Lipoaspiração: A cirurgia que melhora o contorno do corpo

 In Dicas

A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo remover a gordura localizada ou regionais de determinadas partes e, melhorando o contorno do corpo.

Lipoaspiração

É uma cirurgia realizada com auxílio de cânulas de aspiração que são introduzidas no corpo através de pequenas incisões.

As principais regiões em que essa técnica pode ser utilizada são: submento (“papada”), braços, região torácica, abdome, cintura, costas, quadril, glúteos, coxas, região interna do joelho e pernas.

A lipoaspiração também pode melhorar o contorno corporal em áreas em que o acúmulo de gordura se encontra em desarmonia com o resto do corpo.

É um procedimento indicado para pacientes adultos, que tenham gordura localizada, pele firme, com bom tônus muscular e elasticidade.

No entanto, ao realizar um procedimento de lipoaspiração deve se observar vários critérios, como:

  • A primeira consideração é a escolha do profissional, pois assim como todas as demais cirurgias plásticas devem ser realizadas por um cirurgião plástico qualificado e de boa formação que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Vale ressaltar: a lipoaspiração não é um tratamento para obesidade ou um substituto para uma dieta saudável e equilibrada e a pratica de exercícios físicos regulares. Da mesma forma, também não é um tratamento para celulites, estrias ou pele flácida que são característicos nas regiões das coxas, quadris e glúteos.
  • A lipoaspiração é um procedimento que deve ser realizada em ambiente hospitalar e com a presença de um anestesista.
  • Pessoas que possuem problemas cardíacos ou é diabético precisam obter uma autorização para se submeter ao procedimento.
  • Não há uma idade específica para que a cirurgia de lipoaspiração seja realizada. No entanto, não é recomendado para públicos mais jovens, já que resultados satisfatórios podem ser facilmente alcançados com a pratica de exercícios e de uma reeducação alimentar. Caso o paciente insista na ideia, é importante que, no caso de meninas, a lipoaspiração seja realizada somente após três anos a primeira menstruação, já no caso dos meninos, é necessário a autorização do cirurgião plástico.
  • O pré-operatório é fundamental para o sucesso da cirurgia, pois a adequação a um peso estável e dentro dos limites de normalidade do IMC (Índice de Massa Corpórea) seria ideal. Em alguns casos, é orientado um acompanhamento nutricional prévio à cirurgia para que se obtenha resultados mais duradouros.
  • O tempo que vai durar os resultados não há como prever, por se tratar de algo muito particular e que vai depender dos hábitos de vida do paciente, tanto antes quanto depois da realizada a cirurgia.
  • A gordura retirada no procedimento pode ser utilizada para a realização de enxertos de gordura em áreas do corpo que estejam deficientes desse tecido. Os locais mais indicados para a realização da lipoenxertia devem ser conversados com o seu cirurgião plástico.
  • É muito importante associar a lipoaspiração com a drenagem linfática, que além de favorecer em uma rápida recuperação, alivia os edemas e dores e evita a formação de fibroses locais.

A recuperação de uma cirurgia de lipoaspiração dura cerca de sete a dez dias. Após uma semana você já estará realizando a maioria de suas tarefas sozinhas. Entretanto, é recomendado sempre um repouso moderado de duas a três semanas para evitar aumento do edema (inchaços).

Em cerca de um mês, o corpo já começa a apresentar os resultados da lipoaspiração, entretanto o resultado definitivo somente será visto em quatro a seis meses, que é quando toda retenção de líquidos já foi eliminada e a pele se acomodou.

Para saber mais sobre lipoaspiração, agende uma avaliação com nossa equipe.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search