Prótese de Mama tem validade?

 In Dicas

No topo das listas de desejos de muitas mulheres está a cirurgia para colocar prótese de mama, no entanto, para decidir em fazer esse procedimento é importante estar ciente de todas as recomendações do pré e do pós-operatório.

Além disso, é de extrema importância que a paciente converse com seu médio cirurgião para tirar todas suas dúvidas.

E uma dúvida frequente que podemos destacar aqui é se a prótese de mama tem validade.

Prótese de Mama tem validade

Em relação a validade das próteses elas não possuem um prazo específico, porém em alguns casos elas devem ser trocadas.

Já que as próteses não duram para sempre, é necessário realizar a troca para evitar que elas se rompam e cause algum dano à saúde.

E para evitar que isso ocorra a troca deve ocorrer após 10 ou até 20 anos de uso.

Se o seu desejo é realizar a cirurgia de prótese de mama, é muito importante que você entenda porque ela deve ser trocada, e qual o momento certo para realizar a troca.

A troca da prótese de mama

Se você está certa de sua decisão é deseja realizar a cirurgia de colocação de prótese de mama, dependendo da prótese, ela possui um prazo de validade e terá que ser trocada um dia.

Essa troca acontece porque o material da prótese não dura para sempre. Mas vale ressaltar, que nem todas as próteses devem ser trocadas.

E isso deve ocorrer, já que seu rompimento podem proporcionar graves riscos à sua saúde.

Outra casos que fazem com que seja necessário a troca das próteses são porque elas estão mal posicionadas, entre outras circunstâncias que podem fazer mal à saúde emocional e a autoestima seja comprometidas.

Um situação em que a prótese tenha que ser trocada é quando a paciente engorda ou emagrece muito fazendo com que a prótese fique mal localizada.

Já nos casos em que a prótese se rompe ocorre microvazamentos de silicone que podem gerar inflamações no tecido. Quando a infecção não é tratada rapidamente poderá se espalhar por toda a região.

Por isso é muito importante que você faça acompanhamentos com seu médico e siga à risca suas recomendações.

Prótese de mama

Na maioria dos casos as próteses de mama que devem ser trocadas são as próteses que apresentem algum tipo de defeito de fabricação. Mesmo aquelas que possuem muito tempo de fabricação, como as de 20 anos, é importante ficar atenta as elas.

Vale lembrar que não são todos os casos que a prótese de mama tem validade. O mal posicionamento, como citamos anteriormente é um deles, no entanto, em casos em a prótese de grande tamanho que são colocadas em pacientes que possuem pele fina e não possuem sustentação também deve ser trocados.

Acidentes e processos naturais de fabricação

Os rompimentos da próteses geralmente acontecem em caso de acidentes com por exemplo os acidentes automobilísticos, decorrentes nos esportes entre outros.

O tempo de fabricação, o modelo e o material que é utilizado na fabricação da prótese também influenciam e muito no tempo de troca que ela possui.

As próteses fabricadas com gel coesivo, possuem uma boa durabilidade, no entanto é muito importante que se faça uma revisão a cada 10 anos para saber se está tudo bem.

Essa revisão é feita através de exames como a ressonância magnética para saber como está a prótese e exame de sangue para verificar se existe alguma possível infecção.

Toda prótese de mama devem ser trocadas quando apresentarem danos à saúde física ou emocional, por isso que se você sentir qualquer tipo de desconforto, você deverá procurar por um médico o mais rápido possível.

O exames de ultrassom e a mamografia, além de importantes podem ser recomendados pelo seu médico como exames de rotina.

Fique atenta aos sintomas

Flacidez, coceiras, inflamação e latejamento nas mamas são sintomas que podem indicar que algo está errado, por isso, ao sentir qualquer um desses sintomas você deve procurar seu médico imediatamente.

Por isso, é importante que você procure um médico especialista de sua confiança para que sua cirurgia seja segura e com ótimos resultados.

Quer saber mais sobre a prótese de mama, acesse o nosso site e saiba mais.

Aproveite para agendar uma consulta com o Dr. Ronaldo Roesler e tire todas as suas dúvidas.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

1 × 3 =

Start typing and press Enter to search