Envelhecimento da pele: 3 fases para conhecer e cuidados para manter sua pele bonita por mais tempo

 In Dicas

Com o passar dos anos a nossa pele sofre com alterações em sua estrutura. O envelhecimento é um processo inevitável, no entanto, é possível amenizar os efeitos da passagem do tempo e manter a pele bonita e hidratada.

O envelhecimento da pele ocorre nas fases de amadurecimento cutâneo, por isso é importante que você aprenda quais são e como se deve cuidar de cada uma delas.

Como ocorre o envelhecimento da pele

O envelhecimento do organismo se relaciona com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas.

Esse envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e a redução da rede vascular e glandular. E a hidratação celular também fica prejudicada.

Dependendo da genética e do estilo de vida de cada pessoa, as funções normais fisiológicas da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade.

Através da pele podemos ver os efeitos da passagem do tempo, e sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida.

A raios ultravioleta, o consumo de álcool em excesso, o tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a pele envelhecer antes do tempo.

3 fases do envelhecimento da pele                                

O envelhecimento está associado a diversos processos da pele e pode ser dividido em 3 fases:

1 – Linhas de expressão e perda de luminosidade

A produção de colágeno é responsável pela firmeza e sustentação da pele, e nessa fase o colágeno diminui e passa a ser insuficiente. Com a flacidez, aparecem as primeiras linhas finas e rugas de expressão. E podem surgir, irregularidades no tom e no relevo da pele.

2 – Rugas profundas e início da perda de firmeza

Nesse período, as fibras de preenchimento da pele se renovam de forma inadequada, o colágeno e a elastina se desgastam mais intensamente e as rugas se tornam profundas.

3 – Perda de densidade e do contorno facial

O metabolismo das células na pele madura é reduzido e a produção de colágeno cai ainda mais. Com isso, é possível perceber a relaxamento cutâneo, a perda de densidade, alteração de contorno e o ressecamento da pele.

As principais causas do envelhecimento

O envelhecimento da pele é aquele se dá através da ação de diferentes fatores como a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol até a ação hormonal que se altera com o passar dos anos. Confira a seguir as principais causas:

  • Ação dos músculos faciais: movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos.
  • Declínio hormonal: ao longo dos anos há diminuição no nível dos hormônios com o envelhecimento, ocorre um aceleramento na deterioração da pele. O declínio prejudica a renovação celular da pele, resultando em afinamento das camadas epidérmicas e dérmicas.
  • Renovação celular: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Como as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
  • Níveis elevados de açúcar no sangue: a glicose é um combustível celular vital, isso é fato. No entanto, a exposição crônica à glicose pode afetar a elasticidade da pele e promove o aparecimento de rugas.
  • Oxidação: é desencadeada, principalmente devido ao estresse e a poluição que gera os radicais livres e faz com que a regeneração da célula seja cada vez mais lenta.

Cuidados para peles maduras

É importante manter uma rotina de tratamento adequados ao seu tipo de pele. A hidratação é muito importante para manter a saúde da pele e o uso de produtos anti-idade com antioxidantes, anti-inflamatórios, esfoliantes, minerais, cremes percursores de colágeno (como a vitamina C), firmadores ou tensores, vão te ajudar a manter a pele mais bonita por mais tempo.

Já pensou em deixar sua pele mais linda e jovem por mais tempo? Entre em contato e agende uma consulta, estou esperando por você.

 

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search