Imunidade: Veja como melhorar seu sistema imunológico e ainda ganhar com isso

 In Sua Saúde

Imunidade são os mecanismos que nosso organismo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

A imunidade é garantida graças ao nosso sistema imunológico ou imune, o qual é formado por moléculas, células, tecidos e órgãos que atuam de maneira conjunta para garantir nossa proteção.

E alterações no nosso sistema imunológico podem fazer com que nosso organismo se torne mais suscetíveis a doenças.

Uma dúvida muito recorrente nas pessoas é como aumentar a imunidade? E para esclarecer essa questão, preparei esse artigo que vai te ajudar a entender muita coisa.

Então continue lendo

Imunidade

 

A imunidade é essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos. Ela também protege, evitando o surgimento de doenças.

A imunidade pode impedir que uma doença progrida e atua na identificação ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes. Além de auxiliar na prevenção do câncer.

Mas vale esclarecer que imunidade não quer dizer que ninguém ficará imune, no real sentido, a qualquer doença. Para ajudar nisso é que temos as vacinas.

Porém com algumas medidas é possível reforçar o seu sistema imunológico e obter mais resistência a doenças.

Leia também: Viver Bem: 5 Dicas para você assumir as rédeas da sua saúde 

 

Imunidade e a alimentação

 

Como já falamos acima, é possível reforçar o seu sistema imunológico. Um ponto é através de uma alimentação saudável rica em vitaminas, frutas e verduras vai contribuir para esse aumento.

Principalmente alimentos ricos em cobre, magnésio e zinco são importantes para a imunidade e você consegue encontrar, por exemplo, em ovos, frutos do mar, castanhas, nozes, amêndoas, fígado, banana e espinafre. Além disso temos os:

 

  • CÍTRICOS – Laranja, limão, acerola, amora e similares, possuem muita vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a diminuir o dano celular, sendo benéfico para o sistema imunológico.
  • VEGETAIS VERDE-ESCUROS – couve, espinafre, rúcula e agrião são fontes de fitoquímicos que combatem os radicais livres, promotores da oxidação das células.

São ricos em ácido fólico, um dos nutrientes que compõem os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

  • DIVERSOS – Temperos como alho e cebola contêm enzimas que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos.

O abacaxi é rico em bromelina, substância anti-inflamatória que diminui a congestão das vias nasais.

Imunidades e os hábitos saudáveis

Além de uma alimentação saudável, para manter o organismo saudável, é importante a prática de atividades físicas regulares.

Se você deseja um resultado eficaz, é necessário no mínimo 30 minutos diários dessas atividades. Além disso, ao praticar atividades regulares você vai estar evitando o estresse, ela também pode ser um grande aliado para se ter um sistema imunológico forte.

Entre eles podemos incluir alguns hábitos saudáveis que vão contribuir pra que você tenha uma imunidade boa, aqui podemos citar:

  • Evitar o tabagismo
  • Evitar bebidas alcoólicas
  • Hidratação constante com água, sucos e chás (todos de preferência sem açúcar)
  • Evitar açúcares em excessos
  • Evitar alimentos processados e embutidos
  • Evitar sal em excessos
  • Evitar o estresse
  • Dormir bem (de 7 a 8 horas por noite)

Apesar de nem sempre conseguimos seguir todas as recomendações, por temos uma vida agitada. É importante colocar uma meta por semana para incluir em sua rotina uma das recomendações.

Comece bebendo mais água durante o dia, você vai ver como isso vai mudar sua vida. Acrescente mais frutas em sua dieta, depois legumes, tudo de forma sucessiva e gradativa.

Tire um tempo para fazer caminhadas ao ar livre, ou até mesmo andar de bicicleta, você vai ver como isso vai te trazer uma sensação de prazer.

O importante é fazer de tudo o que for possível para manter a saúde em dia!

Se você pensa em fazer uma cirurgia plástica ou qualquer outro procedimento cirúrgico, essas dicas serão válidas, já que aumentando sua imunidade ela contribuirá é muito na recuperação e cicatrização.

Pensando em aumentar sua autoestima e ficar mais linda? Agende uma avaliação que vou adorar te ajudar.

Clínica Ronaldo Roesler
Dr. Ronaldo Roesler é um cirurgião plástico brasileiro formado e especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, atua desde 1994. Cirurgião plástico reconhecido, atua em sua clínica em São José dos Campos e atende pacientes de todo o Brasil.
Recent Posts

Start typing and press Enter to search