Pós-operatório: Os problemas causados por hábitos não saudáveis

 In Sua Saúde

O sucesso de um procedimento cirúrgico requer um pós-operatório cuidadoso. Já que nesse momento o paciente necessita de cuidados especiais até sua total reabilitação.

A busca por uma cirurgia plástica [São José dos Campos] geralmente é para mudar algo na aparência que causa insatisfação. Pode ser por condição genética ou algo que aparece em algum momento da vida.

Porém existem algumas alterações no corpo que são decorrentes pela ação do tempo, uma gestação ou até mesmo a pratica de hábitos não saudáveis por muito tempo.

Esse é um assunto que irei abordar hoje neste artigo.

Fatores como uma dieta alimentar ruim, falta de exercícios físicos regulares, excesso de exposição ao sol, consumo constante de bebidas alcoólicas, dormir poucas horas por noite e estresse constante geram desequilíbrios no organismo e reflete tanto no do lado de dentro como o de fora.

E em alguns casos, para o sucesso do procedimento, é necessário que o paciente concorde em mudar o estilo de vida depois dela.

Por isso, a realização de uma cirurgia ou procedimento para melhorar sua aparência requer comprometimento em manter os hábitos saudáveis, afim de manter os resultados obtidos.

Hábitos não saudáveis X pós-operatório – uma influência negativa nos resultados

A alimentação é um ponto que deve ser cuidada desde o pré-operatório com o intuito de potencializar os efeitos do tratamento.

Uma alimentação equilibrada e saudável vai preparar o corpo para uma boa recuperação no pós-operatório. A cicatrização pode ser mais rápida com o consumo de proteínas.

A pessoa que está dentro do peso adequado pode evitar infecções e trombose nos membros inferiores.

É recomendado iniciar os cuidados alimentares uns 3 meses antes do procedimento cirúrgico.

Uma alimentação balanceada e saudável, atividades físicas regulares devem ser seguidas mesmo no pós-operatório, após o período de recuperação e cicatrização e tudo orientado pelo seu médico.

A falta da atividade física regular pode causar o aumento de peso e consequentemente a perda dos resultados obtidos com a cirurgia plástica. Além de prevenir doenças, ela ajuda na memória e no bem estar como um todo.

O cuidado com a pele é essencial após a cirurgia, principalmente com o uso do protetor solar e hidratação adequada conforme seu tipo de pele e prescrição médica.

O consumo do cigarro diminui a microcirculação sanguínea e prejudica a cicatrização, além de estar relacionada a complicações respiratórias e a e maiores chances de tromboses. Por isso deve ser cessada antes da cirurgia e no período pós-operatório.

Para o sucesso de uma cirurgia plástica no pós-operatório é importante respeitar o repouso, evitar esforços, de acordo com a orientação médica e de cada procedimento.

É importante ressaltar que cada procedimento requer seus cuidados específicos e o não respeito dessas orientações podem levar a complicações e até a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

O sucesso de uma cirurgia plástica depende tanto do médico como do paciente.

O cirurgião plástico [São José dos Campos] com o empenho no diagnóstico, planejamento e execução, porém a durabilidade dos resultados vai depender do paciente em se comprometer em adotar hábitos saudáveis para manter o que foi conquistado.

Quer saber como conquistar uma silhueta mais harmoniosa ou como melhorar sua estima? Agende uma consulta agora mesmo, e vou ter o maior prazer em te ajudar.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search