Nariz caído: é possível subir a ponta?

 In Dúvidas sobre Cirurgias

Uma queixa comum dos pacientes que possuem o nariz romano ou adunco é a ponta do nariz caído. Já que esse formato de nariz traz um semblante cansado, envelhecido e triste aos pacientes.

Como o formato do nariz colabora de forma significativa para a harmonia facial. E já que o destaque desse órgão no rosto é tão importante e perceptível que pequenas mudanças podem destacar ou atrapalhar essa harmonia que pode acabar impactando inclusive na autoestima.

Visto que o nosso nariz é um ponto de grande destaque no rosto a insatisfação estética com a própria imagem pode trazer diversos traumas, mas que podem ser resolvidos através de procedimento cirúrgico: a Rinoplastia.

Com a rinoplastia é possível proporcionar mudanças incríveis para quem tem esse formato de nariz realçando assim a beleza do rosto com a harmonia dos traços e aumentando a autoestima.

 

Leia também: RINOPLASTIA: COMO OBTER UM RESULTADO NATURAL COM ESSE PROCEDIMENTO

 

Nariz Caído o que é?

 

Na maioria das vezes, a ponta do nariz é caída por falta de sustentação das cartilagens alares inferiores ou da conexão do septo com a columela.

Normalmente esse tipo de formato de nariz é evidenciado quando o paciente sorri e o músculo depressor da ponta do nariz acaba abaixando e dando ao nariz a aparência de um “bico de falcão”.

Porém em alguns casos, mesmo com os músculos relaxados o nariz é ligeiramente projetado para baixo. E fica mais evidente ao sorrir.

E dependendo do grau de angulação da queda da ponta, em alguns pacientes esta característica pode influenciar na função nasal, dificultando a entrada do ar.

 

Quais as causas de um nariz caído?

 

O nariz caído pode ter várias causas, porém existem três causas principais, sendo elas:

  • Decorrentes de traumas: traumatismos, batidas e colisões que podem ocorrer tanto com adultos como com crianças e afetar sua forma e em alguns casos deixando o nariz caído.
  • Constitucionais: a predisposição genética, pode simplesmente ser uma predisposição familiar com incidência hereditária e em alguns casos com marcadores étnicos.
  • Idade: a passagem do tempo e a idade podem influenciar essa característica, uma vez que a estrutura cartilaginosa também sofre desgaste e alterações ao longo da vida, favorecendo assim a queda da ponta nasal.

 

Os traumas podemos evitar, e quando ocorrem são acidentes. Já as causas constitucionais e o avanço da idade são processos naturais da vida.

Se o nariz caído muda a harmonia do seu rosto e isso te preocupa, agende uma consulta com o Dr. Roesler para entender melhor essas causas e como tornar seu rosto novamente harmônico.

 

Como posso corrigir um nariz caído?

 

A correção do nariz caído é realizado através do procedimento cirúrgico de Rinoplastia que visa o fortalecimento da estrutura da ponta nasal por meio de enxertos e suturas, reajustando a angulação, preservando a naturalidade dos traços.

Na maioria dos casos, a ruptura da ligação existente entre o lábio e superior e a ponta nasal é necessária, melhorando também a aparência do sorriso gengival.

No entanto, é necessário avaliar cada caso, já que uma rinoplastia pode ir além da correção da ponta nasal, considerando também a outras necessidades da região nasal como a funcionalidade do nariz.

A cirurgia de Rinoplastia pode corrigir o nariz caído, como também uma série de imperfeições estéticas, como o dorso nasal, assimetrias, formatos mal definidos, alterando cartilagem e também o osso para tratar de forma bem completa a estrutura e moldar o novo nariz.

A cirurgia de Rinoplastia para correção do nariz caído também pode ser combinada com outros procedimentos visando rejuvenescimento e harmonia facial. Ela pode ser associada por exemplo com outras cirurgias plásticas, como Blefaroplastia , Lifting Facial e outras.

Nossa Clínica de Cirurgia Plástica fica em São José dos Campos, agende uma consulta para saber mais sobre como deixar sua face mais bonita e jovem ainda hoje!

Leia também: MITOS E VERDADES SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA RINOPLASTIA

 

Riscos e contraindicações da Rinoplastia

 

Como todo procedimento cirúrgico, a rinoplastia apresenta alguns riscos como sangramento, dificuldades respiratórias, resultados insatisfatórios e riscos de infecções. Esses riscos são minimizados quando o procedimento é feito por médicos qualificados e seguindo todas orientações médicas à risca.
Por fim se você está inseguro quanto à cirurgia plástica marque uma consulta para uma conversa franca com seu médico essa é a sua melhor opção para se decidir.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento realizadas por nossa clínica, entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search