Explante de Silicone: Entenda a cirurgia de retirada de silicone

 In Dúvidas sobre Cirurgias

A colocação de prótese de silicone é a cirurgia mais realizada, aqui no Brasil é o segundo país que mais realiza esse tipo de cirurgia, só ficado atrás dos Estados Unidos. Contudo e em contra mão a essa tendência, encontramos pessoas que buscam por ficar mais naturais.

E para as pacientes que colocaram a prótese de silicone existe o procedimento cirúrgico de “explante de silicone mamário” que consiste na remoção da prótese de silicone, seja por questões de saúde, ou por questões estéticas.

 

O que é explante de Silicone?

 

O explante da prótese de silicone é a retirada do implante em pacientes com mamoplastia de aumento prévia.

 

Porque Retirar os Implantes?

 

A decisão por uma mulher optar pela retirada do implante pode ser diversos. Uma delas é a passagem do tempo, e acabam desejando mamas menos pesadas e mais naturais. Alterações no peso com alteração no tamanho da mama, também podem contribuir para a retirada do implante.

Porém, existem algumas doenças relacionadas ao implante de silicone como:

  • Contratura capsular: trata-se de uma reação do organismo que cria uma cápsula mais espessa para isolar o material sintético identificado pelas células, formando uma membrana fibrosa e rígida ao redor do implante.
  • Ruptura da prótese: nesse caso o explante é obrigatório e deve ser substituída por outra prótese. A ruptura pode ser tanto assintomática quanto sintomática (quando diagnostico é tardio). Quando sintomática pode ocorrer dor, surgimento de nódulos nos seios, mudança da consistência e a alteração no formato ou tamanho deles.

Como é realizada o explante?

 

O explante é realizado com anestesia local e sedação, anestesia condutiva ou anestesia geral. Pode ser utilizada a mesma cicatriz feita para a colocação da prótese de silicone. Porém, em algumas vezes é necessária uma nova cicatriz para facilitar o acesso da cirurgia.

O procedimento pode ser somente a remoção da prótese ou a remoção da prótese e a remoção da cápsula ou ainda o explante em bloco que é a remoção do implante ainda dentro da sua própria cápsula (cicatriz que o corpo forma ao seu redor), sem a abertura dela. Algumas vezes pode ser necessário o uso de dreno.

No caso do explante consiste na retirada do implante, caso não haja a substituição por outro, pode deixar algum grau de flacidez nas mamas.

Como minhas mamas ficarão após a cirurgia? Como obter um resultado mais satisfatório?

Como já mencionamos anteriormente após a cirurgia, pode ocorrer algum nível de flacidez nas mamas. Isto vai depender com relação ao tamanho do implante com o volume de tecido mamário e pele existentes, e o grau de ptose (caimento) das mamas.

Caso não haja intenção em colocar nova prótese, existem técnicas que podem ajudar a corrigir a flacidez e o excesso de pele como:

 

  • Enxertia de Gordura ou (lipofilling) – procedimento que usa a sua própria gordura corporal, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas.
  • Mastopexia: procedimento para levantamento da mama.
  • Mamoplastia Redutora: procedimento para redução e levantamento da mama.

Todos estes procedimentos podem ser realizados no mesmo momento do explante de silicone.

O pós-operatório de um explante de silicone vai depender muito dos procedimentos que forem adotados pelo médio cirurgião. E todas as recomendações devem ser seguidas rigorosamente pelo paciente.

Quer saber mais sobre o explante de silicone? Entre em contato com o Dr. Ronaldo Roesler 12 3942-6298 / 12 3921-8450 ou agende já uma consulta!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search