia ou em casos mais graves a depressão.

Como lidar com a depressão pós-operatório

Apesar de ser uma situação temporária, mesmo assim, nos vem à cabeça que saímos perdendo.

Mesmo ciente que o pós-operatório proporciona edema, manchas roxas, etc. Porém, temos que levar em conta que somos únicos e o que ocorre com outra pessoa pode não ocorrer com você.

Por isso é importante ter paciência e dar tempo ao tempo para que seu organismo se recupere.

Outra coisa que temos que saber é a diferença do que se espera do resultado da cirurgia e o resultado alcançado com a cirurgia.

Por mais que o médico cirurgião se esforce em explicar, “vamos alcançar tal resultado”, “não vai ficar da maneira que você quer”, ou “vai ficar melhor!”

Alguns ainda fazem uma imagem ou não enxergam a imagem alcançada (isso é dismorfia).

Esses pacientes veem outra imagem que não a sua e entram em MELANCOLIA ou DEPRESSÃO.

Sabe-se que existe uma predisposição genética que está também associado para esses pacientes, fatores como abusos sofridos, perdas, mortes de entes queridos, rejeição, drogas.

Felizmente não são todos os pacientes que fazem cirurgia plástica que demonstram este tipo de problema.

Tratamento contra a depressão pós-operatório

Há situações que fogem do controle tanto do paciente como do cirurgião, e nesses casos o ideal é procurar ajuda especializada psiquiatra que pode ajudar bastante com terapia e até medicação se for o caso.

Está pensando em fazer uma cirurgia plástica e ficar ainda mais bonita!? Então entre em contato com cirurgião plástico Dr. Ronaldo Roesler e agende uma consulta agora mesmo!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search