Mamoplastia – como evitar estrias no pós-operatório

 In Cuidando do Corpo, Dúvidas sobre Cirurgias

A mamoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados pelos cirurgiões plásticos. Ela tem como objetivo alterar e/ou corrigir o formato das mamas, deixando o corpo mais harmonioso. No entanto é um procedimento que abrange tanto o aumento, a redução, a reparação ou mesmo a reconstrução das mamas.

Como símbolo da feminilidade e sensualidade os seios volumosos e empinados, com um colo bem marcado e sensual contribui para manter a autoestima de muitas mulheres elevada e de bem com sua própria imagem.

Porém, o surgimento de estrias podem acontecer depois da colocação da prótese de silicone.  E como reduzir as chances de que isto aconteça é o assunto deste post, então continue lendo até o final e conheça todas as dicas.

 

Mamoplastia de aumento e as estrias

 

A mamoplastia de aumento pode ocasionar o surgimento de estrias, isso porque ao colocar a prótese de silicone nas mamas ela provoca uma distensão (estiramento) de todos os tecidos, inclusive na pele das mamas. E quando a pele é distendida, ela pode sofrer rompimentos das fibras de colágeno e elastina das camadas mais profundas da pele e originando assim as estrias.

E quanto mais a pele estica, maior a possibilidade de surgir as estrias. Então próteses muito grandes para o corpo tem maior probabilidade de desenvolvimento de estrias no pós-operatório.

Leia também: Mamoplastia: os que devo saber antes de fazer a cirurgia?

Porém, as estrias podem surgir após a colocação de qualquer tamanho de prótese, isso porque a tolerância da distensão da pele é uma característica de cada indivíduo e não é previsível dizer se a paciente terá ou não estrias nas mamas após colocar prótese.

No entanto, o cirurgião pode avaliar o biótipo e indicar a colocação da prótese mais adequada às mamas da paciente, com objetivo de diminuir o aparecimento das estrias, apesar do risco nunca ser eliminado totalmente.

Mamoplastia de aumento e os cuidados para evitar as estrias

 

Porém alguns cuidados devem ser tomados para evitar que as estrias apareçam. E entre eles podemos destacar:

 

·        Escolha da prótese adequada para seu biótipo

 

Quanto mais a pele se estica, maiores são as chances desse rompimento e o aparecimento de estrias. Sabendo disso, uma forma de evitá-las é colocar uma prótese de tamanho adequado ao seu biótipo e ficar longe das próteses de silicone exageradas.

A tendência de colocar próteses enormes, que marcavam muito o colo da mulher não é mais o objetivos das mulheres. Hoje, as pacientes evitam os implantes exagerados que dão uma aparência artificial, preferindo assim um aspecto mais natural.

Portanto, na consulta com seu médico cirurgião, explique quais são suas expectativas e desejos e confie nele para escolher a prótese no tamanho ideal para o seu corpo. Dessa forma, você terá um volume proporcional ao seu biótipo e o risco de desenvolver estrias será bem menor.

 

·         Previna as estrias com hidratação

 

A hidratação de toda a pele pode ajudar a prevenir que estrias surjam depois que colocar silicone nos seios. Porém, o hábito de hidratar a pele deve começar antes mesmo da realização do procedimento para diminuir a chance do surgimento das estrias e, deve permanecer depois da cirurgia.

Uma boa forma de promover a hidratação da pele é investindo em cremes e óleos corporais que vão repor as propriedades da pele perdidas pelo estiramento intenso e o colágeno é uma delas. Por isso, busque por substâncias que estimulem essa produção.

No mercado já existem produtos direcionados para o tratamento de estrias, porém, você não precisa esperar que elas surjam para começar a preveni-las. Aplique regularmente os cremes e, de preferência após o banho, e massageie o corpo até a absorção completa do produto na pele.

Os melhores cremes ou óleos são aqueles que tenham em sua composição óleo de amêndoas, semente de uva, lanolina ou glicerina, ureia e vitamina E, que promovem mais hidratação, firmeza e elasticidade à pele.

Para preparar a pele, pelo menos 30 dias antes da cirurgia é recomendado que você hidrate seu corpo, no mínimo duas vezes ao dia, e durante algum tempo no pós-operatório e, até o inchaço ir embora.

Porém peça orientação para o seu médico para escolher o creme ideal para você. E capriche na hidratação do seu corpo!

 

·         Tenha hábitos de vida saudáveis

 

Invista em uma alimentação saudável e equilibrada, melhorando assim seu estilo de vida. Esse hábito vai ajudar você a ter uma pele mais bonita e firme. Antes de pensar em fazer uma cirurgia plástica aposte em uma rotina de atividade física, não abuse do sol, pois eles agem diretamente em todo nosso organismo.

Também é importante evitar bebidas alcoólicas e, principalmente, o cigarro que contêm toxinas que prejudicam a pele e agravando possíveis problemas.

Porém vale lembrar que algumas pessoas estão mais sujeitas ao surgimento de estrias do que outras. Isso porque não há como controlar totalmente esses fatores e prever o comprometimento ou não das fibras. Mas caso elas surjam, hoje já existem tratamentos que podem amenizar seus efeitos.

Podemos concluir então que colocar o silicone pode dar estrias, mas alguns cuidados especiais podem evitá-las. Quer saber mais sobre a mamoplastia em São José dos Campos e as estrias, então marque uma consulta!

Dr. Ronaldo Roesler Cirurgião Plástico em SJC
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search