Ressecamento da pele no inverno: Aprenda como cuidar!

 In Dicas

Estamos chegando em uma época do ano em que nossa pele tende a ficar mais ressecada. Além do ressecamento da pele no inverno a pele fica áspera e irritada.

Perde a oleosidade aparecem as rugas, os lábios e os pés racham e as reações alérgicas como a dermatite atópica e a dermatite seborreica.

Enquanto as temperaturas nessa época despencam, a hidratação da pele parece cair também.

Ressecamento de pele no inverno

Durante o inverno à uma diminuição na transpiração corporal já que a umidade do ar diminui e as temperaturas ficam mais frias. Essas condições fazem com que a pele perca o viço e fique muito ressecada.

Nesta época também faz com que as áreas que ficam mais expostas tendem a ser mais afetadas. Por esse motivo é importante aumentar os cuidados com o pescoço, o rosto, o colo, os braços, os lábios, as mãos e os pés, que podem chegar a descamar.

Para ajudar a combater todos esses problemas na época do inverno, separei algumas dicas:

#Evite banho muito quente – O hábito de tomar banhos muito quentes faz com que remova completamente a oleosidade da pele, o que resseca a pele, ocasionando coceira, caspa e a dermatite seborreica.

#Abuse dos cremes hidratantes – Até mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação específica no inverno. Agora se você gosta hidratar a pele com óleos, saiba que eles não substituem a hidratação, principalmente se a pele for seca. Dê preferência a hidratantes que dos óleos tenham outros ativos com maior poder de hidratação em sua composição.  Quanto mais a pele hidratada, mais forte ela fica e forma uma barreira de proteção para evitar doenças.

#Não esqueça dos pés – Nessa época os pés costumam ficar mais ressecados e podem abrir fissuras e rachaduras, por isso prefira usar cremes específicos para essa região.

#Hidrate as pálpebras – As pálpebras costumam ficar ressecadas nessa época o que faz com que acentue mais as rugas ou as linhas de expressão. Aplique um bom hidratante antes aplicar o filtro solar ou a maquiagem.

#Beba bastante água – Como a hidratação não é só através dos cremes, a hidratação de dentro para fora também é importante, por isso é necessário a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. A ingestão de frutas ricas em água, como laranja, o melão, a manga e a melancia, também é uma ótima opção.

Por último, se mesmo depois de todos os cuidados a pele ainda estiver esbranquiçada e sensível você deve procurar um médico especializado.

Ele vai indicar o tratamento correto com concentrações maiores de hidratantes na sua formula.

Quer saber mais como deixar sua pele mais bonita e jovem, entre em contato e marque uma avaliação

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Leave a Comment

twenty − 13 =

Start typing and press Enter to search