Drenagem linfática pós-cirúrgica: por que fazer após lipoaspiração?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que melhora a circulação sanguínea, ajudando a evitar a retenção de líquido pelo corpo e auxilia no alivio das dores e reduzir os hematomas pós-cirúrgicos.
Com o procedimento de lipoaspiração que exige tratamentos para que os resultados sejam mais satisfatórios, a drenagem linfática pós-cirurgia é um dos mais indicados.
Por estimular a circulação e trazer muitos benefícios ela é indicada em diferentes situações.
Drenagem linfática pós-cirúrgica de lipoaspiração
A drenagem linfática é focada no sistema linfático e tem como objetivo estimular e acelerar o movimento da linfa até os gânglios linfáticos.
A seguir vou esclarecer alguns pontos importantes relacionados à drenagem linfática e o benefícios que ela traz para quem passou pela lipoaspiração recentemente.
1# Por que é importante fazer drenagem depois da lipoaspiração?
Normalmente as cirurgias, fazem com que o corpo do paciente retenha muito líquido e apresente quadros de inchaço local.
A drenagem nesses casos, age como um catalisador para diminuir a retenção de líquido, além de estimular outras reações positivas no organismo todo.
2# Quais os benefícios da drenagem linfática pós-cirúrgica?
A drenagem linfática é uma excelente aliada durante o período pós-cirúrgico. Pois além dela melhorar a circulação sanguínea, ela ajuda a evitar a retenção de líquido na região, e alivia a dor e reduz os hematomas pós-cirúrgicos.
Com a drenagem vai estimular a hidratação e a nutrição dos tecidos e acelerar o processo de cicatrização e a captação de oxigênio no pós-operatório.
Com isso vai reduzir os inchaços na região e possibilitando uma melhora nas condições do tecido, além de estimular a capacidade de reabsorção dos hematomas após a lipoaspiração.
Outro benefício é a diminuição do processo inflamatório causado pelas cirurgias.
A drenagem também favorece na redução da fibrose, um tipo de cicatrização interna dos tecidos em que a textura e a maciez ficam diferentes da pele.
3# Quais áreas do corpo são indicadas para serem drenadas?
Existem dois tipos de drenagem pós-cirúrgica que podem ser feita uma de forma manual e outra feita por meio da utilização de aparelhos eletrônicos em todo corpo, com o objetivo de estimular a circulação linfática em geral.
A drenagem feita de forma manual é mais importante, já que é melhor direcionada na área operada, permitindo que seja feita com mais delicadeza e suavidade.
4# Quanto tempo depois da cirurgia posso fazer a drenagem?
É bom lembrar que cada caso é um caso, e a melhor pessoas que dirá quando você está liberada para fazer a drenagem é seu médico cirurgião, já que há procedimentos que necessitam de repouso.
Na maioria dos casos a drenagem linfática é realizada poucos dias após a lipoaspiração (entre 4 a 5 dias depois), ou assim que a paciente conseguir suportar a manipulação no local, o procedimento já pode ser realizado.
A quantidade de sessões vão varia conforme cada paciente e seu metabolismo. No entanto, são indicadas de 10 a 15 sessões, concluindo o tratamento assim que haja uma recuperação de hematomas e edemas.
5# Qualquer profissional pode realizar a drenagem?
É muito importante que seja um profissional um massoterapeuta, um esteticista, um fisioterapeuta capacitado e que tenha experiência com o pós-operatório para evitar complicações futuras.
O ideal é que seja um profissional indicado pelo seu médico cirurgião, que geralmente já conhece o profissional.
A drenagem linfática pós-cirúrgica é uma excelente aliada no resultado da cirurgia, contudo, é muito importante que seja realizada por quem entende e pelo período adequado.
Mantenha seu cirurgião informado do andamento das sessões e peça sugestões de como melhorar o resultado da lipoaspiração.
Você ainda ficou com alguma dúvida? Se quiser saber mais sobre a Lipoaspiração entre em contato com a Clínica Dr. Roesler e agende uma consulta.